sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conheça a nova Globo News

Post por Gregori Pavan e colaboração de Ricardo Souza.


Globo News estreou na última segunda-feira, 18, sua nova identidade visual, novo logo, novo cenário, novas chamadas e novas vinhetas.

A princípio, pelo que se pôde acompanhar, as mudanças são apenas visuais. Não há novos programas, não há novas contratações, nenhuma nova redação ou correspondente em outro país. Os mesmos apresentadores e comentaristas continuam nos mesmos programas.


O LOGO

A nova marca está mais “clean”, em prateado e vermelho sobre um fundo preto. Bem diferente do “Globo” azul translúcido que vinha sendo usado há algum tempo. O prata remete aos primeiros logos da Globo News, onde o termo “Globo” aparecia nessa cor, entretanto, o “News” em vermelho é mantido desde o lançamento do canal em 15 de outubro de 1996.


O SLOGAN

Passa de "Globo News. A vida em tempo real." para "Globo News. Nunca desliga.".


CAMPANHA EM VÍDEO

Criado pela agência F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI, um spot de um minuto e meio foi lançado no domingo, 17, dentro do Fantástico na TV Globo, logo depois passou a ser veiculado durante a programação da Globo News.
A partir da sexta-feira, 22, as salas de cinema das redes UCI e Cinemark no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre passam a exibir esse spot.


CAMPANHA IMPRESSA

No domingo, 17, jornais e revistas de circulação nacional traziam anúncios com frases como “Nunca ignorar. Nunca se acomodar. Nunca relaxar. Nunca descansar. Nunca desistir. Nunca se intimidar. Nunca fraquejar. Nunca subestimar. Nunca superestimar. Nunca deixar barato. Nunca cochilar.”.




A campanha impressa também foi desenvolvida pela agência F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI.


AUDIÊNCIA

A Globo News tem 7,3 milhões de telespectadores diferentes, de acordo com o Ibope Media Workstation, 1º semestre de 2010.

Ainda segundo dados do Ibope Media Workstation, indivíduos com Pay TV, a Globo News registrou 0.40 de média 24 horas – contabilizada de 06h00 até 05h59 – no mês de julho. No mês de setembro, a emissora subiu seu índice em 0.03, ficando em 7º lugar no ranking.

Sua concorrente na TV por Assinatura, BandNews, registrou somente 0.07 no mês de setembro, não figurando no ranking das mais vistas.
Na TV Aberta, segundo dados do Ibope TerminalCliente Web, a Record News registrou 0.20 no mesmo mês, sendo uma das emissoras menos vistas na Grande São Paulo, praça mais importante para o mercado publicitário.


AGRUPAMENTO POR CORES

A diferença mais interessante é a maneira como foram agrupados os produtos da emissora, divididos em cinco cores: vermelho, verde, lilás, azul e cinza.

A cor vermelha reúne os telejornais: Jornal Globo News, Conta Corrente, Jornal das 10, Estúdio i e Globo News Em Pauta.

Em verde os programas: Espaço Aberto (em suas versões), Milênio, Entre Aspas, Sem Fronteiras, Fatos e Versões e o Globo News Painel.

A cor lilás agrupa os programas: Mundo S/A, Almanaque, Pelo Mundo, Cidades e Soluções, Sarau, Via Brasil e Starte.

A cor azul reúne os programas que não são produzidos pelo canal, como por exemplo a (re)exibição do Bom Dia Brasil nas manhãs, do Fantástico, do Profissão Repórter, esses produzidos pela TV Globo.

Reunidos na cor cinza estão: Globo News Especial, Arquivo N, Dossiê Globo News e Globo News Documento.


NOVO ESTÚDIO

O estúdio principal do canal que fica no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, foi reformado e agora aporta os telejornais. São 18 edições do Jornal Globo News - antigo Em Cima da Hora - ao longo do dia, duas edições do Conta Corrente, além do Jornal das Dez.

O estúdio principal pode ser usado em duas configurações, com e sem a bancada.
Por padrão, a bancada é utilizada na apresentação dos Jornal Globo News e do Jornal das Dez, e a bancada é retirada para a apresentação do Conta Corrente.

À esquerda, um vídeo wall (telão) composto por 18 telas que permite a entrada de repórteres em links ao vivo, apresentação de imagens ilustrativas, e é também por onde aparecem as perguntas enviadas pelos telespectadores através do site.

