domingo, 16 de janeiro de 2011

Insensato Coração, a próxima novela das nove da TV Globo

Estreia segunda-feira, dia 17 de janeiro, a novela das nove Insensato Coração, de Gilberto Braga e de Ricardo Linhares.

Nesta história todo o mundo tem uma família, mesmo que ela se resuma a um único parente, que mora longe e com quem se perdeu o contato.

Nesta trama há irmãos que competem entre si, mesmo que uma das partes não tenha ideia de que vive em uma constante disputa. Há irmãs que se respeitam e se entendem apenas com um olhar. Há primas unidas pela dor e pela cumplicidade. Há relações sustentadas pela aparência e outras, pelo amor. Há pais compreensivos e filhos problemáticos. Há marido traído, viúva solitária e almas gêmeas que se casaram com outros pares...

O que toda essa gente tem em comum é o combustível que a motiva e faz com que o medo de errar ou de sofrer não a impeça de viver. Nem sempre as escolhas levam a caminhos acertados, seguros; afinal em cada um dos personagens bate um coração voluntarioso, com razões próprias e que não dá explicações.

Esse é o fio condutor de "Insensato Coração", de Gilberto Braga e de Ricardo Linhares, direção de núcleo e geral de Dennis Carvalho e direção de Vinícius Coimbra, Gustavo Fernandez e Cristiano Marques.


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O acidente, o encontro e o noivado

Eles simplesmente estavam lá, juntos, no mesmo avião que partira do Rio de Janeiro rumo a Florianópolis. Embora este encontro – esculpido à mão caprichosamente pelo destino – não tenha nada de simples.

Ela, recém-chegada da Itália, é uma profissional de design pronta para iniciar seu negócio no Rio de Janeiro. Uma jovem cheia de atitude, rica, inteligente e amada pela família, educada pela avó Vitória Drumond (Nathalia Thimberg) e prima de Bibi Castelani (Maria Clara Gueiros). Os pais se foram anos atrás, em um acidente de carro.

Ele, dono de uma carreira bem-sucedida como piloto, está de casamento marcado com a namorada de adolescência. Em sua cidade natal, Florianópolis, vive com a mãe, Wanda Brandão (Natália do Vale), o irmão, Léo Brandão (Gabriel Braga Nunes), e o pai, Raul Brandão (Antonio Fagundes), seu maior exemplo de ética, dignidade e responsabilidade.

Os dois eram passageiros de um voo prestes a ser sequestrado e na iminência de cair. Se conheceram assim, durante uma situação perigosa, delicada, sob forte pressão. E se tornaram cúmplices numa única troca de olhares e em poucas palavras. Ela teve muita coragem, mas ele foi heróico. Juntos evitaram um acidente que poderia ter vitimado fatalmente centenas de pessoas.

É difícil dizer em que instante exato os corações de ambos passaram a bater no mesmo compasso. Mas o fato é que isso aconteceu. Eles se apaixonaram. Um homem e uma mulher, somente isso, sem nome, identidade ou passado. A explosão do encontro não deixou explicações e nem sequer permitiu apresentações formais. Estava sendo escrito, neste momento, o primeiro capítulo de uma história de amor, um amor verdadeiro, mas muito distante de qualquer conto de fadas.

Oficialmente, foram apresentados no segundo encontro, um balde de água fria para ambos, que ainda guardavam na memória o calor do primeiro contato. Eles então se descobriram: ele é Pedro Brandão (Eriberto Leão), noivo de Luciana Alencar (Fernanda Machado). Ela é Marina Drumond (Paola Oliveira), antiga amiga da noiva e madrinha de seu casamento.

Marina e Luciana estudaram juntas nos Estados Unidos. A distância de casa e a solidão num país diferente as aproximaram. Mas Pedro jamais conheceu Marina, a não ser por meio de histórias contadas por sua noiva. Ele sabia que essa “amiga desconhecida” seria madrinha de Luciana no casamento. Somente isso.

Por mais que a vida tente levar Pedro e Marina de volta para seus caminhos, nada mais seria a mesma coisa. E não será. Pedro e Marina estão dispostos a viver este insensato amor.


Sangue comum, corações opostos

Família Brandão

Raul Brandão (Antonio Fagundes) e Wanda Brandão (Natália do Vale) já viveram tempos mais felizes. Eles estão num momento em que a convivência, os anos de relacionamento e as diferenças na maneira de ver o mundo começaram a pesar demais. Um peso que pode destruir um casamento já desgastado, mantido, em alguns momentos, por aparências, nostalgia e breves “deslizes” de romantismo e atração física.

A situação do casal, que vive em Florianópolis, fica ainda mais complicada quando Umberto Brandão (José Wilker) reaparece, após um longo período de paradeiro desconhecido. Ele é irmão de Raul, com quem rompeu anos atrás, por ocasião da morte do pai. Na verdade, quem decidiu se afastar do irmão foi Raul, que nunca conseguiu aceitar a atitude de Umberto, que teria lhe roubado parte da herança. Algo no passado dos dois ficou mal resolvido. Uma história que ainda deixa Raul inseguro por envolver Wanda e seu dissimulado irmão.

Os filhos, Léo (Gabriel Braga Nunes) e Pedro (Eriberto Leão), que também vivem na capital catarinense, mantêm um ótimo relacionamento. Ótimo para quem não sabe ler nas entrelinhas. O mais jovem, Pedro, é um bom rapaz, correto, gentil e trabalhador. Foi feito na mesma forma do pai, com quem se entende sem fazer o menor esforço. Além da afinidade, pai e filho se admiram mutuamente, motivo de muitas desavenças na família Brandão.

