sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Globo News completa 14 anos e ganha nova identidade visual

Inspirado em canais de notícias internacionais como a CNN, o canal brasileiro Globo News completa hoje – 15 de outubro – 14 anos de existência.

Parte da Globosat, das Organizações Globo, o canal pago Globo News é o primeiro canal de notícias do Brasil. Precedendo os canais Band News (canal pago) em 2001 – do Grupo Bandeirantes de Comunicação –, e em 2007 o Record News (canal aberto) – da Rede Record.

Globo News figura entre os dez canais mais assistidos da TV paga, sendo o líder de audiência entre os canais de notícias na TV paga, e é uma referência em credibilidade e qualidade de informação. Apesar de ter uma grade padrão, essa pode sumir e dar lugar a cobertura de assuntos urgentes e importantes, como recentemente o resgate dos mineiros no Chile que foi transmitido por cerca de trinta horas.



Com sede no Rio de Janeiro e estúdios em São Paulo e Brasília, contando com cerca de 250 profissionais, atualmente são produzidos 28 produtos, entre programas e telejornais, que compõem a grade de programação, além da reexibição de cerca de 10 programas produzidos pela TV Globo.

O Globo News em Pauta, apresentando por Sérgio Aguiar, é o programa mais novo incorporado à grade, foi lançado em 16 de agosto deste ano.

O Jornal das Dez, sob o comando de André Trigueiro, vai ao ar de domingo a domingo, sempre às 22 horas, e conta com conexões diárias com jornalistas e comentaristas em São Paulo, Brasília e Nova York.

Além das tradicionais edições de meia-hora do Em Cima da Hora, que recentemente se apresentam em edições de uma hora às 10 horas e às 18 horas. E por vezes em edições bem curtas, dando lugar ao Boletim de Notícias.

Para comemorar os 14 anos, na segunda-feira (18) às 6 horas da manhã entra no ar a nova identidade visual do canal, com novo logo, novas vinhetas, novos GCs, novos cenários e até telejornais renomeados.

Como é o caso do Em Cima da Hora, que continua indo ao ar de hora em hora, mas que passa a se chamar Jornal Globo News.



A nova marca e a identidade visual da Globo News partiram de uma pesquisa encomendada à agência F/Nazca há dois anos e foram desenvolvidas por uma equipe da empresa Crama Design Estratégico em parceria com o Departamento de Arte do jornalismo da Rede Globo.

O slogan "Globo News. A vida em tempo real." dá lugar ao “Globo News. Nunca Desliga.”.

Há ainda a preocupação em promover uma convergência entre televisão, internet e celular. Recentemente, além do site ter se tornado informativo, dinâmico e interativo, foi lançando um aplicativo para iPhone e em breve será para Android.

Entretanto ainda não existe nenhuma preocupação com a produção e transmissão de conteúdo em HDTV (alta definição).

Ainda, a quantidade de reprises deve ser reduzida e dar lugar a jornalismo ao vivo.

A direção da Globo News está a cargo de César Seabra, sob o comando de Carlos Henrique Schroder, diretor geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo.

O Globo News Especial, no domingo às 23 horas, explica todas as novidades e o processo de mudança. A partir do domingo, campanhas em jornais, revistas, internet, cinema e outros meios começam a ser veiculadas.


A Globo News pode ser sintonizada pelo canal 40 na Sky, Net, TVA e Via Embratel.
O site é http://www.globonews.com.br




blog comments powered by Disqus