sábado, 3 de dezembro de 2011

É tudo especulação sobre o novo programa de Fátima Bernardes

Após a jornalista Fátima Bernardes anunciar na última quinta-feira, dia 1º, que irá deixar a bancada do Jornal Nacional, pode-se acompanhar um festival de especulações em torno do novo programa dela.

Obviamente que isso é fruto da postura da Rede Globo em guardar a sete chaves um projeto que - pode acreditar - não vai ser nada inovador.

É notório que a TV Globo se encontra em uma desenfreada queda de audiência, ainda confortável à noite, mas desesperadora pela manhã. Sabe-se, portanto, que a entrada de Patrícia Poeta no telejornal noturno é para tentar pelo menos estancar a queda. Já Fátima Bernardes terá a inglória batalha de ressuscitar as manhãs da Globo.

Leia também:
Década: Jornal Nacional não perdeu só 22% de audiência, perdeu também 22% de duração
Fala Brasil da TV Record fecha julho em primeiro lugar isolado, à frente do Mais Você

Dando corta ao mistério proposital que a emissora faz, ontem, o blogueiro do portal R7, Daniel Castro, publicou um post afirmando que o programa Bem Estar não está ameaçado com a ida de Fátima para as manhãs. Argumentou que o programa tem contrato de patrocínio até o final de 2012.

Hoje, Cristiana Padiglione - não boto fé que ela seja mesmo uma jornalista - publicou em sua coluna no jornal O Estado de S. Paulo que o Mais Você, de Ana Maria Braga, não está ameaçado de sair do ar e justifica dizendo que o programa da loira e seu papagaio está “... comercialmente todo vendido para o ano a seguir.”.

O fato é que a televisão, como outras empresas, funciona com base em planejamentos que variam conforme o tempo e o ambiente em que estão inseridas, portanto não há como garantir que nem o Mais Você e nem o Bem Estar vão estar no ar após abril de 2012.

O que existe nos dois casos são acordos com “pré-disposição” de patrocínio, isso não quer dizer que a Globo já tenha recebido algum dinheiro e nem que garanta a permanência dos programas. Até porque, só o Bem Estar conta com patrocínio a nível nacional, o Mais Você só tem cota de patrocínio local.

Diga-se de passagem, ambos os programas cobram os mesmos valores por anúncios em seus horários. E esses valores são considerados com base em audiência/alcance. Ainda, esses valores poderão sofrer alteração em abril, quando a Globo lança uma nova tabela de preços.

É preciso considerar que o Bem Estar estreou em 21 de fevereiro deste ano com a única função de levantar a audiência da emissora carioca, o que não aconteceu. Apesar de ainda segurar o primeiro lugar, não elevou a audiência e nem trouxe nenhuma novidade à televisão.

Já o Mais Você, há 12 anos no ar, é sim o principal responsável por esse desgaste de audiência pelas manhãs. Faz praticamente dois anos que, nesse horário de Ana Maria Braga, a Globo se vê ou ao lado ou atrás da Record em ibope. Existem dias, por exemplo, que o Bom Dia Brasil registra 10 pontos de audiência, entra Ana Maria Braga no ar e derruba para 5 pontos, e só com muita luta o Bem Estar fecha com 7. E essa baixa reflete em toda a grade da Globo ao decorrer do dia.

Sendo assim, os dois programas correm sim o risco de sair do ar ou irem para outro horário. Aliás, na minha visão, é o que o telespectador espera.

Também desejamos - apesar de não acreditar – que o programa de Fátima Bernardes traga algo novo e criativo à programação massacrante e cansativa da televisão brasileira.




blog comments powered by Disqus