segunda-feira, 7 de julho de 2008

Novo recuso de segurança no Gmail

O Google anunciou hoje através do blog oficial do Gmail, uma nova funcionalidade que aumenta a segurança do serviço Gmail.

O novo recurso permite acompanhar um histórico recente de acessos à caixa de mensagens, possibilitando inclusive saber se o e-mail foi aberto por outra pessoa, ou em outro computador. Esse recurso é bastante útil para pessoas que acessam seu Gmail de diferentes lugares e computadores, ocasionalmente podendo esquecer de finalizar o acesso, permitindo assim que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo armazenado.

O novo recuso fica na parte inferior (rodapé), entre o recurso que informa o quanto você está usando de sua caixa-postal (Você está usando 0 MB (0%) de 6904 MB no momento) e o recurso que mostra o modo de visualização da caixa-postal (Gmail visualizar: padrão | desativar o bate-papo | HTML básico Saiba mais).

Clicando sobre o termo em azul "Detalhes", o usuário tem acesso a um histórico das 5 últimas sessões, número do IP de acesso, data e horário do acesso, e o tipo de acesso - se foi via navegador, celular, POP3, etc.

Caso haja um acesso simultâneo, o usuário fica sabendo em tempo real. Além de ficar sabendo sobre quantos outros acessos simultâneos acontecem, pode através do botão "Sair de todas as sessões" encerrar todas as outras sessões, em qualquer outro computador.

O serviço está em fase de ajustes, e por enquanto está disponível apenas para a última versão do Gmail, e o acesso através do Firefox e Internet Explorer 7.




blog comments powered by Disqus