sexta-feira, 29 de maio de 2009

BestShopTV: Amadorismo, incompetência e desrespeito. (Cásper Libero)

Não, não bastou a absoluta ineficiência e notável incompetência de quarta (27) e de quinta-feira (28), o BestShopTV realmente quer mostrar à que veio:


DESRESPEITAR e BRINCAR com o Consumidor!


Nessa madrugada, de quinta para sexta-feira, quem acessou o site do BestShopTV.com encontrou isso:



Enquanto isso, o twitter OFICIAL @bestshoptvcom continuava incitando as pessoas a entrarem, a comprarem, mesmo com o site fora do ar:


"Pode insistir pessoal, tem gente navegando!"
"E ai pessoal? Alguém comprou?"
"Pessoal pode comprar que está tudo funcionado!"
"Vamos lá galera, as TV's ainda estão lá!"


Mas, esse absurdo NÃO é tudo. Acompanhe...

Ontem, no final da tarde e só depois de todo o escândalo e repercussão negativa que teve essa desastrosa ação de marketing, o BestShopTV - silenciosamente - entrou em contato com a Fundação Abrinq e resolveu fazer uma doação para a entidade. Para tanto, existe a autorização da Fundação Abrinq para que seja usado o nome e a marca da Instituição.

Pra quem não conhece: a Fundação Abrinq é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1990, com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência.


Ou seja, depois da presepada toda que fizeram, foram tentar achar algo que pudesse diminuir o impacto e passar imagem de "boa moça".

Pegaram a imagem de uma instituição, tida até então, como séria, ética e transparente, para unir a MARACUTAIA que o BestshopTV esta fazendo.

Isso é uma atitude tão baixa, mais tão baixa, que a palavra "repúdio" e "repulsa" são fracas para representar.

A empresa que está verdadeiramente comprometida com "Causa Sociais" - primeiro não prejudica consumidores -, e depois não existe hora e não tem data para doações, e tampouco se aproveita de um escândalo para tal.

Isso vem reforçar, ainda mais, a imagem de amadorismo, falta de ética, de transparência e de respeito ao consumidor e ao ser humano que o BestShopTV trás consigo!

É inadmissível que toleremos atitude como essa, já não bastassem todo o transtorno que o BestShopTV está causando aos consumidores, isso não pode e não deve virar "moda"!


Para tal, entrei em contato com a Fundação Abrinq, a fim de saber quais foram os critérios da parceria e outros detalhes mais. Até o momento da publicação do post, não recebi retorno.

Deixo claro que, sempre tive a Fundação Abrinq com uma instituição séria, ética e transparente, portanto, acho que a instituição deve ter uma explicação "séria, ética e transparente" para essa situação.


Quanto ao BestShopTV, acho que o mínimo é assumir sua incompetência, todos os erros e transtornos causados, PUBLICAMENTE, da mesma maneira que tem se usado da mídia para se vangloriar - sabe-se lá do quê.

Acredito também que a empresa deve SAIR imediatamente do Twitter, uma vez que tais práticas não se compatibilizam com os preceitos da ferramenta e nem daqueles que fazem o uso dela.

Por isso, também já entrei em contato com a Fundação Cásper Líbero, a Faculdade Cásper Líbero e a TV Gazeta.


Encaminharei ainda um relato e reclamação ao Twitter.


- Leia meu primeiro post, de ontem, "Manual do Amadorismo, pela Cásper Líbero. Caso Best Shop TV."

- O segundo post - "BestShopTV erra novamente com os usuários do Twitter e pode ser o maior #Fail do ano", da Mariana Musa, no InsideTechno.

- E o blog "Eu Odeio a Best Shop TV", acompanhe em tempo real o que dizem sobre essa empresa no twitter.




quinta-feira, 28 de maio de 2009

Manual do Amadorismo, pela Cásper Líbero. Caso Best Shop TV.

Best Shop TVEra pra ser uma ação de marketing, mas se transformou num desastre.

Em menos de 24 horas, a credibilidade de uma marca, recente, foi colocada abaixo. Não, não é exagero!


Várias lojas (virtuais) já se "instalaram" no Twitter, como o Submarino (@novo_submarino), a Americanas (@americanascom), o Shoptime (@canalshoptime), o Extra (@tudoextra), a FastShop (@Fast_Shop), o Ponto Frio (@pontofrio), o Walmart (@mundowalmart) entre outras, mas nenhuma, nenhuma, conseguiu fazer o desmazelo que o Best Shop TV fez.

Através do endereço @bestshoptvcom, criado no final do mês de abril, começou um festival de amadorismo, a começar pela "linguagem" - que faria um feirante ficar corado.



O amadorismo continuou permeando em todas as atitudes do Best Shop TV, onde, até o presente momento - pasmem - não há, no site do programa http://www.bestshoptv.com, nenhum aviso, nenhum indício de que o twitter @bestshoptvcom seja verdadeiro.



