quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

RJTV apresenta os escolhidos para o Parceiro do RJ

Lançado em janeiro, o projeto Parceiro do RJ - promovido pela Rede Globo - recebeu mais de 2.200 inscrições e, após um processo seletivo, os selecionados são apresentados.

O Parceiro do RJ, um quadro especial do telejornal RJTV, é uma parceria entre a Globo e o telespectador que visa mostrar a realidade de oito regiões do Rio - Copacabana, Tijuca, Campo Grande, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo - pela mão, voz e olhar de seus moradores.

A emissora vai fornecer equipamento para gravação, além de treinamento para o manuseio, palestras e oficinas, porém, os Parceiros vão usar sua própria linguagem para contar histórias das regiões onde vivem, levando seu ponto de vista para todos os cariocas.

“Esperamos que os 'Parceiros' reforcem a ligação de seus bairros e comunidades com o RJTV. O trabalho deles vai se somar ao dos nossos repórteres e enriquecer a cobertura da cidade do Rio e da Região Metropolitana”, explica Erick Brêtas, diretor regional de jornalismo da TV Globo – Rio.


Primeira dupla - Tijuca

Yuri Henderson, de 18 anos, e Rafael Cagliari, de 20 anos, são a primeira dupla selecionada e vão mostrar a Tijuca, na Zona Norte do Rio.

Ex-aluno do Colégio Militar, Yuri (à direita) nasceu e cresceu no Morro do Borel e mora quase na divisa da comunidade com a Chácara do Céu.
No vídeo que fez para o projeto, ele falou das mudanças do local depois da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora.

Rafael (à esquerda) também sempre morou na Tijuca. Ex-escoteiro e hoje estudante de geografia na UERJ, ele tem um lema: ficar sempre alerta.


Segunda dupla - Copacabana

Luana Rodrigues, de 26 anos, e Ana Muza Cipriano são a segunda dupla selecionada e vão mostrar Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Luana (à esquerda) cursa jornalismo e mora próximo à Praça Cardeal Arcoverde. Em seu vídeo, ela mostrou a situação do Parque do Chacrinha. "Nossa expectativa é poder mostrar tudo o que a gente vive aqui no dia a dia. Copacabana tem muita coisa bacana", afirma Luana.

Ana (à direita) é moradora do Pavão-Pavãozinho e em seu vídeo mostrou o problema de coleta de lixo na favela.


Terceira dupla - Complexo do Alemão

Thiago Ventura dos Santos, de 28 anos, e Lana Carla Pereira, de 21 anos, vão representar o Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Agente de saúde, Lana formou um grupo com os amigos e percorre a região em busca de notícias e sugestões dos moradores. Com o material nas mãos, eles publicam na internet.

Thiago tinha um bar na região que precisou ser fechado durante a ocupação das Forças de Paz, ocorrida no final do ano passado. "Quero mostrar tudo o que tem de bom aqui e que ficou esquecido nos últimos anos", conta ele.


Quarta dupla - Cidade de Deus

Viviane Sales, de 20 anos, e Ricardo Andrade, de 21 anos, vão representar a Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio.

Viviane faz faculdade de ciências sociais, no vídeo que fez, entrevistou crianças da comunidade, atrás de seus sonhos.

Ricardo é ator e dá aulas de interpretação para crianças da comunidade e faz faculdade de teatro. No vídeo que fez, ela fala da importância da reciclagem, não só para o meio ambiente, como também, como fonte de renda. "Dá visibilidade na Cidade de Deus, dá a oportunidade de as pessoas falarem e transformar o olhar da Cidade de Deus", resumiu.


Quinta dupla - São Gonçalo

Felipe Santos Saldanha, de 25 anos, e Romário Regis Francisco, vão representar São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Felipe (à esquerda) fez um vídeo no escuro e denunciou a falta de iluminação pública e o abandono da região. "Vamos mostrar a dificuldade da urbanização e pavimentação aqui em São Gonçalo, que é bem prejudicada se comparada a outras regiões", afirmou.

Romário (à direita) é casado e tem um filho de seis meses. No vídeo que fez, ele contou a história de um dos bairros mais importantes da cidade: Alcântara.


Sexta dupla - Duque de Caxias

Felype Lopes Bastos, de 22 anos, e Flávia Freitas Gomes vão representar Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Flávia toca violino e estuda em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Ela planeja mostrar projetos sociais do município. "Tem o projeto que ensina futebol para crianças, que é liderado por moradores, mercado popular e muitas outras coisas", conta.

"Problemas não faltam em Caxias, principalmente no transporte. A gente tem aqui do lado a estação de trem, que sempre é uma dor de cabeça para o caxiense", disse Felype.


Sétima dupla - Nova Iguaçu

Mariane Del Rei, de 27 anos, e Pedro Alan Lima vão representar Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Pedro é Paraibano, de Campina Grande, e mora em Comendador Soares com a mulher, três enteados e a sogra. No enviou que enviou, mostrou que está ligado ao mundo das notícias.

Mariane é casada e mãe, mora do outro lado da cidade, num dos bairros mais carentes do município. Ela precisou trancar a faculdade de comunicação e se emociona com a nova chance.


Oitava dupla - Campo Grande

Felippe Nascimento de Mello e Mariane Rodrigues Pereira vão representar Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Felippe já foi gari do bairro e disse que conhece cada calçadão. No vídeo que enviou, ele falou sobre o drama da falta d'água na região. "É importante enfatizar essa campanha contra o lixo na rua, o morador deixar de ter aquele mau hábito. Tem a papeleira, vamos jogar o lixo na papeleira”, alertou ele.

Mariane toca guitarra e violão. No vídeo, ela relatou a explosão imobiliária em Campo Grande e a falta de infraestrutura. "Eu e o Felipe, a gente tem uma coisa em comum: a gente gosta muito de música, de cultura, a gente toca instrumentos... Então, uma das nossas prioridades vai ser o lazer e a cultura, que aqui em Campo Grande tem demanda grande", disse ela.


Acompanhe o "Parceiro do RJ" no G1


O Parceiro do RJ é um quadro especial do RJTV que será exibido em março.
Há previsão de que o projeto seja estendido para Brasília e São Paulo ainda no primeiro semestre de 2011.




blog comments powered by Disqus