sexta-feira, 25 de julho de 2008

Horário da noite na Globo, há o que se comemorar?

A novela "A Renegada", da TV Globo, conseguiu a marca histórica (para ela mesmo) na noite de ontem. Foram 40 pontos de média e pico de 44 pontos. Isso fez com que a novela fosse até alongada em cerca de 15 minutos.

Na primeira semana de exibição, de 02/06 a 08/06, a novela alcançou média de 33 pontos. Na segunda semana, 09/06 a 14/06, registrou 34 pontos de média. De 16/06 a 21/06, terceira semana, subiu para 37 pontos de média. Na quarta semana, 23/06 a 28/06, caiu um ponto e registrou média de 36 pontos. Entre 30/06 a 05/07, a quinta semana, a novela manteve os 36 pontos de média. Que se repetiu na sexta semana, de 07/07 a 12/07, os também 36 pontos.

É importante ressaltar que esses índices são irrisórios se comparados aos tradicionais 50 ou 55 pontos marcados corriqueiramente até cerca de 6 anos atrás.

Para efeito de comparação, a novela "Duas Caras", antecessora e tida até então com uma das piores novelas a nível de Ibope, teve em suas últimas semanas 44 pontos de média. Chegando na última semana, a entregar o horário para "A Favorita", com 49 pontos de média.

A novela tem sofrido inúmeras intervenções por causa da baixíssima audiência. Sacrificando inclusive atores da novela. E para conseguir chegar ontem aos 40 pontos de média, a emissora carioca mais que dobrou a quantidade de chamadas durante toda a sua programação. Inserções, a mais do que as habituais, estão sendo feitas em programas com "Vídeo Show" e "Faustão". Além de anúncios externos, em jornais, revistas e internet.

A emissora intensificou o monitoramento da internet, incluindo blogs, Orkut, entre outros, em busca de opinião para melhorar a trama e sua audiência. Também está efetuando um número grande pesquisas de opinião.

Com isso, já alterou quase todo o enredo da trama. Ou seja, o autor programou uma temática e ela não vem sendo respeitada para dar ênfase a audiência. Isso não me parece ser uma atitude ponderada de uma emissora que tem tradição.

Muito tem sido comemorado, entre blogueiros e comunidades no Orkut, sobre esse índice de 40 pontos. Eu, sinceramente e humildemente, não vejo nenhum motivo para comemoração. Seja em relação a história, enredo, elenco, qualidade, ou até mesmo, o Ibope alcançado.

E que isso fique claro que nada tem a ver com outra emissora, é uma opinião sobre a TV Globo!


Bom. Ancorado nos baixos índices de audiência já vindos de toda a programação da emissora carioca - que já começa o dia perdendo para a Record, quando não para o SBT -, outros programas sofrem com essas quedas.

Para se ter uma idéia da situação da Globo, ontem, "A Favorita" alcançou a marca de 40 pontos de média. Em seguida, às 22h14, entrou no ar "A Grande Família", o único programa da faixa depois da novela que estava conseguindo se manter próximo de 30 pontos, marcou 29 pontos de média. Nota-se que o seriado nacional não conseguiu segurar a audiência da novela, houve uma queda de 11 pontos (cerca de 600 mil pessoas a menos na Globo, só na Grande São Paulo), mas manteve seus próprios índices.

Todo o resto - de segunda, Tela Quente; de terça, "Casseta e Planeta, Urgente!", "Toma Lá, Dá Cá" e "Profissão Repórter"; de quarta, "Futebol" ou "Cinema Especial"; de quinta, "Casos e Acasos" e "Por Toda Minha Vida"; de sexta, "Globo Repórter" e "Guerra e Paz"; e de sábado, "Zorra Total" e "Supercine" -, marcam bem próximos de 20 pontos.

Depois de "A Grande Família", foi ao ar, às 22:57, "Casos e Acasos" que reduziu ainda mais a audiência, registrou 20 pontos de média. Uma queda de mais 9 pontos, cerca de 500 mil pessoas a menos, também só na Grande São Paulo.

"Casos e Acasos" é um dos piores programas, seja de audiência ou criticas, junto com "Casseta e Planeta".

Terminando "Casos e Acasos", às 23:33, foi ao ar "Por Toda Minha Vida" sobre o Chacrinha. O programa especial que retratou a vida de um ícone da TV brasileira marcou 22 pontos de média.

Na semana em que retratou a vida dos "Mamonas Assassinas" o programa conseguiu 26 pontos de média.


Ontem à noite foi, na média, um dos melhores dias para TV Globo. Alguém vê algum motivo para alguma comemoração ai?

Para falar bem a verdade, depois do "Jornal Nacional" - que também não é mais o mesmo nem na audiência e nem na qualidade - eu mudei de canal. Eu sequer voltei para a Globo pra ver o que estava passando, todas as informações de horários e programas eu peguei no jornal (impresso).




blog comments powered by Disqus