quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 da TV Band - Um Olhar para 2010 - 29/12/2009

1ª parte


2ª parte


3ª parte


4ª parte


5ª parte


6ª parte




terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 da TV Record - 28/12/2009

1ª parte


2ª parte




domingo, 13 de dezembro de 2009

Telefônica tem a internet banda larga mais cara entre 9 países pesquisados

Estudo publicado no jornal O Estado de S.Paulo de hoje, domingo 13 de dezembro de 2009, mostra que a internet banda larga da Telefônica – o Speedy - é a mais cara entre os nove países pesquisados.



Na França, a Numercicable oferece acesso à internet (ADSL) com velocidade de 100 Mbps por R$ 57,09, ou seja, 57 centavos por Mbps.

No Brasil, a Telefônica oferece acesso à internet (ADSL) com velocidade de 2 Mbps por R$ 78,39 (seria 78,85, mas variou por causa da conversão do dólar), ou seja, mais de 39 reais por Mbps.

A Telefônica presta serviço para o Estado de São Paulo, a velocidade máxima que ela anuncia é de 30 Mbps, mas essa velocidade de 30 Mbps – que é praticamente 1/3 do que é oferecido na França – é apenas para alguns bairros da cidade de São Paulo. A maioria dos clientes da Telefônica, na verdade, tem acesso a 1 Mbps, quando a empresa consegue disponibilizar isso.

A título de curiosidade, o acesso a 30 Mbps da Telefônica custa 469 reais, são quase 16 reais por cada Mbps, na França são 57 centavos por Mbps.





"FICHA CORRIDA" DA TELEFÔNICA:

02.12.2009 - Telefônica tem o pior e mais caro serviço de banda larga do país

11.11.2009 - Telefônica: meu sobrenome é mentirosa e eu quero prejudicar você

20.10.2009 - Não há explicação para o apoio do Governo José Serra à Telefônica

15.10.2009 - Governo José Serra dá apoio à Telefônica

21.08.2009 - Reclame de um SAC (call center) ao Ministério da Justiça pela internet

05.08.2009 - Telefônica e DM9DDB lançam a campanha “Telefônica EnrolAÇÃO”

02.07.2009 - http://gregoripavan.blogspot.com/2009/07/2-de-julho-de-2009-mais-uma-vez-o.html">2 de Julho de 2009: mais uma vez o Speedy Telefônica falha

22.06.2009 - Telefônica é PROIBIDA de vender o Speedy, mas NÃO CUMPRE

21.05.2009 - Outra vez a Telefônica Speedy apresenta falha e prejudica São Paulo

09.04.2009 - Telefônica Speedy MAIS uma vez apresenta falha e volta a prejudicar SP

19.03.2009 - O que EU achei do Caso Marcelo Tas X Telefônica

01.12.2008 - As novas regras de atendimento ao Consumidor

15.07.2008 - A verdade sobre o suposto abatimento da Telefônica

09.07.2008 - Telefônica estaria perdendo clientes por causa da pane

08.07.2008 - "Telefônica" acredita ser sabotagem. Uma desculpa para a Pane do Speedy

07.07.2008 - 5º dia, problema com Speedy persiste

04.07.2008 - Às últimas sobre a desfaçatez da Telefônica

04.07.2008 - Problema com Speedy persiste, entra no 3º dia

03.07.2008 - Speedy fora do ar: Como agir?

03.07.2008 - Raio-x Telefônica e Pra que serve a Ouvidoria da Telefônica?

25.05.2008 - Telefônica / Speedy bloqueou acesso ao Google Pages!

22.05.2008 - Brasil Telecom, Telefônica, Oi e NET praticam traffic shaping

22.05.2008 - IDEC aponta Telefônica-Speedy como pior opção

10.12.2007 - Procon afasta diretora após "festinha" da Telefônica

10.12.2007 - Intercâmbio a ser evitado

08.12.2007 - Telefônica promove "festinha" para o Procon

17.10.2007 - Tem coisas que só a Telefônica faz pra você

09.10.2007 - Telefônica deve disponibilizar detalhamento das chamadas locais

08.10.2007 - Telefônica/Speedy falta de ética e de respeito

04.10.2007 - Isso é Telecomunicação?

01.10.2007 - Telefônica continua agindo de má fé

29.09.2007 - Telefônica é PROIBIDA de exigir provedor, e terá que indenizar consumidor




sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Em 2 anos: HDTV (TV Digital) é para poucos e TVs ainda não aderiram

A TV Digital no Brasil foi inaugurada em 2 de dezembro de 2007 com as primeiras transmissões em São Paulo, mas sua implementação começou em 1999. Em novembro de 2003 foi criado o Comitê do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre – que ficou responsável por estudar e indicar o melhor padrão a ser implantado.