Qualquer instituição séria, profissional, com credibilidade e preocupada com sua imagem e seus clientes, teria cuidados mínimos, como no caso de um anúncio ou uma marca em seu site, para que seus clientes pudessem comprovar a veracidade de tal ação de marketing.

Podem surgir desculpas - amadoras, claro - de que não houve tempo para colocar um aviso no site. Ok! Mas isso seria impossível, haja visto que o twitter foi criado há um mês.
E mais, nenhuma ação de marketing planejada que se preze iria esquecer de uma coisa tão simples como essa.
E mais ainda, por falta de UM, existem dois ícones "Assine nosso RSS", ou seja, desperdício de um lado e falta no outro.

Sabe-se lá o porque, o avatar utilizado no twitter diz: "BSTV.com". Nunca foi utilizada essa "diminuição" do nome do programa - se é que é isso que foi proposto. Além do que "bstv.com" não corresponde a um site válido.

Outro ponto de estranheza é que, ao menos, 10 tweets já foram simplesmente apagados da página @bestshoptvcom, outra atitude nada saudável.

Numa atitude mais do que desesperada - condizente com um feirante em final de feira -, ontem, resolveram lançar um desafio, propondo que ao chegar a 1000 seguidores, o @bestshoptvcom, venderia em seu site TVs LCD por 10% do preço. Ou seja, dariam desconto de 90% sobre determinado produto.


Isso, por si só, foi de uma falta de criatividade incrível, haja visto que dias atrás - por uma FALHA - a Fnac anunciou em seu site produtos com uma margem de desconto bem próxima a isso.

Até o final da tarde, eis que, o @bestshoptvcom conseguiu chegar à marca de 1000 followers (seguidores). A partir daí começou uma sucessão ainda maior de lambanças.

O que acima já foi colocado como uma das maiores falhas, se acentuou. Ou seja, diante da "oferta de aparente e absoluta generosidade", os indícios de que seria uma brincadeira e de que o @bestshoptvcom não seria verdadeiro se multiplicaram, o que fez com que muitos, que recorreram ao site - obviamente não encontraram nada -, entrassem em contato por telefone.

E recebessem a informação de que o Best Shop TV não tinha nenhuma página no Twitter.

Agora pensem vocês: como pode uma (tida) ação de marketing na qual sequer os funcionários da empresa sabem sobre ela?

Além disso, começaram a surgir novas informações no twitter @bestshoptvcom que nem antes e nem durante o tal "desafio" haviam sido divulgadas. Primeiro que as compras, com tais descontos, só poderiam ser feitas durante a madrugada e, depois, que haveria quantidade limitada de produto - no caso, apenas 2 TVs de LCD.

Bem, o dia passou e a madrugada chegou. E o amadorismo, a total falta de planejamento e controle se mostraram, inacreditavelmente, ainda maiores.

O site do Best Shop TV caiu, saiu do ar. A justificativa apresentada é que houve uma quantidade de acessos muito grande, o que, eu, não acredito. Ah, nenhuma TV LCD foi vendida a R$ 200.

 

Bem, para a compreensão total dos fatos, é preciso saber quem é o Best Shop TV.

"BestShopTV é uma empresa brasileira de comércio eletrônico que se destaca pela qualidade dos produtos que comercializa, preços que pratica e pelo seu padrão de atendimento. Foi criada em dezembro de 2006 com total apoio da Fundação Cásper Líbero, contando com infra-estrutura própria, visando a excelência das operações com moderna estrutura logística garantindo prazos, qualidade e segurança na entrega.".

A empresa se apresenta através de site e de intercessões em quase 60% da programação da TV Gazeta. TV Gazeta que também faz parte da Fundação Cásper Líbero.

Fundação Cásper Líbero é quem mantém a Faculdade Cásper Líbero, tida, até então, como uma das faculdades de maior renome quando se fala em COMUNICAÇÃO.

E, sabe-se comprovadamente, que muitos profissionais formados ou cursando a Cásper Líbero trabalham e estagiam tanto na TV Gazeta, quando no Best Shop TV.

Será que ninguém, ninguém, desses tidos como "bons", viu todas essas lambanças? Fica a pergunta!

Mas, é mais importante ainda denominar - de maneira mais clara - que é o responsável por tudo isso narrado acima, é o gerente Geral de Marketing do BestShop TV, Fábio Marques Santos.

Fábio, que aliás, ontem à tarde, já enaltecia seu ego concedendo diversas entrevistas. Inclusive, já durante à tarde dizia "A estratégia deu certo...".

Estratégia? Posso entender com isso que o Sr. é um "nó cego" no que diz respeito à "estratégia"? Resumindo, um completo INCOMPETENTE!

Se é ou não, eu não sei! Os fatos acima podem ajudar numa conclusão.


Vamos dar os PARABÉNS ao Best Shop TV. Claro, porque ninguém pode negar que foi uma "entrada" triunfal.

