quarta-feira, 13 de junho de 2012

4 anos e meio de TV Digital: para 47% da população em 9% dos municípios assistir a 50% de conteúdo

Este levantamento foi idealizado por Gregori Pavan
e contou com a colaboração de Ricardo Souza.

“É devagar...
É devagar...
É devagar, é devagar, devagarinho...”

A música que ficou conhecida nos anos 90 na voz de Martinho da Vila nada tem a ver com a TV Digital, mas pode muito bem servir para simbolizar como tem caminhado a implantação desta tecnologia no Brasil.

Neste mês de junho completa quatro anos e meio desde que ocorreu a primeira transmissão de televisão em alta definição (HD) no país. Entretanto, a TV Digital começou a se implantada em 2003, ou seja, nove anos atrás. Muita coisa aconteceu, as tecnologias evoluíram, a economia cresceu... mas em relação à TV Digital aparece que o tempo passou em velocidade bem inferior ou até que o tempo parou.

Os brasileiros estão ganhando mais, estão comprando mais, nunca se anunciou tanto e nunca as emissoras de televisão veicularam tanta propaganda e ganharam tanto com publicidade. Publicidade – reflexo da audiência – é o que mantém as emissoras, permitindo investimentos em qualidade de produção e também de transmissão.

Aliás, as agências de publicidade e anunciantes são os primeiros a não acreditarem no formato de alta definição. Você pode assistir a um canal por 24 horas ininterruptas e não ver exibido um anúncio sequer em alta definição (HD), apesar dos incontáveis intervalos comerciais.

A partir deste ano, todos os televisores produzidos – independente do modelo/tecnologia – estão aptos a receber e reproduzir o padrão brasileiro de TV Digital. Contudo, isso não quer dizer que é em qualquer região que o consumidor/telespectador tem acesso a esse sinal, pelo contrário.

Outro ponto que está esquecido na implantação da TV Digital são os recursos de interatividade. Só há poucos dias o Governo determinou que até o final do ano que vem 75% dos televisores saia de fábrica compatível com a interatividade, gradativamente todos terão que ter esse recurso. O que na prática não muda em nada, uma vez que as emissoras de TV não veem atratividade na interatividade.

Em quatro anos o sinal analógico deverá ser desligado no Brasil e só será possível assistir televisão através da recepção de um sinal digital. Nos EUA, onde as transmissões em HD começaram em 1998, o sinal analógico já não é mais transmitido desde 2009. Em boa parte dos países do continente europeu acontece o mesmo. Reino Unido e Itália concluirão a implantação e o desligamento do sinal de qualidade inferior ainda este ano.

Será que no Brasil as emissoras de TV estão trabalhando seriamente para a consolidação e implantação de um sistema de melhor qualidade para o telespectador?

A seguir um estudo sobre a produção e transmissão de conteúdo em alta definição e a cobertura do sinal digital.


Considerando a programação de dez emissoras de São Paulo, da zero hora de domingo, dia 03, até à meia noite de sábado, dia 10, foi possível gerar esse ranking, que considera as horas transmitidas em alta definição (HD).

Uma das mais novas emissoras e a quinta em audiência, a Rede TV! é a líder em transmissão de conteúdo em alta definição. Ela transmitiu 100% das 168 horas – sendo 159 horas 50 minutos de produções próprias e 8 horas e 10 minutos de terceiros.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: A Tarde é Sua, Amaury Jr. Show, Bola na Rede, Cine Total, Companhia de Viagem, Dr. Hollywood Brasil, É Notícia, Estação Teen, Good News, Hebe, Leitura Dinâmica, Manhã Maior, Mega Senha, Nestlé com Você, O Encantador de Cães, O Último Passageiro, Olhar Digital, Programa Amaury Jr., Rede TV Esporte, Rede TV News, Ritmo Brasil, Saturday Night Live, Sexo a 3, SuperPop, Tema Quente, TV Fama e Vinho à Mesa.

A emissora transmite todas as suas chamadas e vinhetas em alta definição.

A programação da Rede TV! no canal digital é, em vários momentos, diferente da transmissão analógica, nele a programação é reapresentada diversas vezes.


Em segundo lugar aparece a MTV Brasil com a transmissão de 152 horas e 15 minutos – 41h15m próprias e 111h de terceiros - em HD na semana analisada, ou o equivalente a 90,63%. Uma média de 21 horas e 45 minutos por dia.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: Acesso MTV, Batalha de Clipes, Beavis E Butthead, Big Áudio, Comédia Ao Vivo, Fudêncio, Furo MTV, Goo, Infortúnio, It MTV, LUV MTV, MTV 1, MTV Ao Vivo, MTV Hits, MTV Movie Awards 2012, MTV Sem Vergonha, MTV Sports, Na Brasa, PC na TV, Perua MTV, Provão MTV, Rocka Rolla, Sangue B, Show MTV, Top 10 MTV e Trolalá.

