terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jornal Nacional ganha novo cenário ao completar 40 anos no ar

Jornal Nacional

Ontem, segunda-feira 31 de agosto de 2009, às 20h16, entrava no ar a Fátima Bernardes direto da redação do Jornal Nacional, no prédio da Rede Globo, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Jornal NacionalA partir daí já era possível notar algumas mudanças no que compõe o cenário do telejornal mais assistindo do país.

Além do novo corte de cabelo da elegante editora-executiva e apresentadora do Jornal Nacional, à primeira vista notava-se uma coluna avermelhada. Na verdade são as colunas antes de concreto aparente já existentes na redação agora com um revestimento acrílico iluminado preso por tiras de aço.

Jornal NacionalAs cores das paredes laterais seguem no mesmo tom azul escuro, sem mudanças. O mobiliário da redação, incluindo as mesas brancas com detalhes em vermelho e cinza e as cadeiras, também são os mesmos, a disposição deles também não foi alterada.


Ao fundo da redação, a antiga parede azul com televisores de tubo espalhados, deram lugar a uma parede azul com efeito de riscos pretos, novos refletores, e em toda a extensão da parede um grande telão formado por 22 plasmas, divididos em duas fileiras.

Jornal Nacional

De onde serão exibidas agora imagens em movimento que ilustram a notícia que está sendo veiculada, fazendo referência a qual editorial pertence à notícia.

Depois de cerca de quarenta segundos apresentando as mudanças na redação, a Fátima "passou a bola" para o William Bonner, que estava no mezanino, onde fica a bancada do Jornal Nacional.

Jornal NacionalTambém em pé, com as mãos apoiadas sobre a nova cadeira, e ao lado do novo logo do telejornal, o editor-chefe e apresentador William Bonner começou a apresentar as outras novidades.

O espaço onde fica a bancada é o mesmo, o chão claro é o mesmo com uma nova iluminação, a grade prateada também é a mesma.


Jornal Nacional

Totalmente nova e ergonômica, a nova bancada, também em tom de cinza, tem uma abertura frontal de onde sai uma luz verde claro.

Jornal NacionalA nova bancada não tem mais o monitor escondido. Agora cada apresentador tem uma tela de LED ultrafino de cerca de 10 polegadas. O mouse é o mesmo que já era usado, o teclado é novo e maior, ambos são sem fio - tecnologia também usada na bancada anterior.

Além disso, a bancada tem, à frente de cada teclado, um pequeno microfone, que pode captar a voz dos apresentadores no caso de uma eventualidade.

Após apresentar a bancada e enquanto a Fátima subia até o mezanino, o William mostrou o teto reformulado e apresentou o novo "globo terrestre" ao fundo e sobre a redação.

Jornal Nacional

Desde 2000 o cenário conta com o globo terrestre ao fundo. Porém, antes o globo era formado com diversas placas em níveis diferentes, fazendo com que ao ser mostrado estar totalmente desregulado, não completando adequadamente o contorno dos continentes.

Agora não há mais esse problema, o globo é um painel só. Outra novidade é que ele tem movimento, rotação em sentido anti-horário.

Confira outras mudanças através de comparação. As imagens à esquerda são sempre mais antigas e a imagem à direta de ontem, com as mudanças.

Jornal Nacional

Jornal Nacional

Jornal Nacional

O que mudou também foram os GCs (legendas descritivas), com o logo novo, um efeito de surgimento novo e agora um friso vermelho.

Jornal Nacional

Jornal NacionalAlém disso, quando a reportagem é com um correspondente internacional, ao lado do logo do JN aparece um globo terrestre mostrando a localização do correspondente.

A vinheta de ida aos comerciais também está diferente, entre as mudanças, a do logo que passou da parte superior à direita, para a parte inferior.

Jornal Nacional

Jornal NacionalAo ir para os comerciais, em pelo menos duas vezes durante o telejornal, está sendo apresentado uma vinheta com o logo e o endereço eletrônico do JN no G1, portal da Globo.com.

O g1.com.br/jn


As informações rápidas que necessitam de apresentação gráfica ou texto, como as informações sobre o índice das bolsas de valores, valor do fechamento de moedas, entre outras, continuam sendo apresentadas da mesma maneira.

Jornal Nacional

Com um menu sobre a bancada e ao lado do apresentador, que surge em primeiro plano.

Esse novo e bonito enquadramento também será bastante utilizado, uma vez que não há mais o uso do chroma key, fundo onde são projetadas imagens virtuais.

Jornal Nacional

O Jornal Nacional foi ao ar ontem das 20h16 às 20h59, em cinco blocos. Teve quatro blocos de intervalos comerciais, os dois primeiros de dois minutos, o terceiro de dois minutos e meio e o quarto de dois minutos, que somaram oito minutos e meio de comerciais. O JN teve a duração total de 44 minutos.

O Jornal Nacional completa hoje 40 anos, sua primeira edição foi ao ar em 1º de setembro de 1969, com os apresentadores Hilton Gomes e Cid Moreira.




blog comments powered by Disqus