A história de Léo é um tanto diferente. Ele quer ser amado, respeitado e admirado como o irmão, mas prefere conseguir seu “mérito” pelo caminho mais curto, sem fazer esforço. Wanda protege o primogênito e, ao contrário de Raul, faz vista grossa para as bobagens que Léo comete ao longo da vida – e não são poucas. Com Raul é o oposto. Esse responsável pai de família sabe que Léo não é uma pessoa confiável. Raul sofre com isso e se decepciona sempre que confirma esse sentimento. Certamente essa relação conflituosa ajudou a alimentar a inveja que Léo sempre sentiu do irmão.


Lobo em pele de cordeiro

Tia Neném (Ana Lúcia Torre). O apelido inofensivo pode ser considerado um de seus disfarces para deitar e rolar no quesito picuinha. Atraída por confusões, a personagem adora criar desavenças. Ela, cujo nome de batismo é Anita Brandão, se esconde na estampa de frágil e solitária, como se fosse eternamente vítima das circunstâncias. Egoísta, pão-dura e mentirosa, a tia de Raul (Antonio Fagundes) é peça-chave na derrocada da família Brandão.

As únicas pessoas que conseguem ver além das aparências são aquelas que, de certa forma, falam a mesma língua de Tia Neném. Léo (Gabriel Braga Nunes) é um deles. Expert em golpes, ele nunca caiu em suas insensatas atitudes.


Parentes em Porto Alegre

Uma parte da família Brandão vive em Porto Alegre. O equilibrado e tranquilo núcleo é formado por Floriano (José Augusto Branco), Olga (Norma Blum), Nando (Pedro Garcia) e Irene (Fernanda Paes Leme), a filha de criação. Floriano é primo de Raul (Antonio Fagundes) e os dois nunca tiveram um desentendimento que pudesse afetar a ligação entre eles.

É Irene quem dá pistas de que essa unidade familiar pode ser abalada. A moça tem um sentimento obsessivo por Pedro (Eriberto Leão), que não consegue ver nessa atração qualquer chance de um relacionamento amoroso. Para Pedro, Irene é uma irmã mais nova, uma moleca que nunca se tornará mulher. Mas ela não vê obstáculos quando o assunto é seduzir o primo postiço. Naturalmente sensual, Irene saberá usar o charme para conseguir o que tanto deseja, sem se dar conta de que se trata de uma insensata conquista.


Luciana e Eunice

Eunice Alencar (Deborah Evelyn) e Luciana Alencar (Fernanda Machado) são irmãs e amigas. Casada com Júlio Machado (Marcelo Valle) e mãe de duas jovens, Leila (Bruna Linzmeyer) e Cecília (Giovanna Lancellotti), Eunice está se realizando através do casamento de Luciana e Pedro (Eriberto Leão). Para essa mulher, que anseia uma posição social de mais prestígio, a união das duas famílias pode ajudar seus planos, o que inclui deixar Florianópolis para morar no Rio de Janeiro, onde suas filhas poderão arrumar bons partidos.

Mas Eunice ama a caçula Luciana verdadeiramente e, por isso, sua principal preocupação é a felicidade da irmã. Apesar da mãe presente e amorosa, Eunice nutre por Luciana um amor maternal e defenderá sua família com unhas e dentes. Especialmente quando o amor de Marina (Paola Oliveira) e Pedro se transformar em uma ameaça para o futuro de Luciana.

Quem não aprova o jeito de Eunice são suas filhas e por isso as três vivem em crise. Leila, a mais velha, bate de frente com a mãe e não aceita as regras estipuladas por ela. A jovem quer ser independente o quanto antes e não sabe lidar com as imposições dos pais. Já Cecília, embora mais doce, sabe bem o que quer da vida. Isso também implica em não baixar a cabeça para as insensatas ordens da mãe.

Júlio, além de marido, é parceiro nos desatinos de Eunice. Eunice é medíocre e cheia de defeitos. Seu marido não é muito diferente.


Elegância carioca

O império de Vitória

Vitória Drumond (Nathalia Thimberg) é dona de uma cadeia de shoppings e nunca se deixou abater com as perdas que sofreu ao longo da vida. Viúva, Vitória perdeu os filhos num acidente de carro. Seu núcleo familiar hoje está restrito às netas Marina (Paola Oliveira) e Bibi (Maria Clara Gueiros), com quem tem uma ligação amorosa, de respeito e muito carinho.

Marina está chegando da Itália, onde estudou Design. Por enquanto, vive na casa da avó, mas quer abrir seu escritório no Rio de Janeiro e montar uma equipe. Para isso, conta com contratar André Gurgel (Lázaro Ramos), o designer mais famoso da cidade.

Bibi mora em seu próprio apartamento. É uma mulher exuberante, com tino para escolhas caras, mas sabe cuidar do seu dinheiro como ninguém. É namoradeira e adora se envolver em jogos de sedução. Bibi perdeu a mãe no mesmo acidente que matou os pais de Marina, sua prima e grande amiga. O pai de Bibi está vivo, bem vivo. É Milton Castelani (José de Abreu), um falso rico, que gosta do bom e do melhor e sobrevive às custas da filha. Quem não gosta nada desta história é Vitória. A matriarca acha um absurdo que sua neta tenha que gastar parte de sua herança sustentando um homem que não se esforça para conseguir um trabalho.

Depois da morte do marido, Vitória arregaçou as mangas e tomou as rédeas de seus negócios. Antenada e totalmente integrada à modernidade e ao mundo digital, ela é daquelas que sabe tirar partido das novas tecnologias. A matriarca é cercada por pessoas de confiança, como Carol Miranda (Camila Pitanga) e Oscar Amaral (Luigi Baricelli), alto executivo do grupo. Ele é o braço direito de Vitória, talvez a única pessoa com quem ela possa dividir seus problemas.