Este ano a emissora passou a transmitir todas as suas chamadas e vinhetas em alta definição.


A Rede Record, segunda maior emissora do país em audiência e faturamento, aparece na terceira colocação deste ranking com a transmissão de 96 horas e 53 minutos de produções próprias e 17 horas e 55 minutos de terceiros, chegando a um total de 114 horas e 48 minutos ou 68,33% do tempo. Uma média de 16h24m por dia.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: 50 por 1, A Fazenda, Assuntos Confidenciais, Balanço Geral, Bíblia em Foco, Câmera Record, Cidade Alerta, Cine Aventura, C.S.I. Investigação Criminal, C.S.I. Miami, Domingo Espetacular, Dr. House, Esporte Fantástico, Fala Brasil, Hoje em Dia, Jornal da Record, Máscaras, O Melhor do Brasil, Programa do Gugu, Rebelde, Record Notícias, Repórter Record, Roberto Justus +, São Paulo no Ar, Super Tela, Todo Mundo Odeia o Chris, Tudo a Ver e Tudo é Possível.

A emissora exibe vinhetas e chamadas em alta definição.


A Band ficou com a quarta posição transmitindo 107 horas e 44 minutos, dessas 90h próprias e 17h44m de produção de terceiros. O que corresponde a 64,13% do período ou média de 15h23m por dia.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: A Liga, Agora é Tarde, Auto+, Band Eleições, Band Esporte Clube, Boletim UEFA, Brasil Urgente, Canal Livre, Claquete, CQC, Dia Dia, Eurocopa, Família Soprano, Fórmula Indy, Fórmula Truck, Futebol 2012, Gol - O Grande Momento, Jogo Aberto, Jornal da Band, Jornal da Noite, Momento da Sorte, Muito+, Os Donos da Bola, Pânico na Band, Perdidos na Tribo, Polícia 24H, Pré-Jogo, Primeiro Jornal, Quem Fica em Pé?, Show Business, Terceiro Tempo e VídeoNews.

A emissora transmite suas chamadas e vinhetas em alta definição.


O quinto lugar é ocupado pela TV Gazeta (SP), que na semana verificada transmitiu 91 horas e 30 minutos de conteúdo próprio em alta definição. O correspondente a 54,56% ou média de 13h04m por dia.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: A Máquina, Delícias do Chef, Edição Extra, Feiras & Negócios, Gazeta Esportiva, Gazeta Imóveis, Gazeta Motors, Gazeta News, Gazeta Shopping, Hoje Tem, Jornal da Gazeta, Jornal da Gazeta Edição das 10, Mesa Redonda, Mulheres, Os Impedidos, Programa Seguro, Revista da Cidade, Super Esporte, Todo Seu, TV Culinária e Você Bonita.

A emissora exibe suas chamadas e vinhetas em alta definição.


A maior emissora do país em audiência e faturamento, a Rede Globo só aparece em sexto lugar com 37,28%. Na semana verificada, de um total de 168 horas, a Globo transmitiu apenas 62 horas e 38 minutos, sendo 35h31m de produção própria e outras 27h07m de terceiros. Média de 08h56m por dia.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: A Grande Família, Amor Eterno Amor, As Brasileiras, Auto Esporte, Avenida Brasil, Bem Estar, Boletim TUF, Casseta & Planeta Vai Fundo, Cheias de Charme, Domingão do Faustão, Fórmula 1, Futebol 2012, Glee, Globo Mar, Hawaii Five-0, Louco por Elas, Malhação, Profissão Repórter, Sessão da Tarde, Sessão de Gala, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Supercine, Tapas & Beijos, Tela Quente, Temperatura Máxima, The Ultimate Fighter - TUF, Turma da Mônica, Victorious e Vôlei 2012.

Raramente a emissora transmite chamadas e vinhetas em alta definição.


A sétima posição ficou com a Rede Vida transmitindo 58 horas e 55 minutos de produções próprias. Uma média de 08h25m por dia ou 35,07% do tempo.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: Anatomia do Poder, Caminhos do Esporte, Escolhas da Vida, Especial Vera Lúcia, Frente a Frente, Futebol e Criança, Hora de Brincar, JCTV, Jornal da Vida, Missa do Santuário Vida, Motivação e Sucesso, O Pão Nosso, O Terço, Páginas Difíceis da Bíblia, Palavra do Arcebispo, Palavra do Bispo, Palavra do Cardeal, Prazer em Conhecê-lo, Quem ama, Educa!, Relaxe e Viva Feliz, Rosário da Vida, Tribuna Independente e Vida Melhor.

A emissora exibe algumas vinhetas em alta definição.


