sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Eleições 2008 - Globo realiza terceiro e último debate do segundo turno

A Rede Globo, que por razões estritamente comerciais e escusas deixou de realizar debate durante o primeiro turno das eleições em algumas das principais capitais, realiza hoje, às 22h10, o terceiro e último debate eleitoral antes das eleições do segundo turno.

Os debates acontecem em 23 cidades: Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), Anápolis (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Cuiabá (MT), Belém (PA), Campina Grande (PB), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), Campos (RJ), Porto Alere (RS), Pelotas (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), São Paulo (SP), Bauru (SP) e São José dos Campos (SP).

As regras dos debates serão as mesmas em todas as cidades. Haverá cinco blocos, dois com tema livre, dois com temas definidos e um para considerações finais. Os candidatos farão perguntas entre si, com a condução do mediador. Em São Paulo, o mediador será Chico Pinheiro e no Rio de Janeiro, o mediador será Márcio Gomes. Cada bloco terá duas perguntas por candidato.

No início do primeiro bloco, será sorteado o nome do candidato que fará a primeira pergunta. O candidato que respondeu faz a pergunta seguinte. Cada bloco será aberto e fechado por um candidato diferente.

Nos dois blocos de tema livre, a pergunta será da escolha do candidato. Nos de tema definido, haverá sorteio sobre o tema a ser abordado.

No quinto bloco, de considerações finais, haverá novo sorteio para saber qual dos candidatos iniciará a fala. Cada um terá dois minutos.

A função do mediador é manter a ordem no estúdio sem criticar direta ou indiretamente os candidatos. Ele tem a prerrogativa de cancelar o áudio do candidato que ultrapassar o tempo. O mediador pode ainda chamar intervalo comercial no caso de desordem. As regras prevêem ainda que, se algum candidato faltar ao debate, o candidato presente será entrevistado por 30 minutos.

Os debates em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte poderão ser acompanhados em texto e em transmissão de vídeo ao vivo pelo site G1.




blog comments powered by Disqus