domingo, 20 de março de 2011

Globo News exibe série Educação sob Medida

Estreia hoje na Globo News a série Educação sob Medida. Apresentado pela repórter Heloísa Gomyde, o especial traça, em quatro episódios, o panorama da educação brasileira, mostrando seus principais problemas e exemplos de projetos bem sucedidos.

A equipe de reportagem da série esteve em quatro estados brasileiros para mostrar a realidade de nossas escolas públicas. "No Brasil, avançamos muito em oportunidades, mas em educação temos um enorme caminho pela frente. Esse foi para mim o fator motivador para essa série especial. Um dado, fornecido pela Fundação Ayrton Senna nos assustou: de cada 100 crianças que entram no primeiro ano do ensino fundamental, apenas 30 concluem o ensino médio", destaca a editora do especial, Cristina Aragão.


No episódio de estreia, a série mostra a importância do "recorte e cola" no desenvolvimento das crianças. Estudos comprovam que jovens que frequentaram a pré-escola têm chances bem maiores de concluir o ensino médio e de ter bons rendimentos ao longo dos anos da vida escolar. Também será mostrado o papel das mães nesta fase da vida de meninos e meninas. Muitas mulheres das classes mais pobres persistem na busca de uma escola para os filhos e chegam a ficar nas filas por anos a fio à espera de uma vaga.

No segundo episódio, dia 27, o especial discute o desafio da alfabetização no Brasil. Professores não aprendem os fundamentos para alfabetizar crianças nas faculdades de pedagogia. O especial percorreu escolas brasileiras para mostrar bons e maus exemplos do que vêm sendo feito.

A terceira parte, que vai ao ar no dia 03 de abril, é dedicado ao analfabetismo funcional, que ainda é um enorme problema no país. O episódio debate as deficiências encontradas no ensino médio das escolas públicas. Currículos muito extensos e desinteressantes não atraem o interesse do adolescente. O que fazer para motivá-lo? Como as escolas técnicas podem abrir um campo de trabalho para o jovem?

O último episódio da série, que será exibido no dia 10 de abril, faz uma homenagem especial aos professores. O programa mostra que profissionais motivados são a peça-chave no bom resultado dos alunos em todas as fases do ensino. Como estão as faculdades de pedagogia do país? Como orientar o professor para que ele renda ainda mais em sala de aula?

Ao longo do especial, o telespectador conhecerá também a história de escolas bem sucedidas que vêm mostrando melhor desempenho, com profissionais atuantes e dedicados, e servindo de exemplo para as outras. Uma escola pública, localizada no sertão de Pernambuco, está entre as que mostram melhores resultados no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Com alunos de todas as classes sociais, participação dos pais nas atividades, alunos campeões em Olimpíadas de matemática e de redação, a escola é bem gerida com dinheiro público e é um belo retrato do Brasil que pode dar certo. "Pretendemos apontar não somente os problemas, mas buscamos soluções, projetos bem sucedidos", explica Cristina Aragão.


A série Educação sob Medida estreia hoje e será exibida em quatro capítulos, aos domingos às 20h30, na Globo News.


Fonte: Diretoria de Comunicação Transmídia - CGCOM




blog comments powered by Disqus