A emissora de Silvio Santos – o SBT – aparece apenas em oitavo lugar no ranking com a transmissão de 51 horas e 36 minutos em HD. Só 30,71% das 168 horas, média de 07h22m por dia. Dessas, eram próprias 32h31m e produções de terceiros corresponderam a 19h05m.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: A Praça é Nossa, Agentes Secretos – Undercovers, Alvo Humano, Aventura Selvagem, Cante se Puder, Carrossel, Carrossel Animado, Chuck, Cine Belas Artes, Cine Família, Domingo Legal, Esquadrão da Moda, Feriadão SBT, Fringe, Gossip Girl, Lances da Vida, Programa Raul Gil, Rubicon, Supernatural, Tela de Sucessos, Tenha Estilo, The Mentalist e V Visitantes.

A emissora não exibe chamadas, apenas raras vinhetas em alta definição.


O nono lugar é da TV Cultura (SP) com a exibição de 37 horas e 40 minutos de produções próprias e 1h de produções de terceiros. A emissora exibiu 23,02% do período em HD, transmitindo em média 5h31m por dia.

Os programas exibidos pela emissora em HD são: Cartão Verde, Cartãozinho Verde, Clássicos, Cocoricó, Cultura Livre, Deu Paula na TV, Educação Financeira, Inglês com Música, Jornal da Cultura, Legião Estrangeira, Manos e Minas, Metrópolis, Móbile, O Milagre de Santa Luzia, Pé na Rua, Pronto Atendimento, Reis da Rua, Roda Viva, Sr. Brasil, TV Folha e Viola Minha Viola.

A emissora transmite suas vinhetas e algumas chamadas em alta definição.


O último lugar continua com a Record News que não transmite absolutamente nada em HD, nem as reprises de telejornais da Record que são em alta definição.
Há alguns dias do início das Olimpíadas de Londres, o canal de notícias que servirá de suporte às transmissões da Rede Record ainda não está operando em alta definição.



Observações: Os intervalos comerciais dentro do horário de exibição de um programa HD também foram considerados como HD. Não foi o objetivo classificar tipos de produção, seja ao vivo, gravado, inédito, reapresentação, entre outros. Alguns programas, principalmente os telejornais, apresentam em alguns momentos imagens que não são em alta definição.

Ao calcular a média, observamos que a transmissão de conteúdo em alta definição na TV brasileira – considerando essas 10 principais emissoras – corresponde a apenas 50,36%.


Entre as cinco principais emissoras, só a Band registrou queda na quantidade de horas transmitidas em HD em relação a dezembro de 2011.
Apesar de ter aumentado a quantidade de programas transmitidos em alta definição, a TV Gazeta apresentou uma queda de 23,38%. Isso aconteceu porque a emissora reduziu as reprises e o espaço passou a ser ocupado por televendas e programas religiosos.

O crescimento de 13,44% da Globo se deve a ampliação da programação em HD no horário nobre.
Já a Record passou, este ano, a transmitir boa parte da programação aos sábados e domingos em alta definição, registrando um crescimento de 6,40%.


Ao compararmos a programação atual com há de dois anos, podemos notar claramente quais são as emissoras que mais estão investindo na produção de conteúdo com alta qualidade de som e imagem.

A TV Gazeta, que passou a transmitir em HD há cerca de um ano, apresenta um crescimento de mais de nove mil por cento. A MTV ampliou a quantidade de programas em HD e por conta de suas incontáveis reprises no mesmo dia conseguiu um efeito cascata e um aumento de 311%.

Os 912% de crescimento da Record se devem a demora da emissora em entrar na era da TV Digital e ao fato de aproximadamente 12 horas de sua programação diária ser feita no mesmo estúdio e haver um grande reaproveitamento de matérias.

Até junho de 2010 a Globo chegou a alcançar quase 45 horas por semana em HD. Passados mais dois anos a emissora só conseguiu ampliar em 18 horas, passando para quase 63 horas. Um crescimento bem tímido para a maior emissora do Brasil.

E a Rede TV!, pela primeira vez, conseguiu chegar ao patamar “virtual” (uma vez que não é possível separar o intervalo comercial da programação) de 100% do tempo transmitindo em HD.


Se por um lado a Globo parece engatinhar na quantidade de horas transmitidas em alta definição, por outro é a emissora que tem a maior cobertura até o momento.

Através de 6 emissoras próprias e 41 afiliadas já operando e transmitindo em alta definição, o sinal digital da Rede Globo chega a 44% da população. Quase 84 milhões de brasileiros.

O sinal digital da Record alcança 24% da população – cerca de 46 milhões de pessoas – com 8 emissoras próprias e 16 afiliadas.

Atingindo cerca de 23% da população o SBT aparece logo em seguida, com 6 emissoras próprias e 7 afiliadas.
Com um pouco menos, a Band aparece em quarto lugar com 15 emissoras próprias e 4 afiliadas distribuindo o sinal em HD para 20% dos brasileiros.