No Brasil, a TV Digital segue um padrão próprio – tecnicamente chamado de ISDB-TB (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial, o “B” de Brasil) -, que é uma adaptação do sistema japonês – o ISDB-T. Foram acrescentadas ao padrão japonês tecnologias desenvolvidas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Basicamente, o padrão japonês utiliza a codificação de vídeo MPEG-2, no padrão brasileiro foram adotados a codificação de vídeo MPEG-4 (H.264) e codificação de áudio HE-AAC v2, mais atuais e melhores que o japonês.

Pioneiros em TV Digital, em 1970, cientistas da NHK – a emissora estatal do Japão – começaram a desenvolver um sistema com melhor qualidade de imagem e som para a televisão.


O padrão brasileiro de TV Digital está sendo adotado também pela Argentina, Chile, Peru e Venezuela.

HDTV (High Definition Television, em português: Televisão de Alta Definição) ou TV Digital, aberta, é gratuita e permite melhor qualidade de som e imagem para os telespectadores. Permite ainda que o sinal seja captado por diversos tipos de dispositivos, possibilitando com isso mobilidade e um maior alcance à televisão.

A TV Digital brasileira também promete, num futuro próximo, interatividade. Participar de enquetes, ter acesso a conteúdo extra e até fazer compras pela TV, pode se tornar possível através do sistema intitulado de Ginga. Esse sistema está sendo desenvolvido em Código Aberto e é baseado na tecnologia Java.

Em tese, para ter acesso à TV de alta definição o cidadão tem que adquirir um conversor e acoplar ao seu televisor, mas na prática para ter acesso real à qualidade de imagem e som também é preciso ter uma televisão de alta definição (plasma, LCD ou LED). Esses equipamentos custam muito caro e, principalmente por isso, a consolidação da TV Digital no país segue a passos lentos.

No dia 2 de dezembro de 2009 a TV Digital no Brasil completou dois anos. Apesar do cronograma de implantação estar em ritmo acelerado, à adesão dos cidadãos ainda é pequena e a produção de conteúdo pelas emissoras ainda menor.

Em dois anos, a TV Digital chegou a 18 dos 26 Estados e também ao Distrito Federal, através de 56 emissoras. De 5.565 municípios, o sinal digital está presente em apenas 27 cidades, disponível a cerca de 60 milhões de habitantes. Isso não quer dizer que 60 milhões de pessoas já assistem à TV Digital, muito pelo contrário.

Estima-se que nesses dois anos tenham sido vendidos dois milhões de equipamentos que dão acesso ao sinal digital como os conversores para televisão, televisores com o conversor embutido, celulares e congêneres. E nem isso indica que sequer esses dois milhões façam o uso contínuo desses equipamentos. Ou seja, a TV Digital ainda não vingou.

São essas as 27 cidades onde pelo menos uma emissora já transmite o sinal digital: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília e regiões administrativas (Taguatinga, Guará, Sobradinho), Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Joinville, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba, Teresina, Uberlândia e Vitória.

Até 2016 o sinal analógico, o tradicional atualmente, continua sendo transmitindo simultaneamente ao sinal digital.

Dois fatores são determinantes para que exista a TV Digital: a adesão dos cidadãos e a produção de conteúdo em alta definição pelas emissoras de TV para que esses cidadãos assistam.

Por enquanto, o cidadão está praticamente impedido de ter a TV Digital, pois para isso são necessários equipamentos específicos, e que já passados pelo menos dois anos continuam muito caros. E, os poucos que já conseguiram comprar os equipamentos, encontram pouquíssima programação em alta definição para assistir.

As emissoras precisam produzir conteúdo em alta definição, o que ainda não é uma realidade no nosso país. Para representar claramente a pequena adesão das emissoras de televisão, pesquisamos e montamos o gráfico a seguir.

Foi usada como base, aleatoriamente, a semana do dia 30/11 a 06/12, considerando a programação transmitida para São Paulo, de 6 emissoras: Rede Bandeirantes, Rede Globo, Rede Record, Rede TV!, Rede Vida e SBT.



A Rede TV! é a líder absoluta de programação em alta definição entre todas as emissoras de TV aberta do Brasil. Por ser uma emissora nova, praticamente nasceu na era da TV digital e não precisou fazer grandes mudanças como às emissoras mais antigas precisam. Das 168 horas de uma semana, 161 horas e 40 minutos da programação da Rede TV! foi transmitida em HDTV. Dessas, 7 horas e 45 minutos foram exibição de produção de terceiros, como os jogos de futebol da UEFA e apresentações da UFC, as outras 153 horas e 55 minutos foram geradas em alta definição pela própria emissora. A Rede TV! transmite em média 23 horas por dia em HDTV.