Jonas fora de controle

Jonas Brito (Tuca Andrada), antigo segurança da família Drumond, passou um longo período na prisão, mas nunca deixou de alegar inocência e de exigir justiça. Ele foi acusado de ter facilitado um roubo à mansão de Vitória (Nathalia Thimberg), mas nunca se conformou com isso, embora todas as provas apontassem para ele.

Após conquistar a liberdade, o ex-detento percebe que perdeu tudo, incluindo a família e a dignidade. Ele resolve então ir à casa dos Drumond para resolver as coisas do “seu” jeito. Sob a ameaça de voltar à prisão, o segurança vai embora da mansão, com uma vontade ainda maior de se vingar de Vitória. Sueli Brito Aboim (Louise Cardoso), irmã de Jonas, tenta impedir que ele faça uma bobagem, mas seus esforços são infrutíferos.

Jonas pretende atingir o que Vitória tem de mais valioso, suas netas Marina (Paola Oliveira) e Bibi (Maria Clara Gueiros). Ele descobre que as duas viajarão para Florianópolis e planeja sequestrar o avião.
Jonas sabe que se colocar seu insensato plano em prática não terá como desfazê-lo, mesmo que pague com a sua própria vida.

Sueli é a pessoa que mais sofre com os desatinos do irmão e é a única que acredita na sua inocência. Viúva batalhadora, ela tem um filho e trabalha duro para tirar todo o sustento da família do quiosque que tem em Copacabana. Mas nada disso, nem as dificuldades que aparecem pela frente, lhe roubam a maneira bem-humorada e leve de ver a vida.


Sorte no jogo e falta de amor

No Rio de Janeiro, André Gurgel (Lázaro Ramos) é uma referência quando o assunto é design. Ele é um profissional de muito talento e sucesso notável. Aliás, a vida deste homem é invejável por vários outros aspectos. Ele consegue conquistar a mulher que desejar. Mas estabeleceu para si mesmo um princípio inabalável: não sair com a mesma pessoa mais de uma vez. Isso não significa, contudo, que André seja mau-caráter, afinal ele nunca dá falsas esperanças para as românticas que aparecem em sua mira.

A vida de André segue seu curso normal até aparecer Carolina Miranda (Camila Pitanga). Na realidade, reaparecer. Os dois se conheceram na época da escola, e ela sempre passou despercebida, pois era o “patinho feio” da turma. Mas Carol se tornou uma linda mulher, atraente, interessante e, assim como André, é bem-sucedida, no cargo que ocupa nas empresas de Vitória Drumond (Nathalia Thimberg). Segura de si, ela ainda conta com o amor, o apoio e a cumplicidade da irmã Alice (Paloma Bernardi), com quem divide o apartamento onde mora.

Carol sempre foi apaixonada por André e colocou na cabeça e no coração que vai conquistá-lo. Ela só se esqueceu de combinar isso com ele... Por mais que André tenha ficado tocado com o charme da ex-colega de colégio, não pretende abrir mão da solteirice. Carol vai conseguir fazer com que André burle sua própria regra, transformando o primeiro encontro em segundo, terceiro...

Como tudo na vida tem seu preço, Carol e André pagarão por esse insensato relacionamento, que nasceu na marra e pode não ter mais fim.


Além das aparências

A família Cortez é um exemplo de família feliz. De longe, apenas de longe. Quanto mais se aproxima deste grupo, mais se enxerga infelicidade, traição e segredos dos quais ninguém teria orgulho. Horácio (Herson Capri) é o chefe da casa. O rico banqueiro de investimentos está frequentemente sob investigação devido à falta de clareza em seus negócios. Talvez apenas Paula (Tainá Müller), sua filha mais velha, fruto do primeiro casamento, conheça um pouco mais sobre o verdadeiro caráter do pai. A jovem é sua maior cúmplice e topa qualquer jogada desde que saia lucrando.

Horário é casado com Clarice (Ana Beatriz Nogueira), que abriu mão de seus sonhos para se dedicar ao marido e ao filho, Rafa Cortez (Jonatas Faro). Clarice é feliz e dedicadíssima ao lar. Horácio reconhece o valor de sua esposa, mas não deixa de viver suas aventuras fora de casa. O empresário é um homem de muitas mulheres, especialmente as mais belas.

Clarice é muito amiga de Vitória (Nathalia Thimberg), com quem mantém um relacionamento estreito. Já no campo das inimizades, Horário coleciona uma lista bem robusta e o jornalista Kléber Damasceno (Cassio Gabus Mendes) é a maior delas. Ele tem um faro apurado para investigações de crimes financeiros e denúncias envolvendo corrupção.


Um único golpe, de sorte e azar

Norma Pimentel (Glória Pires) é uma mulher simples, sem excessos, como tantas outras que circulam pelas ruas. O que esta técnica de Enfermagem tem de especial é a bondade, traduzida na capacidade de acreditar no ser humano. A viuvez e a solidão de anos fizeram de Norma uma pessoa frágil emocionalmente, em geral movida por insensatos sentimentos e, por isso, um prato cheio para aproveitadores.

O inferno de Norma começa no dia em que conhece Léo (Gabriel Braga Nunes). O vilão, disfarçado de um belo anjo, aparece em sua vida com outra identidade e uma conversa doce. Assim, Norma se vê envolvida em suas artimanhas sem limites, especialmente porque há muito dinheiro envolvido.


Por ali, no Horto...

