sábado, 20 de agosto de 2011

Globo disponibiliza cerca de 60% da programação com Closed Caption, além da Audiodescrição

A Rede Globo publicou hoje (20) nos principais jornais do país, um anúncio criado pela Central Globo de Comunicação (CGCOM) mostrando em sua grade de programação quais são os programas transmitidos com os recursos de Closed Caption e Audiodescrição.

Ambos os recursos fazem com que a televisão esteja acessível a mais pessoas, permitindo, por exemplo, que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso à legenda do que está sendo falado por meio do recurso de Closed Caption. Já a Audiodescrição é um complemento ao áudio original, que permite ao deficiente visual ter, por meio do áudio, uma descrição do ambiente ou de fatos relevantes que, a princípio, só estariam sendo visualizados.

O Closed Caption é um recurso que já se tornou comum, implantando e utilizado há muitos anos, e pode ser facilmente acessado por todo o país e por quase todos os televisores. Já a Audiodescrição é um recurso que foi lançado há cerca de dois meses e só está disponível em algumas localidades através do Sinal Digital.

Lista dos programas da TV Globo que são transmitidos com o recurso Closed Caption:
Telecurso TEC, Telecurso Profissionalizante, Telecurso Ensino Médio, Telecurso Ensino Fundamental, Bom Dia Brasil, Mais Você, Bem Estar, TV Globinho, Jornal Hoje, Vídeo Show, Vale a Pena Ver de Novo (O Clone), Globo Notícia, Malhação, Cordel Encantado, Morde & Assopra, Jornal Nacional, Insensato Coração (A partir do dia 22/08, Fina Estampa), Tela Quente, Jornal da Globo, Programa do Jô, Tapas & Beijos, Profissão Repórter, Crimes do Colarinho Branco, A Grande Família, Globo Repórter, Globo Educação, Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Universidade, Ação, Turma da Mônica, Hannah Montana, Glee, Estrelas, Zorra Total, Supercine, Globo Rural (Domingo), Auto Esporte, Esporte Espetacular, Aventuras do Didi, Temperatura Máxima, Fantástico, Domingo Maior e Sessão de Gala.

A Audiodescrição está disponível às segundas-feiras nos filmes de Tela Quente e aos domingos nos filmes de Temperatura Máxima.

O uso desses dois recursos é um importante passo na inclusão social, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à cultura, à informação..., promovendo inclusive a autonomia dessas pessoas.

A TV Globo é uma das emissoras que mais disponibilizam sua programação com esses dois recursos e deve continuar a ampliação não só pela programação, mas também intensificar o alcance (área de cobertura) desses recursos.

Aproveitando este anúncio, a emissora poderia divulgar esses recursos também em seu site, de maneira clara e objetiva, na parte de "Grade de Programação" e também na página dos respectivos programas.




blog comments powered by Disqus