Programas exibidos em HDTV na Rede TV!: Leitura Dinâmica 1ª e 2ª edição, Manhã Maior, RedeTV! Esporte, A Tarde é Sua, TV Fama, RedeTV! News, SuperPop, Interligado, Programa Amaury Jr., Pânico na TV, Brother's , Good News, Ritmo Brasil, Bola na Rede, É Noticia, lutas da UFC e partidas de futebol da UEFA. É importante ressaltar que alguns desses programas, principalmente os jornalísticos, exibem algumas partes que não são em alta definição. No canal digital, a programação é reapresentada várias vezes, por isso também esse total de horas.

A Rede TV! não é só líder em quantidade de horas transmitidas em HDTV, ela foi à primeira emissora a transmitir em HDTV em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, bem antes da Rede Globo ou Rede Record.

Em segundo lugar, porém bem distante da Rede TV!, aparece a Rede Bandeirantes – a Band – com um total de 74 horas e 50 minutos transmitidas em HDTV, sendo 65 horas e 20 minutos geradas pela própria emissora e 9 horas e 30 minutos de terceiros em exibição de filmes e jogos de futebol. A Band transmite em média 10 horas por dia em HDTV, cerca de 8 programas por dia.

Programas exibidos em HDTV na Band: Primeiro Jornal, Dia Dia, SP Acontece, Márcia, Brasil Urgente, Jornal da Band, VídeoNews, CQC, Jornal da Noite, E24, Apito Final, Uma Escolinha Muito Louca, Toda Sexta, alguns filmes no Top Cine Especial, No Coração do Brasil, Programa Raul Gil, Zero Bala, Band Esporte Clube, Terceiro Tempo e algumas partidas de futebol. É importante ressaltar que alguns desses programas, principalmente os jornalísticos, exibem algumas partes que não são em alta definição.

Em terceiro lugar, e distante da Band, vem o SBT. A emissora de Silvio Santos transmitiu 29 horas e 45 minutos em HDTV na semana analisada, dessas 20 horas geradas pela própria emissora e 9 horas e 45 minutos transmitindo conteúdo de terceiros como filmes e séries. O SBT transmite em média 4 horas por dia em HDTV, cerca de 4 programas por dia.

Programas exibidos em HDTV no SBT: Casos de Família, Você se Lembra, Vende-se um Véu de Noiva, Hebe, Esquadrão da Moda, A Praça é Nossa, Supernanny, Uma Hora de Sucessos, Domingo Legal, Chuck, Desaparecidos, Smallville, Lances da Vida, Sobrenatural (a partir da 3ª temporada), O Exterminador do Futuro e alguns filmes no Cine Espetacular. São transmitidos integralmente em HDTV.

Em quarto lugar aparece a Rede Vida. Uma emissora religiosa - para um público específico -, de pequena notoriedade, portanto pequena audiência e também pequeno faturamento, mas que foi selecionada e colocada propositalmente para mostrar que nada disso impediu que a emissora se esforçasse para entrar na era da TV Digital e produzisse e transmitisse em HDTV mais até do que a Globo e a Record. Na semana analisada a emissora produziu e transmitiu 23 horas e 10 minutos em HDTV, são cerca de 3 programas por dia, e uma média de 3 horas em HDTV por dia.

Programas exibidos em HDTV na Rede Vida: Tribuna Independente, Missa do Santuário da Vida, JCTV e Jornal da Vida. Sendo que esses dois últimos, jornalísticos, podem conter algumas partes que não são em alta definição.



Em penúltimo lugar aparece a Rede Globo, onde de 168 horas de uma semana transmitiu ínfimas 20 horas e 11 minutos. Dessas, 9 horas e 11 minutos foram geradas pela própria emissora e 11 horas foram transmissão de terceiros como filmes e futebol. A Globo transmite em média 3 horas por dia em HDTV e cerca de 2 programas por dia.

Isso mostra claramente que a maior emissora do Brasil, seja em número de telespectadores ou de faturamento, não acredita e não aderiu à TV Digital.

Programas exibidos em HDTV na Rede Globo: Viver a Vida, alguns filmes na Tela Quente, Sessão da Tarde, Intercine, Sessão de Sábado e Temperatura Máxima, Toma Lá, Dá Cá, Profissão Repórter e A Grande Família. São transmitidos integralmente em HDTV.

A relutância da emissora carioca à TV Digital é notória e curiosa. Por exemplo, na sexta-feira (04) ao transmitir o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo, a Rede Globo recebeu o sinal da organização do evento em alta definição, bastando apenas retransmitir, mas sequer teve a capacidade de colocar câmeras de alta definição no estúdio em que os comentaristas da própria emissora ficaram no Rio de Janeiro.

