quinta-feira, 28 de maio de 2009

Manual do Amadorismo, pela Cásper Líbero. Caso Best Shop TV.

Best Shop TVEra pra ser uma ação de marketing, mas se transformou num desastre.

Em menos de 24 horas, a credibilidade de uma marca, recente, foi colocada abaixo. Não, não é exagero!


Várias lojas (virtuais) já se "instalaram" no Twitter, como o Submarino (@novo_submarino), a Americanas (@americanascom), o Shoptime (@canalshoptime), o Extra (@tudoextra), a FastShop (@Fast_Shop), o Ponto Frio (@pontofrio), o Walmart (@mundowalmart) entre outras, mas nenhuma, nenhuma, conseguiu fazer o desmazelo que o Best Shop TV fez.

Através do endereço @bestshoptvcom, criado no final do mês de abril, começou um festival de amadorismo, a começar pela "linguagem" - que faria um feirante ficar corado.



O amadorismo continuou permeando em todas as atitudes do Best Shop TV, onde, até o presente momento - pasmem - não há, no site do programa http://www.bestshoptv.com, nenhum aviso, nenhum indício de que o twitter @bestshoptvcom seja verdadeiro.



Qualquer instituição séria, profissional, com credibilidade e preocupada com sua imagem e seus clientes, teria cuidados mínimos, como no caso de um anúncio ou uma marca em seu site, para que seus clientes pudessem comprovar a veracidade de tal ação de marketing.

Podem surgir desculpas - amadoras, claro - de que não houve tempo para colocar um aviso no site. Ok! Mas isso seria impossível, haja visto que o twitter foi criado há um mês.
E mais, nenhuma ação de marketing planejada que se preze iria esquecer de uma coisa tão simples como essa.
E mais ainda, por falta de UM, existem dois ícones "Assine nosso RSS", ou seja, desperdício de um lado e falta no outro.

Sabe-se lá o porque, o avatar utilizado no twitter diz: "BSTV.com". Nunca foi utilizada essa "diminuição" do nome do programa - se é que é isso que foi proposto. Além do que "bstv.com" não corresponde a um site válido.

Outro ponto de estranheza é que, ao menos, 10 tweets já foram simplesmente apagados da página @bestshoptvcom, outra atitude nada saudável.

Numa atitude mais do que desesperada - condizente com um feirante em final de feira -, ontem, resolveram lançar um desafio, propondo que ao chegar a 1000 seguidores, o @bestshoptvcom, venderia em seu site TVs LCD por 10% do preço. Ou seja, dariam desconto de 90% sobre determinado produto.


Isso, por si só, foi de uma falta de criatividade incrível, haja visto que dias atrás - por uma FALHA - a Fnac anunciou em seu site produtos com uma margem de desconto bem próxima a isso.

Até o final da tarde, eis que, o @bestshoptvcom conseguiu chegar à marca de 1000 followers (seguidores). A partir daí começou uma sucessão ainda maior de lambanças.

O que acima já foi colocado como uma das maiores falhas, se acentuou. Ou seja, diante da "oferta de aparente e absoluta generosidade", os indícios de que seria uma brincadeira e de que o @bestshoptvcom não seria verdadeiro se multiplicaram, o que fez com que muitos, que recorreram ao site - obviamente não encontraram nada -, entrassem em contato por telefone.

E recebessem a informação de que o Best Shop TV não tinha nenhuma página no Twitter.

Agora pensem vocês: como pode uma (tida) ação de marketing na qual sequer os funcionários da empresa sabem sobre ela?

Além disso, começaram a surgir novas informações no twitter @bestshoptvcom que nem antes e nem durante o tal "desafio" haviam sido divulgadas. Primeiro que as compras, com tais descontos, só poderiam ser feitas durante a madrugada e, depois, que haveria quantidade limitada de produto - no caso, apenas 2 TVs de LCD.

Bem, o dia passou e a madrugada chegou. E o amadorismo, a total falta de planejamento e controle se mostraram, inacreditavelmente, ainda maiores.

O site do Best Shop TV caiu, saiu do ar. A justificativa apresentada é que houve uma quantidade de acessos muito grande, o que, eu, não acredito. Ah, nenhuma TV LCD foi vendida a R$ 200.

 

Bem, para a compreensão total dos fatos, é preciso saber quem é o Best Shop TV.

"BestShopTV é uma empresa brasileira de comércio eletrônico que se destaca pela qualidade dos produtos que comercializa, preços que pratica e pelo seu padrão de atendimento. Foi criada em dezembro de 2006 com total apoio da Fundação Cásper Líbero, contando com infra-estrutura própria, visando a excelência das operações com moderna estrutura logística garantindo prazos, qualidade e segurança na entrega.".

A empresa se apresenta através de site e de intercessões em quase 60% da programação da TV Gazeta. TV Gazeta que também faz parte da Fundação Cásper Líbero.

Fundação Cásper Líbero é quem mantém a Faculdade Cásper Líbero, tida, até então, como uma das faculdades de maior renome quando se fala em COMUNICAÇÃO.

E, sabe-se comprovadamente, que muitos profissionais formados ou cursando a Cásper Líbero trabalham e estagiam tanto na TV Gazeta, quando no Best Shop TV.

Será que ninguém, ninguém, desses tidos como "bons", viu todas essas lambanças? Fica a pergunta!

Mas, é mais importante ainda denominar - de maneira mais clara - que é o responsável por tudo isso narrado acima, é o gerente Geral de Marketing do BestShop TV, Fábio Marques Santos.

Fábio, que aliás, ontem à tarde, já enaltecia seu ego concedendo diversas entrevistas. Inclusive, já durante à tarde dizia "A estratégia deu certo...".

Estratégia? Posso entender com isso que o Sr. é um "nó cego" no que diz respeito à "estratégia"? Resumindo, um completo INCOMPETENTE!

Se é ou não, eu não sei! Os fatos acima podem ajudar numa conclusão.


Vamos dar os PARABÉNS ao Best Shop TV. Claro, porque ninguém pode negar que foi uma "entrada" triunfal.

Faço saber, também, que vocês perderam um consumidor e também um telespectador. ;)



Leia o que pensa a Mariana Musa, no Inside Techno.


E acesse o blog "Eu Odeio a Best Shop TV" e acompanhe em tempo real o que dizem sobre essa empresa no twitter.


- Leia meu segundo post, 29/05/09, "BestShopTV: Amadorismo, incompetência e desrespeito. (Cásper Libero)"





blog comments powered by Disqus