Bar do Gabino

É no Bar do Gabino (Guilherme Piva) onde os amigos se reúnem para ouvir boa música e comer bons petiscos. A cozinheira de mão cheia Fabíola (Roberta Rodrigues) é também muitíssimo afinada. Sempre que consegue driblar o insensato patrão sai da cozinha e vai para o salão cantar samba e alegrar a clientela.

O lugar é cenário para muitos encontros, como os de Kléber (Cassio Gabus Mendes), irmão de Gabino, com a ex-mulher Daisy (Isabela Garcia). Neste caso, para discutir a pensão alimentícia da filha Olívia (Polliana Aleixo), que está sempre em atraso.

É muito comum ver Kléber batendo de frente com o irmão, afinal eles têm personalidades muito distintas. O jornalista é bagunceiro, desorganizado e representante fervoroso do machismo. Em contrapartida, Gabino é organizado ao extremo, metódico e cheio de regras. O embate entre eles tem um pé na comédia, que ganha o reforço de Haidê (Rosi Campos), a faxineira do bar.


O show não pode parar

Segundo lugar no reality show “Volúpia da Montanha”, Natalie Lamour (Deborah Secco) – sim ela abriu mão do sobrenome original, Batista, por uma opção mais artística! – tem uma rotina puxada: academia, clínica de estética, presença em eventos badalados... tudo, tudo para voltar à mídia.

Mas a maré não anda boa para o lado desta “ex-futura-celebridade”. Há três anos, quando deixou o programa, conseguiu projeção e aproveitou para agarrar com unhas, dentes e pouca roupa todas as oportunidades que poderiam lhe render fama e dinheiro. O problema é que o tempo passou e ela foi caindo de categoria no ranking informal do mundo dos famosos. Não é mais reconhecida nas ruas ou convidada para festas. Autógrafo, então, nem pensar!

Hoje em dia precisa suar muito para conseguir um trabalho, qualquer um que seja. A vida não anda nada fácil para ela. Mas Natalie não desiste, até porque pretende ir bem mais longe. Natalie não busca apenas os holofotes. Ela quer um marido rico. Nada de amante ou caso passageiro. A bela e esperta Natalie quer se casar pra valer. Em sua mira está André (Lázaro Ramos), um bem-sucedido designer que circula pela noite carioca. O que Natalie ainda não sabe, mas descobrirá na prática, é que o solteirão está muito feliz com sua vida livre, leve e solta.

De um lado ela tem o apoio do promoter Roni (Leonardo Miggiorin), que funciona como amigo, empresário, conselheiro amoroso, personal-shopper e o que mais for necessário, de outra, a mãe Haidê (Rosi Campos) que vive puxando suas orelhas. Para essa faxineira, um bom emprego seria o caminho mais curto para a filha se tornar, de fato, dona do próprio nariz.

Haidê vive com Natalie e seu outro filho, Douglas (Ricardo Tozzi), no apartamento comprado pela modelo com o que recebeu por dois ensaios em revistas masculinas e algumas campanhas publicitárias. Ela é grata por não precisar se preocupar com aluguel, mas, como é muitíssimo batalhadora, sabe o quanto está sendo difícil sustentar a família sozinha. Douglas, por sua vez, também não é chegado ao trabalho, mas tem o gosto apurado para o bom e o melhor. O rapaz acha que a maneira mais adequada de conseguir o que quer é esculpindo o corpo e mantendo a fama de bonitão do Horto.


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Cenografia e produção de arte

O trabalho de cenografia e produção de arte da novela está dividido em várias frentes. O diretor de arte Mario Monteiro, parceiro dos autores e do diretor desde a época de ‘Dancing’ Days’, conta que o ponto de partida é uma ajustada sintonia. “Renovação a cada novo trabalho é a palavra de ordem”, explica o diretor Dennis Carvalho, que considera a obra de Gilberto Braga e de Ricardo Linhares uma crônica social e um grande mural da sociedade carioca contemporânea, feitos com crítica ácida e sempre bem-humorada.

De acordo com Mario Monteiro, a modernidade é um traço forte dessa novela e está presente até mesmo nos cenários mais tradicionais, como a mansão de Vitória (Nathalia Thimberg).

“Em ‘Insensato Coração’, tudo é detalhadíssimo, pois há muitos escritórios e muitas empresas. Tudo leva uma marca ou um logotipo, nos uniformes, no material de escritório ou em crachás. Mas acho que o trabalho com os aviões reais foi especialmente grandioso, pois cada detalhe foi cenografado por nós”, conta Tiza Oliveira, que divide a produção de arte com Silvana Estrella.


O “avião-cenário”

‘Insensato Coração’ está sendo a primeira produção a fazer uso da mais recente aquisição da Rede Globo, um avião importado, fabricado especialmente para funcionar como cenário de gravações. Seu tamanho, embora guarde as mesmas proporções de uma aeronave real, é bem maior do que o de um airbus de verdade para permitir a colocação e a movimentação de câmeras e equipamentos.

Tiza Oliveira explica que o avião foi montado sem nenhum detalhe ou acessório. O que significa que foi de responsabilidade da equipe de Tiza e Silvana todo o trabalho de criação de logomarcas e do material de bordo, como travesseiros, folhetos, placas de sinalização e kits de alimentação.


Florianópolis

As gravações de ‘Insensato Coração’ começaram em Florianópolis. A viagem para Santa Catarina exigiu das duas equipes – cenografia e produção de arte – uma ação integrada. Os ambientes escolhidos como locação para as cenas passaram por diferentes modificações até entrar no clima, na cor e na temperatura da novela. “Os trabalhos em Florianópolis começaram em setembro e se limitaram a pequenas intervenções. O objetivo básico foi explorar o visual e a atmosfera da cidade. O desafio maior veio depois: reproduzir no Rio de Janeiro algumas locações, como a fachada do prédio do escritório onde trabalha Raul (Antônio Fagundes)”, conta Mario Monteiro.