Esse mesmo evento foi transmitido pela Band, só que lá com a retransmissão do sinal do evento em alta definição e as imagens geradas no estúdio em São Paulo também em alta definição.

Em último lugar ficou a Rede Record. Que, diga-se de passagem, se recusou a nos atender e prestar as informações solicitadas, de certo porque realmente não tinham o que passar de informação, uma vez que é praticamente inexistente programação em HDTV na emissora. Portanto nosso levantamento se baseou no site da emissora e em verificações próprias.

Na semana do dia 30/11 a 06/12, a Rede Record transmitiu apenas um programa em HDTV, foi o Oi Fashion Rocks, que durou 1 hora e 15 minutos.

Em nossas pesquisas achamos uma explicação para isso, a Rede Record passa por problemas técnicos na transmissão do sinal digital.

Observações:
Esse levantamento não tem caráter científico e serve apenas como referência.
A quantidade de tempo citada inclui os intervalos comerciais que NÃO são transmitidos em alta definição.


A Rede Globo aparece em penúltima na exibição de conteúdo HDTV, mas em cobertura por enquanto é a líder.

A Rede Globo transmite seu sinal digital em 23 das 27 cidades. Só a Globo – incluindo suas afiliadas - está presente com sinal digital em Campo Grande, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Ribeirão Preto, Santos e Uberlândia.

A Rede Record - incluindo suas afiliadas -  aparece em segundo lugar, com sinal digital em 11 das 27 cidades. Só a Record está presente em Aracaju.

O SBT- incluindo suas afiliadas - transmite sinal digital em Recife, Salvador, São Paulo, Sorocaba e Teresina.

A Band - incluindo suas afiliadas - transmite sinal digital em Belém, Rio de Janeiro e São Paulo, além dessas três cidades, é a única emissora com sinal digital em Londrina.

A Rede TV! está presente com sinal digital em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

A emissora MTV Brasil - Music Television -, do Grupo Abril, foi insistentemente procurada, porém, aparentemente e propositalmente, não mantém em seu site um canal de comunicação entre o telespectador/cidadão e a emissora. Tentamos contato até pelo canal de atendimento à imprensa, sem êxito. Pelos meios procurados, como twitter e até funcionários da emissora, não conseguimos ter acesso às informações necessárias. A emissora também faz questão de não disponibilizar em seu site os programas que transmite em HDTV. Por sua área de cobertura ser muito pequena e sua relevância entre as emissoras abertas ser quase nenhuma, também ficou impossível reunir unilateralmente as informações necessárias para este post.

A TV Cultura também foi insistentemente procurada, mas também não respondeu as diversas tentativas de contato. A emissora também faz questão de não disponibilizar em seu site os programas que transmite em HDTV. Por esses motivos descartamos a emissora de nosso levantamento.

As outras emissoras de São Paulo não foram objeto de análise nesse levantamento.

Esses dados mostram claramente que ainda não é hora do cidadão se preocupar com TV Digital, é pequena a cobertura, é pequena a produção de conteúdo e os equipamentos são caros.

Isso é um ciclo, enquanto as emissoras de TV não produzirem conteúdo para o telespectador assistir, o telespectador não vai comprar os equipamentos, e não existindo vendas em grandes quantidades não há queda de preços, e os preços altos impede novos telespectadores, que atualmente por serem poucos não são prioridade para as emissoras.

Resta saber quando que esse ciclo negativo vai ser quebrado e que lado que vai quebrar esse ciclo vicioso.

Fato é que o governo decidiu implantar o padrão que a maioria das emissoras de televisão desejava e até o que a indústria de eletrônicos (TVs e conversores) apoiava, portanto, é responsabilidade desses dois setores fazer a TV Digital se consolidar.


Esse post foi idealizado por Gregori Pavan, e contou com a colaboração de Thiago Cipriano e Rick Souza.




quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ibope: Audiência das TVs, na terça-feira, 1/12/2009

Números do Ibope / audiência de programas da TV aberta brasileira, terça-feira, 1 de dezembro de 2009:

MANHÃ:
"Mais Você", exibido das 08h15 às 09h38, dividiu primeiro lugar, com 7 pontos de média.

TARDE:
"Alma Gêmea", exibido das 14h35 às 15h40, ficou em primeiro lugar, com 19 pontos de média.

"Malhação", exibido das 17h25 às 17h55, ficou em primeiro lugar, com 18 pontos de média.

NOITE / HORÁRIO NOBRE:
"Cama de Gato", exibido das 17h55 às 18h45, ficou em primeiro lugar, com 25 pontos de média.

"Caras & Bocas", exibido das 19h05 às 20h14, ficou em primeiro lugar, com 35 pontos de média.

"Viver a Vida", exibido das 20h50 às 22h05, ficou em primeiro lugar, com 37 pontos de média.