À direita, um espaço mais informal para receber entrevistados com poltronas - a princípio duas ou no máximo três -, um aparador atrelado ao cenário e uma televisão de altíssima definição com cerca de 50 polegadas, por onde pode ser apresentado um link com outro entrevistado ou perguntas de telespectadores.

Ao fundo foi mantida a redação, característica desde a estreia do canal.


CAMPO DE VISÃO DO TELESPECTADOR

As mudanças pelo que o telespectador visualiza começam pela marca d'água que continua na parte superior à esquerda, mas passou de um "GloboN" translúcido para um "GloboNews" prateado.

Na parte inferior, o novo GC ocupa praticamente o mesmo espaço do antigo, porém agora é padronizado para todos os programas e tem seu fundo branco. O que muda é a cor da grafia, que varia entre vermelho, verde e lilás - de acordo com grupo que o programa pertence -, e o logo do programa.
A barra com notícias correntes foi mantida, porém está mais fina. O relógio passou da esquerda para a direita.


EM CIMA DA HORA para JORNAL GLOBO NEWS

O telejornal exibido de hora em hora conhecido há 14 anos por Em Cima da Hora mudou de nome e agora é chamado de Jornal Globo News.

São dezoito edições do Jornal Globo News ao longo do dia. As edições das duas, três, quatro e cinco horas têm cinco minutos de duração. A partir das seis horas da manhã as edições são de trinta minutos cada. Com exceção da edição das 10 horas que tem uma hora e meia, e da edição das 18 horas que tem uma hora de duração. A edição da meia-noite e da 1 hora também tem trinta minutos.
Entretanto, as edições podem ser alongadas a qualquer momento com a cobertura de algum evento urgente e importante.


CONTA CORRENTE

Antes apresentado em uma parede por Guto Abranches, agora o Conta Corrente passa a utilizar toda a extensão do estúdio principal.


GLOBO NEWS INDICADORES


JORNAL DAS DEZ

O Jornal das Dez é apresentado por André Trigueiro no Rio de Janeiro, e conta com a participação de Ricardo Lessa e Carlos Alberto Sardenberg em São Paulo, Carlos Monforte em Brasília, Sandra Coutinho em Nova York, além da participação eventual dos comentaristas Merval Pereira e Cristiana Lôbo.

No Rio de Janeiro

Em São Paulo

Em Brasília



O Estudio i apresentado por Maria Beltrão, o Globo News Em Pauta por Sérgio Aguiar, o Entre Aspas por Mônica Waldvogel, o Espaço Aberto por Alexandre Garcia e o Espaço Aberto por Mirian Leitão continuam sem alteração de estúdio e de cenário.


ANTES E AGORA








AINDA


NOVAS VINHETAS






NOVAS CHAMADAS







CRÍTICAS

A Previsão do Tempo tem sido cada vez menos noticiada pela Globo News.
Há cerca de um ano, além das apresentações mais elaboradas, durante a maioria das edições do Em Cima da Hora eram exibidas vinhetas rápidas com a previsão. Atualmente, o telespectador encontra a Previsão do Tempo só às 10h, às 18h, e à meia-noite.
Seria interessante que a emissora noticiasse mais, e também criasse um programa específico só com Previsão do Tempo.

Os vícios de linguagem e manias de alguns apresentadores são no mínimo engraçados, mas no geral são irritantes e totalmente dispensáveis.
Quem já assistiu ao Jornal Globo News edição das 10 horas, por exemplo, com a apresentação de Lair Rennó, Luciano Cabral, e seus "ai" sabe bem como é.

Apesar de anunciar uma interação maior com o telespectador, dando mais ênfase ao envio de perguntas pelo site, não há um empenho na convergência com Redes Sociais.
As Redes Sociais - Twitter, Facebook... - são atualmente o canal mais rápido para se comunicar e também para permitir que o telespectador se comunique com a emissora.
São utilizadas com relevância há pelo menos um ano pela CNN e BBC News, ambas mantém até perfis específicos para "ouvir" o telespectador.

É nítida a "inspiração" do cenário da emissora brasileira nos cenários das internacionais BBC News e CNN, porém é uma pena que a interação e convergência com Redes Sociais não tenha também sido copiada.


SINTONIZAR

O canal de notícias 24 horas Globo News pode ser sintonizado pelo canal 40 das principais operadoras de tv por assinatura - SKY, NET, TVA e Via Embratel. Consulte a disponibilidade em outras operadoras.


SITE:

www.globonews.com.br


TWITTER:

twitter.com/canalGloboNews


APP:

App para iPhone e iPod Touch.
Em breve para Android.




blog comments powered by Disqus