sábado, 2 de abril de 2011

TV Globo do Rio de Janeiro ganha um estúdio panorâmico

Praticamente quatro anos depois da inauguração do estúdio panorâmico para o jornalismo da TV Globo em São Paulo, o jornalismo da TV Globo no Rio de Janeiro finalmente ganha um estúdio panorâmico.

A 40 metros de altura, no 12º andar de um dos prédios das instalações da Globo na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, foi montado um estúdio com uma parede de vidro que permite visão de 180 graus, de onde é possível ver do Cristo Redentor, passando pelo Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro da Saudade, o Jóquei Clube, até o parque Jardim Botânico.

A partir desse novo estúdio, Ana Luiza Guimarães, Ana Paula Araújo e Márcio Gomes passam a âncorar os telejornais locais Bom Dia Rio e o RJTV 1ª e 2ª edições, respectivamente. Os telejornais de abrangência nacional, como o Jornal Nacional, não sofrem alteração.

Em 80 metros quadrados e pé direito de 5 metros, quatro câmeras de alta definição (HD), incluindo uma minigrua, equipam o estúdio que, apesar de não transmitir nesse momento imagens HD, já está preparado para a migração do jornalismo para as transmissões em alta definição no futuro. E, por estar distante cerca de 250 metros e para manter a qualidade de som e imagem, o estúdio e a sala de controle de produção são interligados por meio de fibra ótica.

O estúdio conta com iluminação em LED e vidros especiais importados para equilibrar a iluminação interna com a luz natural. Além disso, dois filtros também ajudam nesse equilíbrio e são acionados automaticamente de acordo com as necessidades de cada dia e horário.

Além das duas bancadas que serão revezadas, uma para o Bom Dia Rio e outra para os RJTV, o cenário unificado passa a contar com um espaço para entrevistas e para receber convidados. Por meio de monitores de alta definição será possível a entrada de links ao vivo e a apresentação de gráficos.

A apresentação do Bom Dia Rio vai ficar mais dinâmica, a apresentadora Ana Luiza Guimarães vai sair da bancada e se movimentar pelo cenário. Vai contar também com a participação de um time de comentaristas, segundas-feiras falando sobre emprego, terças sobre educação, nas quartas o assunto é saúde, às quintas o tema é sustentabilidade e meio ambiente e pra fechar a semana economia, com a jornalista Flávia Oliveira.




Bom Dia Rio vai ao ar de segunda a sexta às 6h30.
RJTV 1ª Edição vai ao ar de segunda a sábado às 12h05.
RJTV 2ª Edição vai ao ar de segunda a sábado às 19h10.


Com informações da Diretoria de Comunicação Transmídia - CGCOM




blog comments powered by Disqus