"Casseta & Planeta", exibido das 22h05 às 22h40, ficou em primeiro lugar, com 24 pontos de média.

*Semana passada, dia 24, marcou 24 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 17, marcou 26 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 10, não houve registro do ibope por conta do apagão.

*Na semana anterior, dia 3, marcou 25 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, marcou 26 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 20, marcou 23 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 13, marcou 26 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 6, marcou 27 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 29, marcou 23 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 22, marcou 28 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 15, marcou 27 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, marcou 34 pontos de média.

"Toma Lá, Dá Cá", exibido das 22h40 às 23h30, ficou em primeiro lugar, com 20 pontos de média.

*Semana passada, dia 24, marcou 18 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 17, marcou 21 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 10, não houve registro do ibope por conta do apagão.

*Na semana anterior, dia 3, marcou 19 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, marcou 20 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 20, marcou 20 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 13, marcou 20 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 6, marcou 20 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 29, marcou 19 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 22, marcou 21 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 15, marcou 21 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, marcou 24 pontos de média.

"Profissão Repórter", exibido das 23h30 às 23h55, ficou em primeiro lugar, com 18 pontos de média.

*Semana passada, dia 24, marcou 15 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 17, marcou 16 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 10, não houve registro do ibope por conta do apagão.

*Na semana anterior, dia 3, o programa marcou 15 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, o programa marcou 16 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 20, o programa marcou 16 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 13, o programa marcou 16 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 6, o programa marcou 14 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 29, o programa marcou 14 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 22, o programa marcou 19 pontos de média.

NOITE / HORÁRIO NOBRE:
"Esquadrão da Moda", exibido das 20h15 às 21h15, dividiu segundo lugar, com 7 pontos de média.

*Semana passada, dia 24, ficou em segundo lugar com 9 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 17, ficou em terceiro lugar com 7 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 10, não houve registro do ibope por conta do apagão.

*Na semana anterior, dia 3, ficou em segundo lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, marcou 8 pontos de média dividindo o segundo lugar.

*Na semana anterior, dia 20, marcou 7 pontos de média ficando em terceiro lugar.

*Na semana anterior, dia 13, marcou 8 pontos de média ficando em segundo lugar.

*Na semana anterior, dia 6, marcou 8 pontos de média dividindo segundo lugar.

*Na semana anterior, dia 29, marcou 9 pontos de média dividindo segundo lugar.

*Na semana anterior, dia 22, marcou 7 pontos de média ficando em terceiro lugar.

*Na semana anterior, dia 15, marcou 7 pontos de média ficando em terceiro lugar.

*Na semana anterior, dia 8, marcou 7 pontos de média ficando em segundo lugar.

*Na semana anterior, dia 1º, estreia da 2ª temporada, marcou 7 pontos de média dividindo segundo lugar.

"Sobrenatural", exibido das 21h15 às 22h, ficou em terceiro lugar, com 8 pontos de média.

"Boletim de Ocorrências", exibido das 22h às 22h15, ficou em terceiro lugar, com 6 pontos de média.

"Vende-se um Véu de Noiva", exibido das 21h15 às 23h, ficou em terceiro lugar, com 5 pontos de média.

"Cine Espetacular" (filme: "V de Vingança"), exibido das 23h15 à 01h15, ficou em terceiro lugar, com 8 pontos de média.

*Semana passada, dia 24, ficou em segundo lugar com 9 pontos de média.


Cada ponto equivale a cerca de 60 mil TVs sintonizadas no programa.
Exceto destacado o contrário, os dados consolidados são referente ao Ibope medido na Grande São Paulo.




quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Telefônica tem o pior e mais caro serviço de banda larga do país

Divulgado semana passada, o estudo do banco JP Morgan sobre o mercado brasileiro de banda larga revela que as operadoras competitivas estão tomando mercado das operadoras “acomodadas”.

O estudo trás um comparativo de preços entre as maiores operadoras de internet banda larga do Brasil e aponta que o Speedy da Telefônica é o mais caro do país.

Ou seja, além de ser o pior é o mais caro.



A maior empresa de banda larga do país é a OI – que detém 38% do mercado – e cobra em média R$ 43,50 por Mbps.

Em seguida vem a NET, que recentemente ultrapassou a Telefônica e agora é vice-líder com 26% do mercado de banda larga, cobra em média R$ 41,60 por Mbps.
Em terceiro lugar, aparece a Telefônica – recentemente atropelada pela NET - com 24% do mercado, que tem a internet mais cara, cobra em média R$ 53,10 por Mbps.
A GVT, em quarto lugar, detém cerca de 6% do mercado e cobra em média R$ 9 por Mbps, o preço mais baixo do estudo.