Tiza Oliveira explica que, antes do início das gravações, houve uma pré-visita a Florianópolis para a escolha das locações. Depois desta etapa, Silvana e sua equipe seguiram para o sul do país, com a produção e os atores, para colocar a mão na massa e ambientar os cenários selecionados, a exemplo de um clube, transformado em hotel de luxo. “Alugamos, compramos e contratamos produtos e serviços locais. Antes de viajarmos, fizemos um levantamento das empresas que poderiam nos apoiar em Florianópolis e isso facilitou demais o nosso trabalho”, detalha Silvana.

A novela tem muito movimento, especialmente as tramas ambientadas no balneário, com destaque para o núcleo jovem. Há cenas de wakeboard e festas em praias, clubes, restaurantes e boates. Da comida aos detalhes da decoração, como almofadas, velas e mobília, tudo foi planejado com antecedência e executado de acordo com os hábitos, o sabor e a cultural de Florianópolis.


Cidades cenográficas

Há duas cidades cenográficas construídas no Central Globo de Produção, em Jacarepaguá. Na primeira delas foi reproduzido um trecho do Horto, bairro onde moram personagens como Natalie (Deborah Secco), Douglas (Ricardo Tozzi) e Gabino (Guilherme Piva) – dono de um bar onde rolarão tardes e noitadas de samba. Com seis mil metros quadrados, essa cidade conta com casas, prédio, estabelecimentos comerciais e uma praça.

A outra cidade, de 10 mil metros quadrados, abriga dois importantes cenários: o shopping do grupo Drumond e a boate/clube Barão da Gamboa. O projeto do shopping conta com uma garagem, um estacionamento externo para 40 veículos, um restaurante, uma lanchonete e um foyer com 220 metros quadrados. A torre do shopping, que na ficção terá 40 andares, foi construída em uma maquete para ser inserida no cenário por meio de computação gráfica. “É um processo muito utilizado no cinema americano. Estamos usando pela primeira vez na televisão. A maquete possui uma base de 18 metros quadrados e altura de dois metros”, antecipa o diretor de arte.

A entrada do shopping será requintada, com restaurante e lanchonete estilosos. A inspiração veio de Nova Iorque, com adaptações ao universo carioca, e estão sendo criados e desenvolvidos pela produção de arte talheres, louças, logomarcas e até mesmo as comidas do cardápio.

Já o Barão da Gamboa reproduz uma fachada neoclássica do século XIX, característica do bairro da Gamboa, na zona portuária do centro do Rio. O ambiente externo tem bares e uma piscina de 12 metros quadrados. No interior, há um bar, sala de sinuca, pista de dança para 200 pessoas e um palco com plateia de 250 lugares. “As obras começaram em setembro e foram concluídas no final de dezembro”, diz Mario Monteiro, o criador do projeto.

Para decorar o local, a produção de arte apostou em acessórios específicos para cada ambiente da boate, a exemplo dos 400 copos com formatos, cores e texturas diferentes. “Estamos prevendo exposições no foyer, especialmente do designer André Gurgel (Lázaro Ramos). Este cenário será palco de diversos acontecimentos deste personagem”, conta Tiza.


No estúdio

Estão sendo produzidos 112 cenários por onde os personagens de todos os núcleos circularão ao longo da trama inteira. A mansão de Vitória (Nathalia Thimberg) e os escritórios da família Drumond, especialmente o de Marina (Paola Oliveira), são os mais ricos em detalhes. O apuro nas formas estará presente com diferentes propostas. “Há design popular naif nas casas menos abastadas e design mais sofisticado nas residências e nos escritórios de artistas e classe altas. Resumindo, criatividade em todos os níveis”, brinca o diretor de arte Mario Monteiro.

Para decorar e ambientar os escritórios dos personagens com mais intimidade com o universo de design, a equipe de produção de arte visitou inúmeros profissionais do mercado. O desafio é torná-los críveis. Projetados pela cenografia e com a vivência trazida pela produção de arte, esses cenários contam com equipamentos específicos e ornamentação de muito bom gosto. Os produtores também tiveram o cuidado de buscar designers que pudessem criar peças exclusivas para fazer parte da história. Foram cedidos objetos como mesa, talheres e até mesmo um barco, que levarão a assinatura de personagens como André Gurgel, papel de Lázaro Ramos.


Treinamentos e vivências

A produção de arte é responsável por uma atividade muito importante na fase de pré-produção de uma novela: as aulas, os cursos, os treinamentos e os workshops pelos quais os atores precisam passar para se aproximar do universo de seus personagens.

Eriberto Leão, o piloto Pedro, teve aulas de pilotagem. Giovanna Lancellotti e Jonatas Faro que vivem, respectivamente, Cecília e Rafa, aprenderam manobras de wakeboard. Guilherme Piva, o Gabino, dono de um bar, teve aulas com um garçom. Paola Oliveira (Marina), Lázaro Ramos (André) e Leonardo Carvalho (William) puderam conhecer um pouco mais sobre o mundo do design. Eles visitaram escritórios reais, conversaram com consultores desta área e receberam dicas de profissionais renomados no mercado. Cristiana Oliveira, que interpretará uma presidiária, esteve em presídios femininos para sentir na pele a realidade dessas mulheres.


