quarta-feira, 25 de junho de 2008

IDEC pede relatórios das Ouvidorias dos bancos

É fato que nenhuma empresa gosta ou gostaria de ter uma Ouvidoria/Ombudsman, muito menos as brasileiras. Também é fato que todas que têm, sem exceção, transformam em mais uma reles central de atendimento, com o objetivo de tapear seus clientes.

Com as ouvidorias dos bancos não é diferente.

O Banco Central ordenou que todos os bancos criassem suas ouvidorias, o que parece já ter sido cumprido. Porém, o objetivo do BC não foi criar mais um setor dentro de uma empresa, e sim, um setor responsável e que de fato fiscalize a empresa.

Como também podemos perceber, isso não aconteceu. Nota-se que às instituições financeiras continuam com uma das mais reclamadas pelos brasileiros.

Entretanto, o IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor não se fez de cego à situação e, segunda-feira (23), já enviou carta (pdf) ao BC exigindo que a instituição faça valer as normas que eles próprios criaram, entre elas, a que determina à divulgação de dados semestrais do andamento das ouvidorias das instituições financeiras.

Ou seja, o Banco Central criou regras e normas para "inglês ver" e parece que nem todo mundo age como os bancos e o próprio BC.

Parabéns mais uma vez ao IDEC. Mas, sinceramente, acho que eles (IDEC) poderiam ser mais radicais ao dizer que os bancos têm a obrigação e que o Banco Central tem se feito de "cego" à situação. Acho importante saber a responsabilidade de cada um. Sendo, nesse caso, nem os bancos e nem o BC têm cumprido com suas OBRIGAÇÕES.

Leia nota do IDEC.




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