Apesar de transmitir seu sinal em HD pelas parabólicas, a cobertura terrestre da Rede TV! ainda é muito pequena. Presente em seis capitais, alcança apenas 13% da população.

A liberação do sinal em HD pelas parabólicas também é prática adotada pela Band e pelo SBT, e foi recentemente aderida pela Record.

A Globo adotou estratégia diferente e está, pouco a pouco (aos poucos mesmo, acredite), liberando o sinal - pela parabólica - das afiliadas para suas respectivas áreas de atuação, o projeto é chamado de SAT HD Regional, que complementa o sistema de TV Digital Rural.
Até agora apenas 3 das 117 afiliadas aderiram ao projeto, a RBS TV no Rio Grande do Sul, a RPC TV no Paraná e a TV Anhanguera em Goiás.

Emissoras e afiliadas da Globo com sinal digital: Globo São Paulo, Globo Minas, Globo Rio, Globo Brasília, Globo Nordeste, TV Anhanguera Goiânia, RPC TV Curitiba, RBS TV Porto Alegre, TV Bahia, EPTV Campinas, TV Centro América Cuiabá, RBS TV Florianópolis, TV Gazeta, TV Integração Uberlândia, TV Tribuna (Litoral Paulista), TV Morena Campo Grande, TV Verdes Mares, TV Cabo Branco, TV TEM Sorocaba, TV Amazonas, TV Liberal Belém, EPTV Ribeirão, RBS TV Joinville, RPC TV Londrina, TV Sergipe, Inter TV Cabugi, TV Mirante São Luís, EPTV Central, Vanguarda Taubaté, Vanguarda São José dos Campos, EPTV Sul de Minas, TV Integração Ituiutaba, TV Diário, TV Anhanguera Palmas, TV Tocantins, TV Rio Vermelho, TV Clube, RPC TV Maringá, TV Fronteira, RPC TV Foz do Iguaçu, RPC TV Cascavel, Inter TV Planície, Inter TV Alto Litoral, Inter TV Serra+Mar, TV Roraima, TV Amapá.

Emissoras e afiliadas da Record com sinal digital: Record São Paulo, Record Rio, Record Minas, Record Brasília, Record Belém, Record Goiânia, Record Porto Alegre, Record Salvador, Atalaia (Aracajú - SE), Vitória (Vitória - ES), A Crítica (Manaus - AM), Antena 10 (Teresina - PI), TV MS (Campo Grande - MS), TV Gazeta (Cuiabá - MT), TV Pajuçara (Maceió - AL), TV Candelária (Porto Velho - RO), TV Paranaíba (Uberlândia - MG), TV Brasil (Campinas - SP), RICTV (Florianópolis - SC), TV Tropical (Natal - RN), TV Record Rio Preto (São José do Rio Preto - SP), TV Cidade (Fortaleza - CE), RICTV (Curitiba - PR) e TV Cidade (São Luis - MA).

Emissoras e afiliadas do SBT com sinal digital: SBT São Paulo, SBT Rio, SBT Brasília, SBT Porto Alegre, SBT Canoas, SBT Cachoeirinha, TV Aratu (Salvador - BA), TV Serra Dourada (Goiânia - GO), TV Alterosa (Belo Horizonte - MG), TV Jornal do Comércio (Recife - PE), TV Cidade Verde (Teresina - PI), TV Sorocaba (Sorocaba - SP) e TV Sorocaba (Boituva - SP).

Emissoras e afiliadas da Band com sinal digital: Band São Paulo, Band Rio, Band Brasília, Band Uberaba, Band Salvador, Band Campos do Jordão, Band Campinas, Band São José dos Campos, Band Natal, Band Taubaté, Band Presidente Prudente, Band Porto Alegre, Band Minas, Band Curitiba, TV Tarobá (Londrina), TV Tarobá (Cascavel), Band Ribeirão Preto e TV Clube (Belém).

Apesar de os números parecerem que a cobertura pode ser razoável, ainda não é. Para se ter uma ideia, nenhuma emissora transmite o sinal digital nos estados do Acre e Roraima. O Ministério das Comunicações já autorizou nove canais no Acre e cinco em Roraima, mas até agora nenhuma emissora colocou o sinal no ar.


De acordo com os dados mais atualizados da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, divulgados no dia 3 de maio, a TV Digital alcança pouco mais de 89 milhões dos 190.732.694 brasileiros, cerca de 46,80% da população.

Dos 5.565 municípios, apenas 508 recebem o sinal em alta definição de alguma emissora de TV. Ou seja, 9,12% dos municípios.

Das 6548 emissoras e retransmissoras de TV, apenas 132 operam com sinal digital, 2,01% do total.




blog comments powered by Disqus