sábado, 14 de junho de 2008

Estrela vai usar "plástico verde" da Braskem

EstrelaA petroquímica Braskem e Brinquedos Estrela anunciaram uma parceria para desenvolver produtos com polietileno verde feito de matéria-prima 100% renovável.
O primeiro brinquedo produzido com esse material será o Banco Imobiliário Sustentável. Que será lançado em breve, sendo uma versão modernizada de um dos jogos mais tradicionais da indústria de brinquedos no Brasil. Com essa atitude, as empresas pretendem unir educação ambiental e entretenimento.

Na versão tradicional, o Banco Imobiliário está no mercado desde 1944. Na nova versão, as peças plásticas do brinquedo serão feitas com o polietileno verde da Braskem, que contribui para a redução do efeito estufa ao absorver e fixar CO² (gás carbônico) da atmosfera. O tabuleiro, a caixa e as cartas são feitos com papel reciclado. Toda a dinâmica do jogo está ligada ao tema da sustentabilidade. Em vez de retratar um cenário urbano, as casas do tabuleiro apresentam reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros, Serra da Mantiqueira e locais de produção de cana de açúcar como Ribeirão Preto, Três Lagoas (MS), Teotônio Vilela (AL).

Além disso, foram introduzidas novidades que representam atividades empresariais com foco no desenvolvimento sustentável, colocando em ação empresas como Companhia de Reciclagem Energética, Companhia de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica. As cartas de Sorte ou Revés também são temáticas. O jogador recebe prêmio porque "protegeu suas terras do desmatamento e faturou com o turismo ecológico", ou "sua cadeia de restaurantes orgânicos é um sucesso", por exemplo.

"A Estrela está participando com entusiasmo do desenvolvimento de brinquedos com plástico verde, projeto que se encaixa dentro da estratégia da empresa de ter o pioneirismo, inovação tecnológica e educação ambiental como parte de sua missão. Entendemos que levar estas inovações para as crianças faz parte de um processo de educação importante sobre conscientização ambiental para que, quando estas crianças se transformarem em novos líderes, possam dar melhores contribuições ao crescimento sustentável de nosso planeta", afirma Carlos Tilkian, presidente da Brinquedos Estrela.

"A parceria com a Estrela marca mais uma etapa bem sucedida no lançamento da tecnologia do polietileno verde, que vem atraindo a atenção de grandes empresas nacionais e internacionais líderes de mercado interessadas em demonstrar à sociedade sintonia com seus anseios na defesa da sustentabilidade", diz José Carlos Grubisich, presidente da Braskem. "Além disso, essa iniciativa contribui de forma lúdica para levar educação ambiental a crianças e jovens, visando construir um mundo melhor para as gerações futuras", acrescenta.

A Braskem foi a primeira empresa do mundo a anunciar um polietileno de matéria-prima 100% renovável com certificação internacional. O "plástico vede" é produzido a partir de etanol proveniente da cana-de-açúcar, tem as mesmas características do plástico produzido a partir do petróleo. Não é biodegradável, podendo assim ser reciclado. Novos desenvolvimentos conjuntos estão previstos pelas empresas para os próximos meses, especialmente a partir de 2010, quando a produção de polietileno verde da Braskem atingir escala industrial.

Fonte: Braskem e Agência Brasil




blog comments powered by Disqus