segunda-feira, 2 de junho de 2008

LG também não tem honrado a garantia

LG ElectronicsA LG Electronics, fabricante de eletroeletrônicos e celulares, tem seguido o mesmo caminho da sua concorrente à Gradiente.

A prática já é velha conhecida dos consumidores. O fabricante vende ao consumidor produtos com defeito, em seguida, o consumidor leva até uma assistência técnica conforme orienta o fabricante e depois disso não vê mais seu aparelho, ou dinheiro, ou sequer, é mais atendido pela empresa.

Há alguns meses, a Gradiente enviou nota aos órgãos de Defesa do Consumidor informando que passa por problemas financeiros e que está sem condições de prestar assistência aos produtos que já tinha e que continuam sendo vendidos. De acordo com os órgãos de Defesa do Consumidor, a nota nada mais passa de mero informativo, já que a empresa continua tendo que honrar seus compromissos e obrigações. O cliente nada tem haver e não pode ser afetado por problemas internos da empresa.

Diferentemente da Gradiente, que pelo menos assume seus problemas e dá uma satisfação, a LG também não tem cumprido os prazos legais. Faltam peças de reposições nas assistências e os prazos não são cumpridos.
Vale lembrar o Código de Defesa do Consumidor:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.

Vários consumidores têm reclamado recorrentemente que enviam seus equipamentos para a assistência técnica e depois disso não conseguem reavê-los. A LG parece estar bem ciente dos ocorridos, já que o contato do cliente pelo telefone e e-mail é sempre ignorado.

Na pele
Ano passado, eu passei por essa situação na pele. Tinha um celular da LG, o mesmo apresentou vários defeitos, a empresa pediu para que eu entregasse na assistência técnica. Depois disso, eu ligava, enviava e-mail, e nada. Isso sem contar nas várias vezes em que fui destratado ao telefone pela empresa.

Fato é que meses depois eu consegui sozinho o telefone do setor jurídico da empresa, e só então, mesmo assim depois de mais um mês, eu consegui resolver o meu problema.
Relatei boa parte dos problemas que tive aqui no blog, no post "LG, os piores produtos e o pior atendimento".
Por esse motivo, também fiz um guia para ajudar os consumidores da LG, que pode ser consultado aqui "Guia: Reclamar LG/Teleperformance".
Em alguns casos tive que interceder diretamente com a empresa, em favor de leitores do blog.

Histórico
A LG não assume uma crise interna, mas é fato que além dos problemas com seus consumidores, há alguns meses seus funcionários também cruzaram os braços. Recentemente, a empresa também foi acusada de espionagem pela Philips.

No ano de 2007, a LG foi reclamada 258 vezes no Procon de São Paulo. Dessas, 155 foram por "produto entregue com danos/defeitos" e 53 por "garantia". Cerca de 10% das reclamações a empresa se recusa a resolver. Em 2006, foram 180 reclamações contra a empresa. Houve um aumento de 42% de 2006 a 2007.

No site ReclameAqui existem 1585 reclamações contra a LG. Dos reclamantes, apenas 29.6% voltariam a adquirir produtos da empresa.

Vale lembrar que nem todas as pessoas vão ao Procon registrar reclamação, vale lembrar também, que esses números são de reclamações fundamentadas, ou seja, que não foram resolvidas em um primeiro contato do órgão.

Outro lado, se é que há!
Entrei em contato com a LG antes de colocar no ar esse post.
A empresa informou que não se pronuncia sobre isso, apenas ressaltou que cumpre todos os prazos legais.

Comentário
Alguém percebeu um ar de superioridade? Não entendam por esse lado, entendam que não querer falar é assumir que não cumpre, e afirmar que cumpre é mentir, pois eu mesmo sou testemunha que NÃO cumpre.


É importante que os consumidores saibam de seus direitos! Sejam radicais e intransigentes ao fazer cumpri-los. Só assim, quem sabe um dia, o consumidor será respeitado.




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