sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Manchetes dos telejornais, sexta-feira, 2 de outubro de 2009

19h: JORNAL DA GAZETA Apresentadores: Maria Lydia e Laerte Vieira

- 2 de outubro de 2009: O momento mais importante do esporte brasileiro. Rio de Janeiro bate 4 rivais e vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Nervos a flor da pele, vibração da comitiva brasileira e emoção do presidente Lula. Rio venceu a disputa com Madri por 66 votos a 32. Trinta mil pessoas comemoram na praia de Copacabana a primeira Olimpíada no continente sulamericano. Agora é pensar na infraestrutura do maior evento esportivo a ser realizado no país. A cidade maravilhosa terá muitos desafios daqui pra frente.
- Exame do ENEM será em novembro. Polícia Federal investiga o vazamento da prova. As provas que seriam aplicadas nesse fim de semana agora servem como simulado para os alunos.
- Pesadelo da carga tributária no Brasil. No final do mês os impostos representam em média 40% da renda do trabalhador.
- As estreias nos cinemas esse fim de semana. Destaque para Salve Geral, representante brasileiro na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro.
- Uma revelação do samba faz show em São Paulo. Diogo Nogueira trás faixas do novo cd Tô Fazendo Minha Parte.

Duração: 1m42s


19h20: JORNAL DA BAND Apresentadores: Ricardo Boechat, Joelmir Beting e Ticiana Villas Boas

- Carnaval no Rio de Janeiro: Brasil vai sediar Jogos Olímpicos pela primeira vez. Entusiasmo contagiou a Dinamarca. Rio deixa para trás a Chicago de Barack Obama e na finalíssima derrota Madri por 66 votos a 32. Emoção e lágrimas marcam a defesa da candidatura brasileira em Copenhague. Resultado é comemorado em todo país e com festa nas areias de Copacabana. Uma nova cidade, projeto Rio 2016 prevê investimentos de R$ 25 bilhões.
- E o carioca pode continuar comemorando nas praias porque o fim de semana olímpico vai ser com sol.
- A resposta da economia brasileira ao Rio 2016 deu-se logo no primeiro minuto um salto triplo no índice da Bolsa de Valores de São Paulo.

Duração: 1m11s


19h30: SBT BRASIL Apresentadores: Carlos Nascimento e Karyn Bravo

- Rio de Janeiro: a primeira capital olímpica da América do Sul. Num dia histórico a cidade maravilhosa recebe o desafio de realizar os Jogos de 2016. Em Copenhague, o repórter Marcelo Torres anunciou o resultado para o Brasil. Ao contrário do que pensava o Comitê Olímpico Internacional, não foi uma vitória apertada, o Rio de Janeiro ganhou de lavada. O choro de Pelé. O dia em que o presidente Lula venceu Barack Obama. E a explosão de alegria nas praias e ruas do Rio de Janeiro. Depois da festa a preocupação: como o Rio vai resolver o grave problema da violência?
- Morre o menino de 1 ano e 3 meses baleado no colo do pai na Grande São Paulo.
- No Paraná, estudante é morta por um colega dentro da sala de aula.
- Equipes de resgate encontram sobreviventes do terremoto na Indonésia.

Duração: 1m08s


20h: JORNAL DA RECORD Apresentadores: Celso Freitas e Ana Paula Padrão

- O Brasil em festa. Aqui no Rio de Janeiro os cariocas festejam a vitória. A alegria explodiu de tarde com a escolha do Rio para a sede dos Jogos de 2016. E emocionou a delegação brasileira em Copenhague. A festa do Brasil ganhou o mundo. Teve samba em Madri, a segunda colocada. Em Chicago os americanos cumprimentam a vencedora.
- No terremoto na Indonésia um hotel soterrado. Há ainda aproximadamente 80 pessoas entre funcionários e hospedes sob os escombros.
- Arma de colega mata uma adolescente na sala de aula.
- PF investiga vazamento no ENEM e estudantes aproveitam novo prazo para estudar mais.
- Mas hoje é uma sexta-feira olímpica, e nós vamos mostrar de Copacabana a comemoração carioca.

Duração: 1m10s

Telejornal foi ao ar das 20h às 21h57, teve 2 intervalos comerciais de 4m15, foram 49 minutos de notícias.