O estudo da JP Morgan é taxativo, e aponta que só há preços competitivos onde há concorrência.

O mercado de banda larga no Brasil vem apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos, e o estudo aponta que esse crescimento deve continuar. E isso é reflexo na OI, NET e GVT.

A Telefônica é a única que vai na contramão, no último trimestre conseguiu a “façanha” de encolher.

E não pense que a empresa que cobra mais barato perde lucro ou presta serviço de má qualidade, muito pelo contrário. Por exemplo, a banda larga da GVT ganhou o Prêmio INFO 2009. Foi eleita como o melhor serviço de banda larga pelos leitores da revista INFO, da Editora Abril. E o estudo da JP Morgan mostra que a rentabilidade vem do expressivo crescimento no mercado.

Por outro lado, a banda larga da Telefônica é constantemente “reconhecida” pela má qualidade e péssimo atendimento. Como por exemplo, o teste realizado pelo IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - em parceria com o CGI - Comitê Gestor da Internet no Brasil – em 2008, que apontou o Speedy da Telefônica como o pior entre os serviços testados.

A qualidade do serviço da Telefônica é tão ruim, que este ano, fez com que o Procon - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - de São Paulo criasse um canal exclusivo em seu site apenas para receber reclamações contra o Speedy.

A má qualidade é tão evidente que a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações – chegou ao ponto de proibir que o serviço de banda larga da Telefônica – o Speedy – fosse comercializado durante vários meses esse ano. Uma coisa bem atípica, a tirar pelo fato de que o Antônio Carlos Valente, atual presidente da Telefônica, já ter tido vários cargos, até de vice-presidente, dentro da Agência.

Após isso, a Telefônica tem gastado milhões e milhões de reais com agências de publicidade e veiculação de comerciais em televisão, jornais, revistas e ações maciças na internet. Mas ainda não conseguiu – nem deve conseguir - uma boa imagem, de certo porque ainda não entenderam que a imagem da empresa é o que ela é de fato, e não um comercial de TV.

Isso é notório ao ver que a empresa ao invés de investir em sua infraestrutura, no atendimento, tem gastado dinheiro com agências de publicidade e criação de “fantasia”, que tem se mostrado, entretanto, inútil.

O atendimento da Telefônica é uma extensão da má prestação do serviço de banda larga. Desde que os rankings de reclamação da ANATEL e Procon foram criados – há cerca de 10 anos – a Telefônica sempre esteve e continua entre as primeiras posições – as piores -, fato que não muda nos rankings de outros órgãos de defesa do consumidor e das seções do consumidor de jornais e revistas.

A Telefônica sequer fez questão de se adaptar a Lei do Sac – que criou regras para que o consumidor seja menos maltratado pelas empresas -, em vigor desde dezembro do ano passado. Em um ano, o Procon já multou DUAS vezes a Telefônica, a soma chega a R$ 6.384.600,00.

Tramita no Congresso Nacional até um pedido de intervenção na Telefônica, baseado na evidente incapacidade de gestão e absoluta incompetência.

A inerente imagem negativa da Telefônica não é só constatada pelos clientes, empresas também já perceberam que ter a Telefônica como parceira é uma verdadeira “furada”.

No dia 13 de novembro, o grupo francês Vivendi anunciou a compra da GVT. Porém, a Vivendi disputava com a Telefônica, que inclusive se disponibilizava a pagar mais pela GVT. Mas a GVT fechou mesmo com a Vivendi, isso pode apontar claramente que uma junção com a Telefônica poderia fazer mal a imagem da GVT, podendo inclusive perder mais posteriormente do que o pouco a mais que iria ganhar para fechar o negócio.

É esse o mercado que a Telefônica tem hoje, com quase nenhuma possibilidade de crescimento, e cidadãos cada vez mais avessos aos seus produtos e serviços.

Depois do estranho slogan “Desfrute o Progresso”, agora o novo slogan é "Melhorar sempre. O seu desejo é o mesmo que o nosso".

Não se deixe enganar, seu desejo não é e nunca foi o mesmo que a Telefônica. Prejudicar, enganar e surrupiar nunca foi o seu desejo, não é mesmo?




Ibope: Audiência das TVs, na segunda-feira, 30/11/2009

Números do Ibope / audiência de programas da TV aberta brasileira, de segunda-feira, 30 de novembro de 2009:

MANHÃ:
"Mais Você", exibido das 08h15 às 09h39, ficou em segundo lugar, com 5 pontos de média.

TARDE:
"Alma Gêmea", exibido das 14h35 às 15h40, ficou em primeiro lugar, com 16 pontos de média.

"Malhação", exibido das 17h24 às 17h55, ficou em primeiro lugar, com 16 pontos de média.