Caracterização e Figurino

Em ‘Insensato Coração’, quando os assuntos são caracterização e figurino, a palavra-chave é bom gosto, presidente no exagero, na simplicidade e na ousadia. Em parceria, Fernando Torquatto, que assina a caracterização, e Helena Gastal, a figurinista da novela, têm papel fundamental na materialização dos personagens que povoam a imaginação dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

A trama, ambientada no Rio de Janeiro e, em parte, em Florianópolis, se passa nos dias atuais e começará a ser exibida no auge do verão. Esses fatores serão facilmente percebidos nas roupas, na maquiagem, nos cortes de cabelo e nos acessórios dos personagens. Tecidos leves e coloridos foram escolhidos especialmente para as cenas realizadas em locações como praias e festas no balneário. Torquatto, que trabalha com Núbia Mazia, supervisora de caracterização, ressalta que os esmaltes, em alta na moda atual, terão atenção especial para ajudar a compor os looks. Além disso, em suas apostas, estão as sombras coloridas. “Eu gosto muito de fazer novela e de driblar a dureza do dia a dia para não cair no trabalho mecânico. Em ‘Insensato Coração’ há muitas transformações de personagens, o que é muito bacana, pois exige de nossa criatividade constantes renovações”, revela Torquatto.

Helena Gastal também faz as suas investidas. Com base nos perfis dos personagens e em tendências do próximo verão europeu, a figurinista lança mão de macacões, pantalonas e roupas curtas. Mulheres naturalmente sofisticadas. Assim são as personagens femininas de ‘Insensato Coração’. O ponto de partida é o primor na elaboração para traduzir uma sofisticação urbana bem específica. Um quebra-cabeça de cores e texturas foi montado para chegar a uma identidade clara e única, capaz de falar a mesma linguagem do texto e da emoção dos autores.

“Depois das primeiras conversas com o diretor e os autores, vêm as provas de roupa, uma etapa importantíssima do projeto sob a ótica do figurino. É neste ponto que testamos todas as propostas que nasceram após um longa pesquisa de referências em revistas, sites de moda, filmes... ou mesmo aquelas desenhadas especialmente para a novela. Durante essas experimentações, a equipe avalia o que realmente está funcionando e batemos o martelo”, conta Helena Gastal, que trabalha na área de figurino há 31 anos. Aliás, o trabalho de estreia da figurinista na Rede Globo foi em ‘Malu Mulher’, que contava com a direção de Dennis Carvalho. Já a primeira novela feita por Helena foi ‘Água Viva’, escrita por Gilberto Braga.

Logo nos primeiros capítulos, quando grande parte dos acontecimentos se concentra na capital de Santa Catarina, o público vai poder conhecer personagens do núcleo jovem, como Leila (Bruna Linzmeyer) e Cecília (Giovanna Lancellotti). Leila adora moda e tem um pezinho no rock’n’roll. Ela é resultado de uma mistura pop, permitida às jovens com sua personalidade e antenadas ao mundo da moda. Leila usará transparências e jaquetas curtinhas e justas. Já Cecília, de personalidade mais romântica, leva para a forma de se vestir, maquiar e enfeitar essa maneira de ver a vida.

Quando estiver em Florianópolis, a protagonista Marina (Paola Oliveira) vai deixar um pouco de lado o seu estilo, que transita entre o clássico e o moderno, para usar peças mais claras e coloridas. Marina, como é uma mulher muito ligada ao universo das artes plásticas e do design, leva estas referências para as roupas sóbrias. Peças fluidas, sedas e macacões vêm acompanhados de uma maquiagem sem exagero. Esta jovem mulher preza pela qualidade e tem grande apuro por formas bem definidas, sem perder a doçura e a feminilidade. As jóias e bijus foram escolhidas com muito cuidado e grande parte das peças foi fabricada exclusivamente para a personagem. O minimalismo está presente em seu cabelo, curto e naturalmente loiro. A maquiagem é composta de tons neutros. Em um evento logo no começo da trama, a mocinha aparecerá vestida elegantemente de smoking.

Bibi (Maria Clara Gueiros), a prima e grande amiga de Marina, é sinônimo de extravagância. Exuberante e muito segura de si, a ricaça usa o que tem vontade, e isso vale para cores, texturas, estampas e modelos distintos. Mas todas as suas peças e acessórios são de grife e custam muito caro. Imitá-la não é tarefa fácil. Bibi é ruiva e adora brincar com apliques no cabelo de corte chanel longo. Não é de se estranhar que seus penteados mudem tão radicalmente do dia para a noite. “Bibi é adorável. Há muito humor e ousadia nesta personagem. Ela não tem medo de errar e pode arriscar, afinal é uma mulher acostumada ao luxo”, explica Fernando Torquatto. Em relação ao guarda-roupa de Bibi, Helena Gastal brinca: “Ela é um escândalo! É daquelas mulheres que prendem a nossa atenção quando a encontramos nas ruas”. Bibi usa muito brilho, dourado em excesso e estampas variadas de animais.

A moda folk estará representada em ‘Insensato Coração’ na personagem Irene (Fernanda Paes Leme), uma jovem naturalmente sensual. Como o pai trabalha numa fábrica de cerâmica, a proximidade com este universo inspirou a escolha de seu estilo. Cintos largos, peças estampadas com quadriculados, jeans, shorts curtos e camisetas decotadas fazem parte de seu guarda-roupa. Irene mora perto da praia e por isso usa pouquíssima maquiagem e tem os cabelos levemente queimados do sol e iluminados com fios dourados.

Glória Pires, a Norma, vai aparecer no começo da história totalmente sem vaidade. “Cada personagem tem que ter um código afetivo para estabelecer uma ligação emocional com o público de casa. E isso se aplica à imagem completa, que vai da cor das unhas e do batom ao jeito de se vestir. Especialmente em relação à Norma, tivemos o cuidado para construí-la bem próxima à realidade. Ela é uma mulher que não se produz, mas isso não significa que houve desleixo em sua construção”, contou Torquatto. Com o tempo e a paixão por Léo (Gabriel Braga Nunes), Norma vai se tornar mais feminina e passar a usar vestidos com estampas de pequenos florais que ajudarão a dar um tom discretamente charmoso a seu visual.