20h15: JORNAL NACIONAL Apresentadores: William Bonner e Fátima Bernardes

- 2 de outubro de 2009: o mundo conhece a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nossos repórteres mostram como foi a votação histórica do Comitê Olímpico Internacional. A emoção da comitiva brasileira na cerimônia em Copenhague. A comemoração dos nossos atletas com a apuração dos votos. As reações ao resultado nas cidades que perderam a disputa. E a festa popular na praia mais simbólica do Brasil.
- O Governo recebe novas denúncias, e estuda romper contrato com empresas responsáveis pela prova do ENEM.
- A Indonésia estima que 3 mil pessoas estejam sob os escombros dos terremotos.
- O desemprego nos Estados Unidos aumenta e surpreende.
- E a indústria brasileira cresce pelo oitavo mês seguido.
- 2 de outubro de 2009: o Jornal Nacional está começando agora [vídeo de 54s sobre Olimpíadas/Rio]

Duração: 1m51s

Telejornal foi ao ar das 20h15 às 20h54, teve 4 intervalos comerciais que somaram 7m40, foram 32 minutos de notícias.

21h: JORNAL DA CULTURA Apresentadores: Laila Dawa e Ricardo Ferraz

- O Jornal da Cultura está no ar nessa sexta-feira em que o Brasil finalmente realizou seu maior sonho Olímpico. Foi um dia de muita emoção e orgulho para o país. A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 hoje na Dinamarca fez o Brasil explodir de alegria. O presidente Lula, Pelé e tantos outros que fizeram campanha pelos Jogos choraram copiosamente em Copenhague na hora em que foi anunciado que o Rio de Janeiro havia desbancado os três fortes concorrentes: Chicago, Tóquio e Madri. Na praia de Copacabana houve uma grande festa para comemorar. Com essa vitória o Brasil passa mesmo a ser a bola da vez no mundo do esporte. Em 2014 vai sediar a Copa do Mundo e dois anos depois as Olimpíadas, as primeiras em um país da América do Sul. E Barack Obama cumprimenta o presidente Lula em meio de brincadeiras se vingou da derrota de Chicago garantindo que os atletas brasileiros vão ter uma parada difícil nas Olimpíadas quando tiverem que enfrentar os americanos.
- David Letterman, o mais famoso entrevistador da tv americana, revela ao vivo em seu programa que estava sendo chantageado porque mantinha relações sexuais com mulheres de sua equipe.
- Fidelidade também não é o forte dos nossos políticos que participaram esse ano da maior troca-troca de partidos da história do Congresso.
- Hospital das Clínicas de São Paulo desenvolve técnica de exercícios pra garganta que elimina o ronco.
- Evento em São Paulo batizado de Feirão do Imposto mostra a fatia dos tributos no preço dos produtos e avalia o retorno que é dado com os serviços públicos.
- Um alerta para os pais que vão às compras do Dia das Crianças. O Instituto de Pesos e Medidas mostra brinquedos que podem dar muita dor de cabeça.
- O Corinthians enfrenta amanhã o Atlético Paranaense no Pacaembu com Édino estreando no lugar de DeFederico que segundo o técnico Mano Meneses precisa engordar.
- No líder Palmeiras o técnico Murici decide manter o Chileno Figueiroa no lugar de Wendel no clássico contra o Santos domingo na Vila.
- Quem disse que videogame não é cultura? Para provar o contrário está no Brasil a orquestra que executa as trilhas sonoras dos jogos eletrônicos.

Duração: 2m33s


22h: JORNAL DAS DEZ Apresentador: André Trigueiro

- Sim, nós podemos. O sonho olímpico brasileiro já tem data para virar realidade. E o país tem menos de 7 anos para superar seus limites. Depois da emoção do anúncio tão esperado o presidente Lula colocou os pés no chão. Na entrevista coletiva após a cerimônia Lula extravasou toda a tensão que a delegação brasileira viveu nos últimos dias. Passada a emoção caiu à ficha do desafio que temos pela frente. Na praia de Copacabana 30 mil pessoas acompanharam em delírio a confirmação das primeiras Olimpíadas da América do Sul. Nessa edição especial do Jornal das Dez você vai ver todos os detalhes da cerimônia do COI e a repercussão pelo mundo. Ao vivo nossos correspondentes mostram as reações em Copenhague, Chicago, Buenos Aires e Tegucigalpa. Em São Paulo, a rivalidade ficou de lado os paulistanos vibraram de coração e o olho no bolso. A Associação Brasileira de Agências de Viagens estima que as Olimpíadas vão trazer para o país um milhão de turistas. Nos estúdios no Rio, São Paulo e Brasília nosso time de comentaristas e especialistas convidados analisam o desafio da candidatura brasileira.
- A fraude no ENEM: o Governo passou o dia reunido em Brasília com representantes do consórcio responsável pela impressão e aplicação das provas. Essa primeira reunião foi para tentar descobri onde ocorreu a falha que provocou o vazamento da prova. Hoje eles não conseguiram encontrar uma justificativa e por isso o MEC e o consórcio contratado para organizar o ENEM irão se reunir mais vezes.

Duração: 2m49

Telejornal foi ao ar das 22h03 às 23h30, teve 4 intervalos comerciais que somaram 12m40, foram 74 minutos de notícias.



blog comments powered by Disqus