NOITE / HORÁRIO NOBRE:
"Cama de Gato", exibido das 17h55 às 18h45, ficou em primeiro lugar, com 24 pontos de média.

"Caras & Bocas", exibido das 19h05 às 20h14, ficou em primeiro lugar, com 31 pontos de média.

"Viver a Vida", exibido das 20h55 às 22h10, ficou em primeiro lugar, com 33 pontos de média.

"Tela Quente" (filme: "Adrenalina"), exibido das 22h10 às 23h55, ficou em primeiro lugar, com 26 pontos de média.

*Semana passada, dia 23, Tela Quente marcou 24 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 16, Tela Quente marcou 26 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 9, Tela Quente marcou 27 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 2, Tela Quente marcou 27 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 26, Tela Quente marcou 25 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 19, Tela Quente marcou 25 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 12, Tela Quente marcou 21 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 5, Tela Quente marcou 29 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 28, Tela Quente marcou 26 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 21, Tela Quente marcou 28 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 14, Tela Quente marcou 31 pontos de média.

NOITE / HORÁRIO NOBRE:
"Você se Lembra", exibido das 20h15 às 21h15, dividiu segundo lugar, com 6 pontos de média.

*Semana passada, dia 23, o programa ficou em terceiro lugar com 6 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 16, o programa ficou em terceiro lugar com 6 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 9, o programa ficou em terceiro lugar com 6 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 2, o programa ficou em terceiro lugar com 5 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 26, o programa ficou em terceiro lugar com 8 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 19, o programa ficou em terceiro lugar com 8 pontos de média.

"Sobrenatural", exibido das 21h15 às 22h, ficou em segundo lugar, com 8 pontos de média.

"Boletim de Ocorrências", exibido das 22h às 22h15, ficou em terceiro lugar, com 5 pontos de média.

"Vende-se um Véu de Noiva", exibido das 22h15 às 23h, ficou em terceiro lugar, com 5 pontos de média.

"Hebe", exibido das 23h15 à 00h30, ficou em quarto lugar, com 5 pontos de média.


Cada ponto equivale a cerca de 60 mil TVs sintonizadas no programa.
Exceto destacado o contrário, os dados consolidados são referente ao Ibope medido na Grande São Paulo.




Ibope: Audiência das TVs, domingo, 29/11/2009

Números do Ibope / audiência de programas da TV aberta brasileira, de domingo, 29 de novembro de 2009:

TARDE:
"Domingão do Faustão", exibido das 14h46 às 16h45 e das 19h às 20h45, ficou em primeiro lugar, com 16 pontos de média.

*Semana passada, dia 22, marcou 15 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 15, marcou 14 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, marcou 15 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 1º, marcou 15 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 25, marcou 15 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 18, marcou 18 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 11, marcou 15 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 4, marcou 17 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, marcou 18 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 20, marcou 17 pontos de média.

NOITE / HORÁRIO NOBRE:
"Fantástico", exibido das 20h45 às 23h15, ficou em primeiro lugar, com 21 pontos de média.

*Semana passada, dia 22, o jornalístico marcou 20 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 15, o jornalístico marcou 18 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, o jornalístico marcou 22 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 1º, o jornalístico marcou 19 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 25, o jornalístico marcou 18 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 18, o jornalístico marcou 21 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 11, o jornalístico marcou 18 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 4, o jornalístico marcou 20 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, o jornalístico marcou 21 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 20, o jornalístico marcou 21 pontos de média.

"Domingo Maior" (filme: "Bater ou Correr"), exibido das 23h15 à 01h05, ficou em primeiro lugar, com 15 pontos de média.

*Semana passada, dia 22, "Domingo Maior" ficou em primeiro lugar com 16 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 15, "Domingo Maior" ficou em primeiro lugar com 12 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, "Domingo Maior" ficou em primeiro lugar com 13 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 1º, "Domingo Maior" ficou em primeiro lugar com 16 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 25, "Domingo Maior" ficou em primeiro lugar com 17 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 18, exibindo "Norma" a Globo ficou em terceiro lugar com 12 pontos de média. "Norma" foi tirado do ar por causa da baixíssima audiência.

MANHÃ:
"Domingo Legal", exibido das 11h às 14h50, ficou em segundo lugar, com 7 pontos de média.

*Semana passada, dia 22, ficou em segundo lugar com 8 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 15, ficou em terceiro lugar com 7 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, dividiu primeiro lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 1º, ficou em segundo lugar com 8 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 25, ficou em segundo lugar com 8 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 18, ficou em segundo lugar com 7 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 11, ficou em segundo lugar com 6 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 4, ficou em segundo lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, ficou em terceiro lugar com 6 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 20, ficou em segundo lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 13, ficou em segundo lugar com 7 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 6, ficou em segundo lugar com 11 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 30, ficou em terceiro lugar com 8 pontos de média.

