quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Categoria notícia do International Emmy Awards 2011 vai para o Jornal Nacional

O Jornal Nacional ganhou o prêmio Emmy Internacional, na categoria notícia, pela cobertura da operação policial no Complexo do Alemão (RJ) em 2010.

Esta foi a sétima vez em nove anos que Jornal Nacional foi um dos finalistas do prêmio na categoria Notícia, a quinta consecutiva.

Em cerimônia realizada anteontem (26) no Lincoln Center, em Nova York, foi entregue a equipe da TV Globo o prêmio International Emmy Awards 2011. O telejornal venceu o prêmio deste ano pela cobertura da invasão do Alemão, ocorrida em novembro de 2010, a maior operação das forças de segurança nacional para retomar o controle daquele grupo de comunidades, então quartel-general dos traficantes de drogas.

Mais de 20 repórteres da Rede Globo participaram da cobertura durante o cerco e a tomada da favela - a TV Globo transmitiu toda a operação ao vivo, com uma redação inteira a postos para levar ao ar as imagens que fizeram o Brasil parar em frente à TV. Fazem parte dessa cobertura as impressionantes imagens da fuga de centenas de traficantes armados feitas pelo Globocop, a descoberta de que traficantes usaram o esgoto para fugir e o espaço dado para que os moradores falassem da sensação de liberdade após a chegada dos policiais.

Compareceram à cerimônia de premiação: o diretor da Diretoria Geral de Jornalismo e Esporte Carlos Henrique Schroder, editor-chefe e apresentador do JN William Bonner, o repórter Andre Luiz Azevedo, jornalista Ana Paula Araújo - repórter do JN naquela edição e apresentadora do RJTV que, no dia da invasão, permaneceu mais de sete horas no ar -, os chefes de redação Carlos Jardim e Marcio Sternick, o cinegrafista Sergio Costa e o operador de câmera do Globocop Francisco de Assis.

Concorreram, este ano, com o Jornal Nacional as produções da RUV Icelandic National Broadcasting Service, da Islândia, da Sky News, do Reino Unido e da ABS-CBN, das Filipinas.

A Rede Globo já ganhou o Emmy International três vezes na categoria Entretenimento – em 1981, com A Arca de Noé, em 1982, com ‘orte e Vida Severina e, em 2009, com Caminho das Índias – e o prêmio especial Directorate Awards, recebido por Roberto Marinho, em 1983, pelo "conjunto da obra". Agora é a única emissora brasileira premiada também na categoria Jornalismo.

Leia mais:
05/01/2011 - A assustadora queda de audiência do Jornal Nacional
07/04/2011 - Década: Jornal Nacional não perdeu só 22% de audiência, perdeu também 22% de duração

Fonte: Diretoria de Comunicação Transmídia - CGCOM




blog comments powered by Disqus