Faço saber, também, que vocês perderam um consumidor e também um telespectador. ;)



Leia o que pensa a Mariana Musa, no Inside Techno.


E acesse o blog "Eu Odeio a Best Shop TV" e acompanhe em tempo real o que dizem sobre essa empresa no twitter.


- Leia meu segundo post, 29/05/09, "BestShopTV: Amadorismo, incompetência e desrespeito. (Cásper Libero)"





quinta-feira, 21 de maio de 2009

Câmera desgovernada no SPTV 1ª Edição - 19/05/2009

Câmera desgovernada no SPTV 1ª Edição - 19/05/2009




Outra vez a Telefônica Speedy apresenta falha e prejudica São Paulo

Telefonica


Na manhã de segunda-feira, 18 de maio de 2009, passado pouco mais de um mês da - até então - última falha, o serviço de banda lerda da Telefônica, o Speedy, voltou a apresentar problemas e prejudicar usuários empresariais e residenciais no Estado de São Paulo inteiro.

A Telefônica sequer pagou (abateu) em conta os problemas da crise passada, e já apresentou novos problemas.

Os problemas se iniciaram na manhã de segunda (18), e o serviço só começou a ser restabelecido no inicio da tarde de terça-feira (19). Praticamente, durante todo esse período os assinantes do Speedy não conseguiam se conectar ao serviço.

É indispensável ressaltar que a Telefônica só assumiu o problema no final da noite de segunda-feira, e após uma pressão muito grande dos assinantes e da mídia.

Comportamento típico da empresa, que tem como único compromisso o DESRESPEITO ao cliente.

Por meio de nota, na terça-feira (19), a Telefônica informa que o Speedy:

"... apresentou três ocorrências que causaram dificuldades de navegação na internet. A primeira delas teve início às 12h30, com restabelecimento do serviço às 14h55. O segundo período aconteceu entre as 16h15 e 18h00, quando a situação voltou ao normal. O terceiro período foi registrado a partir das 20h30, com retorno parcial às 21h05 e normalização às 23h40."

A empresa, já acostumada com falhas, sequer teve a decência de otimizar o atendimento do cliente. Simplesmente, reduziu o acesso pelo 10315 (sendo assim as pessoas que ligavam encontrava sinal de ocupado) e orientou que os funcionários apenas informassem que o cliente deveria esperar. Como se, a Telefônica ao invés de ter que prestar um serviço pago - muito bem pago, diga-se de passagem - estivesse fazendo um favor, tendo a prerrogativa de pedir pra esperar. (no mínimo ridículo, claro)

É importante que as pessoas entrem em contato com o 10315 e verifiquem se a empresa vai fazer abatimento do período em que NÃO prestou o serviço. Caso positivo, o cliente deve verificar o período que vai ser descontado é mesmo condizente com o período em que a Telefônica não prestou o serviço. (é importante que o abatimento não seja inferior a 24 horas, duração média mínimo em que ocorreram os problemas)

Caso venha a ter qualquer tipo de problema, o cliente pode e deve entrar em contato com a Anatel através do número gratuito 133 ou procurar o PROCON.





"FICHA CORRIDA" DA TELEFÔNICA:

09.04.2009 - Telefônica Speedy MAIS uma vez apresenta falha e volta a prejudicar SP

19.03.2009 - O que EU achei do Caso Marcelo Tas X Telefônica

01.12.2008 - As novas regras de atendimento ao Consumidor

15.07.2008 - A verdade sobre o suposto abatimento da Telefônica

09.07.2008 - Telefônica estaria perdendo clientes por causa da pane

08.07.2008 - "Telefônica" acredita ser sabotagem. Uma desculpa para a Pane do Speedy

07.07.2008 - 5º dia, problema com Speedy persiste

04.07.2008 - Às últimas sobre a desfaçatez da Telefônica

04.07.2008 - Problema com Speedy persiste, entra no 3º dia

03.07.2008 - Speedy fora do ar: Como agir?

03.07.2008 - Raio-x Telefônica e Pra que serve a Ouvidoria da Telefônica?

25.05.2008 - Telefônica / Speedy bloqueou acesso ao Google Pages!

22.05.2008 - Brasil Telecom, Telefônica, Oi e NET praticam traffic shaping

22.05.2008 - IDEC aponta Telefônica-Speedy como pior opção

10.12.2007 - Procon afasta diretora após "festinha" da Telefônica

10.12.2007 - Intercâmbio a ser evitado

08.12.2007 - Telefônica promove "festinha" para o Procon

17.10.2007 - Tem coisas que só a Telefônica faz pra você

09.10.2007 - Telefônica deve disponibilizar detalhamento das chamadas locais

08.10.2007 - Telefônica/Speedy falta de ética e de respeito

04.10.2007 - Isso é Telecomunicação?

01.10.2007 - Telefônica continua agindo de má fé

29.09.2007 - Telefônica é PROIBIDA de exigir provedor, e terá que indenizar consumidor