TARDE:
"Eliana", exibido das 14h50 às 19h02, ficou em segundo lugar, com 8 pontos de média e 11 pontos de pico.

*Semana passada, dia 22, ficou em segundo lugar com 8 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 15, ficou em segundo lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, ficou em segundo lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 1º, ficou em segundo lugar com 8 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 25, ficou em segundo lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 18, ficou em segundo lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 11, ficou em segundo lugar com 8 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 4, ficou em segundo lugar com 11 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, ficou em segundo lugar com 8 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 20, ficou em segundo lugar com 13 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 13, ficou em segundo lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 6, ficou em segundo lugar com 13 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 30, estreia, ficou em segundo lugar com 10 pontos de média.

NOITE / HORÁRIO NOBRE:
"Programa Silvio Santos", das 19h50 à 00h, ficou em terceiro lugar, com 9 pontos de média e 12 pontos de pico.

*Semana passada, dia 22, o programa ficou em terceiro lugar com 10 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 15, o programa ficou em terceiro lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, o programa ficou em terceiro lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 1º, o programa ficou em terceiro lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 25, o programa ficou em terceiro lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 18, o programa ficou em segundo lugar com 12 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 11, o programa ficou em terceiro lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 4, o programa ficou em terceiro lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 27, o programa ficou em terceiro lugar com 9 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 20, o programa ficou em terceiro lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 13, o programa ficou em terceiro lugar com 11 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 6, o programa ficou em terceiro lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 30, o programa ficou em terceiro lugar com 8 pontos de média.

NOITE / HORÁRIO NOBRE:
"Pânico na TV", exibido das 20h45 às 23h30, ficou em terceiro lugar, com 9 pontos de média, 14 pontos de pico e 15% de share.

*Semana passada, dia 22, o programa ficou em terceiro lugar com 10 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 15, o programa ficou em terceiro lugar com 10 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 8, o programa ficou em segundo lugar com 12 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 1º, o programa ficou em terceiro lugar com 11 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 25, o programa ficou em terceiro lugar com 11 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 18, o programa ficou em terceiro lugar com 11 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 11, o programa ficou em terceiro lugar com 11 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 4, o programa ficou em terceiro lugar com 12 pontos de média.

TARDE:
"Zero Bala", exibido das 13h às 14h, ficou em quarto lugar, com 2 pontos de média.

*Semana passada, dia 22, programa ficou em quinto lugar com 1.5 ponto.

*Semana retrasada, dia 15, estreia, programa ficou em quarto lugar com 1.5 ponto.

"Futebol" (jogo: "Goias x São Paulo"), exibido das 16h30 às 19h, ficou em terceiro lugar, com 7 pontos de média.

*Semana passada, dia 22, com "Botafogo x São Paulo" a Band ficou em segundo lugar com 8 pontos de média.


Cada ponto equivale a cerca de 60 mil TVs sintonizadas no programa.
Exceto destacado o contrário, os dados consolidados são referente ao Ibope medido na Grande São Paulo.




Ibope: Audiência das TVs, no sábado, 28/11/2009

Números do Ibope / audiência de programas da TV aberta brasileira, de sábado, 28 de novembro de 2009:

MANHÃ:
"TV Xuxa", exibido das 10h30 às 11h57, ficou em primeiro lugar, com 9 pontos de média.

*Semana passada, dia 21, marcou 8 pontos de média.

TARDE:
"Estrelas", exibido das 13h45 às 14h35, ficou em primeiro lugar, com 12 pontos de média.

*Semana passada, dia 21, marcou 11 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 14, marcou 14 pontos de média.

"Caldeirão do Hulk", exibido das 14h35 às 16h32, ficou em primeiro lugar, com 14 pontos de média.

*Semana passada, dia 21, marcou 15 pontos de média.

NOITE / HORÁRIO NOBRE:
"Cama de Gato", exibido das 18h10 às 18h55, ficou em primeiro lugar, com 18 pontos de média.

"Caras & Bocas", exibido das 19h15 às 20h14, ficou em primeiro lugar, com 26 pontos de média.

"Viver a Vida", exibido das 20h55 às 22h05, ficou em primeiro lugar, com 31 pontos de média.

"Zorra Total", exibido das 22h05 às 23h10 ficou em primeiro lugar, com 24 pontos de média.

*Semana passada, dia 21, marcou 21 pontos de média.

*Semana retrasada, dia 14, marcou 21 pontos de média.

*Na semana anterior, dia 7, marcou 25 pontos de média.


Cada ponto equivale a cerca de 60 mil TVs sintonizadas no programa.
Exceto destacado o contrário, os dados consolidados são referente ao Ibope medido na Grande São Paulo.