Natalie (Deborah Secco) é uma personagem muito popular. Antenada mas sem condições financeiras para comprar peças de grandes marcas ou assinadas por estilistas, ela se vira como pode, ajustando o guarda-roupa ao apertado orçamento. Loiríssima, Natalie está quase sempre com os olhos bem marcados, em contraste com os tons rosados na boca, no rosto e nas unhas. “Rata de academia”, ela sabe que a beleza abre portas e que seu corpo pode e deve ser exibido. Por isso, abusa do figurino ajustado, curto e muito decotado. Natalie também usa muito brilho e passeia pelo exagero.

Uma mulher cosmopolita, urbana e com toques de romantismo. Esta é Carol (Camila Pitanga). O cabelo ganhou fios assimétricos e o seu jeito de vestir é chique e informal, com saias curtas e pantalonas, duas peças que marcam seu figurino. À noite, Carol aposta em vestidos e roupas mais românticas. Quando se encontra com André (Lázaro Ramos), por quem é apaixonada, escolhe vestidos leves e esvoaçantes. A irmã de Carol, Alice (Paloma Bernardi), traz para a novela a moda esportiva: malhas, tênis com jeans e peças de street wear. Estudante de Educação Física e adepta de um estilo de vida extremamente saudável, Alice tem uma caracterização que ressalta a sua juventude e frescor.

Wanda (Natália do Vale) é uma mulher madura, embora não tenha deixado de lado a jovialidade e a sensualidade. Ao longo da trama, ela passará por mudanças notáveis em relação ao figurino e à caracterização, mas no começo da história usará roupas mais vaporosas, com acessórios. Wanda adora decotes e escolhe modelos que a deixam com um ar mais jovial, revelando que ali ainda existe uma mulher pulsante e cheia de vida.

Os cabelos mais curtos marcam presença em muitas mulheres da história, como Haidê (Rosi Campos), Clarice (Ana Beatriz Nogueira) e Daisy (Isabela Garcia). Dos mais populares aos mais endinheirados, com poucas exceções, os personagens seguem a mesma linha de estética, que preza por um visual limpo e contemporâneo, sem muitas interferências.

Muitas referências da moda dos anos 60 farão parte do figurino de Eunice (Deborah Evelyn). Ela se veste de forma contida e tradicional. Seu cinto combina com o sapato, que combina com a bolsa e com os detalhes de tudo o que veste. Eunice gosta das roupas com caimento ajustado, como as saias-lápis, tubinhos secos e malharia clara. Já Luciana (Fernanda Machado), sua irmã, é uma típica “patricinha”.
A toda poderosa Vitória (Nathalia Thimberg) é moderna. “Eu pensei em fazer uma executiva bem integrada aos dias de hoje. A roupa tem que acompanhar a mentalidade aberta de Vitória”, explica Helena Gastal. Por isso, Vitória não poderia ser uma daquelas senhoras que vivem de tailleur e pérolas. Com os fios brancos assumidos, obviamente com muito estilo, Vitória ganha acessórios com desenhos diferenciados e roupas com cortes assimétricos e sobreposições, além de malharia para usar em casa.

Entre os personagens masculinos, Pedro (Eriberto Leão) é um homem que cuida de sua aparência sem nenhum exagero. Por ser piloto, está sempre barbeado e com o cabelo cortado. Ele é viril e educado, o arquétipo do homem tradicional. O rapaz não liga para moda. Ele prefere o conforto e não tem nenhum compromisso com o universo fashion. Pedro só compra o que vai usar. André (Lázaro Ramos) é objetivo e leva a vida sem sentimentalismos. É conquistador e, por isso, vaidoso. Elegantíssimo, está sempre com boa aparência e o figurino caprichado, em tons de preto, branco, cinza, azul marinho e bege.

Léo (Gabriel Braga Nunes) é sedutor, mas esconde um lado sombrio, reforçado por peças de cores escuras. O visual, marcado por um corte de cabelo cerrado, reflete traços da personalidade fria e calculista do vilão.

Raul (Antonio Fagundes) apresenta-se de forma naturalmente elegante. Já seu irmão, Umberto (José Wilker), carrega no figurino marcas de sua malandragem. Raul veste-se de maneira mais sóbria, com cores fechadas. Umberto usa terno e camisas com leves estampas.


Chamada na TV



Entrevista com o diretor Dennis Carvalho

Há mais de 30 anos dirigindo novelas, minisséries, seriados e programas de TV, Dennis Carvalho repete em ‘Insensato Coração’ a parceria de ‘Paraíso Tropical’, última vez que levou às telas um texto dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Dennis começou sua carreira como ator aos 12 anos de idade, atuando na novela ‘Oliver Twist’, uma adaptação do livro de Charles Dickens. A história foi exibida na TV Paulista, onde trabalhou durante anos, inclusive como dublador. Era dele a voz do Cabo Rusty do seriado ‘Rin-tin-tin’!

Na Rede Globo, são quase 30 novelas, atuando, dirigindo ou exercendo as duas funções ao mesmo tempo. A primeira delas foi ‘Pecado Capital’, em 1975, quando interpretou o personagem Nélio Porto Rico. Já a estreia como diretor foi em 1977, na produção ‘Sem Lenço, Sem Documento’. Dennis dirigiu 18 novelas, seis minisséries, três seriados e outros tantos episódios de ‘Você Decide’ e ‘Caso Especial’, além de musicais e do programa ‘Video Show’.

