quarta-feira, 9 de junho de 2010

Review: celular Sony Ericsson Satio (U1a)


O celular Sony Ericsson Satio (U1a) - primeiro smartphone da Sony com sistema operacional Symbian personalizado, já que os anteriores possuem OS proprietário da Sony - é praticamente uma câmera digital Cyber-Shot que também faz ligações. O smartphone tem teclado Qwerty, tela touch screen ampla de 3,5 polegadas (360x640 pixel) com taxa de 16:9 e 16 milhões de cores.



Sua câmera incomparável faz fotos de até 12.1 megapixel - em proporção de 4:3 e tamanho de 4000x3000; em 9 megapixel as fotos são em widescreen 19:6 e tamanho 4000x2250 -, tem flash xênon embutido, zoom digital de até 16x, faz fotos panorâmicas, autofoco, luz de foco, estabilizador de imagens, captura por toque, detecção de sorrisos, e o BestPic™ - que tira fotos sequenciais e escolhe a melhor para você.

Outro recurso bem atual é a marcação geográfica (geotagging) nas fotos utilizando o GPS interno. A câmera também grava vídeos em VGA de 640x480 pixel, 30fps, proporção de 4:3 e formato MPEG-4 Movie (.MP4). (Exemplo de vídeo clique aqui)

Exemplo de foto em 2 megapixel (clique sobre a foto para ver em tamanho original):

Exemplo de foto em 9 megapixel (clique sobre a foto para ver em tamanho original):

Exemplo de foto em 12 megapixel (clique sobre a foto para ver em tamanho original):


Em termos de música, o player do Satio também não deixa a desejar. O player é semelhante ao iPod com biblioteca que permite acesso por artistas, álbuns e faixas, criação de playlists, exibe a capa do álbum e tem suporte à podcasts. O player possui funções básicas de todo tocador, como avança, retrocede, pausa, entre outras, mas o que diferencia são as funções shuf (random), repeat one e repeat all, as quais os players dos celulares da Sony estranhamente não tinham. As músicas podem ser ouvidas direto no aparelho, ou com fones de ouvido ou ainda com mini alto-falantes que pode ser acoplado ao aparelho.
O celular também tem rádio FM - que só pode ser acessado com os fones de ouvido conectados -, mas ouve um grande retrocesso em relação a função rádio de aparelhos da Sony anteriores. Ele não tem o recurso RSD (Radio Data System) que exibe na tela algumas informações transmitidas pela própria rádio como nome da música e do artista. O player de rádio é tão ruim que sequer tem opção na tela para aumentar ou diminuir o volume - como no player de música ou vídeo -, que só fuçando se descobre que é acionado com os botões laterais.
O Satio trás ainda recursos comuns nos celulares da Sony, o TrackID™ que permite gravar um pequeno trecho da música ambiente e identifica-la, e o acesso ao PlayNow™ com download de músicas, ringtones, wallpapers e jogos para o celular.

Satio é 3G e quadriband, funciona com todas as operadoras em redes GSM/GPRS/EDGE 850/900/1800/1900 e UMTS/HSPA 900/2100. Em conectividade esbanja recursos: acesso à internet por Wi-Fi, transmissão de dados por Bluetooth™ 2.0 e sistema integrado de GPS com suporte ao Google Maps, mas não conta com transmissão de dados por infravermelho. Além disso, tem saída para TV (requer adaptador - não incluso), armazenamento massivo via USB (função pendrive) e PictBridge. Permite chamadas por vídeo, tem sensores de rotação (acelerômetro), sensor de iluminação e led de status - que indica novas ligações e novas mensagens.



Suas dimensões são: 11,20 cm de altura, 5,50 cm de largura e 1,30 cm de espessura, pesando apenas 126 gramas (menos que um iPhone 3Gs).
Na parte frontal, ao centro ampla tela de 3,5 pixels, na parte superior sensor de proximidade - que "apaga" o celular quando em chamada é encostado à cabeça - além de sensores de brilho e câmera para chamada de vídeo, três botões: últimas ligações, menu e finalizar chamada (sair) ocupam o espaço inferior.
Na lateral esquerda, botão "hold" - que trava e destrava o celular -, entrada para carregador e outros acessórios, e entrada do cartão de memória MicroSD.
Na lateral direita, botões pra cima e pra baixo - que controlam zoom da câmera, volume do player e outros -, botão de visualização de fotos, botão que alterna entre função foto e vídeo da câmera e o botão que dispara a foto.
Na parte traseira, uma tampa que corre e protege a lente da câmera e o flash.

A bateria dura em média: até 11 horas em conversação; até 360 horas em espera; e até 2 horas em chamadas de vídeo.

O Sony Ericsson Satio (U1a) tem um preço sugerido pela Sony de R$ 1.999.
Por esse preço, o kit conta com cabo de dados USB, fones de ouvido, mini alto-falantes, cartão de memória micro SD de 8 GB e caneta Stylus.



-Tela ampla e com bom contraste;
-Design atraente e equipamento leve;
-Player de música com funções de repeat, repeat all e random;
-Celular também recarrega quando conectado à porta USB do computador;
-Câmera com um bom flash;
-MicroSD de 8GB incluso (suporta até 16GB);
-Mini alto-falantes incluso;
-Multitarefa, permite o uso de mais de um serviço ou aplicativo;


-Mudança do tipo de cartão de memória - geralmente é o M2 nos celulares Sony Ericsson - e falta de um adaptador MicroSD incluso no kit;
-O teclado Qwerty na tela não suporta digitação muito rápida e as vezes trava;
-Apesar do acelerômetro, a tela só permite duas posições: em pé (vertical) e horizontal com a parte superior para a esquerda;
-Sony Ericsson ainda adota o plug para encaixe de carregador, cabo de dados, fones de ouvido e outros acessórios no padrão dos antigos Ericsson;
-Ineficiência do recurso "redutor de olhos vermelhos" nas fotos;
-No Brasil, o aparelho só está disponível na cor preta, em outros países está disponível em preto, vinho e prata;
-Não permite gravar uma chamada telefônica, modelos antecessores permitiam.
-O carregador não segue o novo formato de plug para a tomada, sendo que já há legislação vigente e deveria estar adequado a isso.


Review feito em conjunto com Theus do blog Theus Falcão.




blog comments powered by Disqus