quarta-feira, 18 de junho de 2008

Elevado Costa e Silva recebe nova iluminação


Foto: Roberto Sena

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) está concluindo a remodelação da iluminação nos baixos do Elevado Costa e Silva, mas os resultados já foram sentidos nos testes luminotécnicos realizados recentemente pelo Departamento.

Durante os testes, os técnicos verificaram que os níveis de iluminação estão dentro de padrões internacionais que são de Iluminância Média (Emed)= 30 lux e Uniformidade= 0,30 e 0,40. Foram registrados Emed= 46 lux e Uniformidade= 0,37. Isso representa ganho em luminosidade, tanto nas vias de rolamento quanto nos passeios públicos.

As 832 luminárias, instaladas na década de 1970, com lâmpadas de vapor de mercúrio de 250 watts foram substituídas por 416 unidades de iluminação modernas e com lâmpadas de vapor de sódio de 150 watts. Com isso houve uma redução na potência instalada de 228 KW para 72 KW.

De acordo com levantamento feito pelos técnicos, o consumo anual, que era de 986.224 KWh, passará a ser de 312.699 KWh, ou seja, a Prefeitura vai economizar 68% na conta de energia.

Além da redução no consumo e do aumento da luminosidade, foi dado destaque luminoso aos grafites dos pilares, contribuindo para a recuperação do local e tornando o espaço mais agradável.

Fonte: Prefeitura de São Paulo




blog comments powered by Disqus