Fora da TV, Dennis atuou no cinema e no teatro. A primeira peça foi em 1969, ‘Hair’. Na década de 80, sua atuação chamou a atenção dos críticos na peça ‘Campeões do Mundo’, de Dias Gomes. No cinema, trabalhou em longas como ‘Elas’, ‘Ninguém segura essas mulheres’, ‘Beijo na Boca’, ‘A Partilha’ e ‘Se Eu Fosse Você’.

Insensato Coração tem um ritmo intenso, com muitos acontecimentos que podem mudar totalmente o rumo da trama em diferentes momentos. Como é o trabalho de direção numa obra como essa?
Dennis Carvalho: A direção precisa seguir o compasso da história. Nesta novela, especialmente, há sequências muito interessantes de cenas de ação, como as que foram gravadas em aviões e serão exibidas logo na primeira semana. Para dar o peso exato de cada linha escrita pelos autores, lançamos mão de diferentes recursos que nos ajudam a envolver e emocionar o público. A escolha das locações, por exemplo, é um dos pontos de partida para imprimir o tom e o ritmo exatos do texto. Logo nas tramas iniciais, optamos por gravar em mais de um aeroporto, para chegar bem perto do universo da aviação, que faz parte da realidade do nosso protagonista, vivido por Eriberto Leão.

A escalação do elenco certamente é um dos momentos mais importantes no processo de produção de uma novela. Como é a sua parceria com os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que escrevem muitos personagens já pensando em atores específicos?
Dennis Carvalho: A minha parceria com o Gilberto nasceu faz tempo e, depois de vários trabalhos juntos, conseguimos atingir um ponto bastante interessante de sintonia, afinidade e concordância nas decisões. Com a chegada do Ricardo, a relação de mútua confiança continuou sendo fundamental para que as sugestões feitas por um dos lados sejam acatadas de forma consciente e ajustada a um propósito comum, que é sempre o melhor resultado para a novela. Fazemos parte de um único time e nos conhecemos o suficiente para seguir por este ou aquele caminho, e isso inclui até mesmo as propostas mais ousadas, como no caso das apostas em novos atores.

Você está reencontrando atores que se tornaram amigos fora das telas. Como é o desafio de não repetir a composição de personagem quando você dirige profissionais com os quais já trabalhou?
Dennis Carvalho: O desafio de compor um novo personagem deve sempre existir, seja para o ator, para o autor ou para o diretor. Aliás, esse é um dos combustíveis desta engrenagem, uma das etapas mais prazerosas de um trabalho desta natureza. Em relação aos atores com os quais já tive a felicidade de trabalhar mais de uma vez, como Glória Pires, Antonio Fagundes e Deborah Evelyn, a experiência e o talento fazem com que essa barreira não exista. Mesmo que eu esteja reencontrando muitos atores pela segunda, terceira, quarta...vez, partimos do zero na hora de trazer para o set um novo personagem, usando a nosso favor o fato de nos conhecermos profundamente.

Você já assinou trabalhos de muito sucesso. Isso aumenta a pressão na hora de começar uma nova novela?
Dennis Carvalho: Eu acredito que seja natural essa exigência por um resultado de qualidade, afinal eu mesmo zelo muito por isso. No meu dia a dia, tento colocar em prática, obviamente com o apoio e a parceria de toda a minha equipe, tudo o que aprendi com a experiência dos anos de trabalho, seja como ator ou diretor, pois são atividades que, para mim, ser tornaram complementares. É muito bom saber que o público – ou mesmo a direção da emissora – tenha boas expectativas em relação ao que está por vir. É pensando no telespectador e em dar corpo e forma a boas histórias que concentramos os nossos esforços.

A Rede Globo adquiriu um avião cenográfico especialmente para a gravação das primeiras cenas da novela, quando o casal protagonista, Marina e Pedro, se conhece. Como foram as gravações neste cenário?
Dennis Carvalho: Foi uma ousadia a compra deste novo cenário. Agora podemos ter cenas ambientadas em aviões com a facilidade de gravar num local onde há espaço e estrutura para o melhor posicionamento de câmeras, iluminação e figuração... Podemos dispor do cenário exatamente como queremos ou precisamos; isso significa que é possível transformar o local num avião de luxo apenas com a interferência das equipes de cenografia e produção de arte. O avião-cenário é bem maior do que um avião real – apesar de guardar as mesmas proporções - e isso melhora sensivelmente as condições de trabalho dentro do local.

Importantes acontecimentos dos primeiros 60 capítulos são ambientados em Florianópolis. Vocês começaram as gravações da novela na capital catarinense. Qual é o balanço que você faz desta viagem?
Dennis Carvalho: É muito valioso poder viver a realidade do local que serve como inspiração para uma história. Tudo que aprendemos durante o tempo em que estivemos por lá poderá ser trazido para a novela, e isso também se aplica às equipes de produção e aos atores, que conviveram com a população da região. A cenografia, por exemplo, conseguirá criar os cenários do núcleo catarinense com muito mais fidelidade. Isso também vale para a produção de arte, o figurino e a caracterização dos personagens. Além disso, Florianópolis é um lugar lindíssimo, com paisagens e locações que darão um toque especial às cenas. Eu fiquei muito feliz com o resultado do trabalho realizado na ilha.

O que você pode contar sobre a trilha sonora?
Dennis Carvalho: Que a abertura será com a cantora Maria Rita e que teremos nomes como Maria Betânia, Elis Regina, Caetano Veloso, Renato Russo e Mart´nália, entre outros...


Insensato Coração será exibida alta definição (HDTV) de segunda a sábado, após o Jornal Nacional.


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Fonte/Créditos: Diretoria de Comunicação Transmídia - CGCOM




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