terça-feira, 17 de junho de 2008

João Emanuel Carneiro despreza classes

A briga entre os autores das novelas "A Favorita" e "Os Mutantes" já passou do aceitável.

Hoje em entrevista à coluna "Outro Canal", na Folha de S.Paulo, João Emanuel Carneiro, o autor de "A Favorita" da Rede Globo, desdenhou a novela "Os Mutantes - Caminhos do Coração" da Rede Record e pior, menosprezou e ofendeu os telespectadores da novela de Tiago Santiago.

"... Acho que não tenho o perfil do público de 'Os Mutantes', já que passei dos dez anos [de idade] e não pertenço à classe D ou E...", afirmou João Emanuel Carneiro.

Mais incrível ainda é que ele afirma que nunca assistiu à novela do colega. Pergunto-me: Como então pode ter tal opinião?

É preciso entender que o público que assiste às novelas é um só. São pessoas da classe A, B, C, D, E, F... e antigamente, como só a Globo fazia novela não se dividia esse público. Agora como as outras emissoras - Record, Band e SBT - estão também fazendo novelas, é normal que o público total (um pouco de cada) se divida entre os canais.

E também é preciso entender que as classes C, D e E são mais volumosas! Como o próprio Carneiro parece se julgar da classe A, é importante lembrá-lo que classe A (no sentido de dinheiro ou cultura) tem tv a cabo! Talvez por isso, usando o lado da moeda que o Carneiro quer usar, a novela da Record esteja com tamanho Ibope.

É impressionante o recalque da Rede Globo, que não admite PERDER. Semana passada foi a vez do intrometido Zeca Camargo meter seu "narizão" na história. Zeca falou um monte de besteiras em seu blog, apenas com o intuito de desprezar a novela da Record. Foi tão infeliz, tão ignorante, que apenas conseguiu criar mais Ibope para a Record.

A colunista Patrícia Kogut também tem metido o seu dedo na história, só para tentar desprezar a novela da Record. Patrícia, pra quem não conhece, é colunista do "O Globo", sim, ligada a Globo.

Lamentável esses episódios. Os que se dizem tão inteligentes e com o tal "Q" (pra eles de qualidade, pra Record de queda) perdendo até o jogo de cintura e compostura.

Ah! Quer saber o que Tiago Santiago falou ao jornal? Ele foi correto e diplomático: "Não vejo a novela do João Emanuel porque é no mesmo horário que 'Os Mutantes' e 'Amor e Intrigas', que me parecem opções bem mais interessantes e divertidas. Ele erra feio ao acreditar que somos vistos apenas por crianças e pelas classes mais baixas."

Essa sim me parece uma resposta com mais Qualidade e Inteligência.

Com informações da Folha de S.Paulo




blog comments powered by Disqus