quarta-feira, 11 de junho de 2008

Concorrência para a Claro e o iPhone

A recalcada e ultrapassada operadora de telefonia móvel VIVO, ligada à Telefônica, anunciou hoje que também venderá o iPhone no Brasil.

Um dos primeiros a noticiar foi o colunista da Veja, Lauro Jardim. O Estadão, o Terra, a Folha e O Globo também já informaram.

Em relação à venda do aparelho bloqueado - que tem causado grande revolta principalmente nos EUA, inclusive com processos na justiça contra a fabricante Apple e a operadora AT&T, ou busca por fórmulas e maneiras não-oficiais e mirabolantes de desbloqueio -, não deve ocorrer aqui no Brasil.
É importante ressaltar que tanto à Claro, quanto agora a Vivo, terão que vender os aparelhos desbloqueados. Elas até podem vender alguns bloqueados, porém terão que oferecer "vantagens". E ficará a cargo do consumidor comprar ou não o aparelho bloqueado.

Tudo indica, extra oficialmente, que a Claro vai lançar o aparelho primeiro no Brasil. O fato é que as duas têm que correr, já que o número de aparelhos encontrados no país cresce a cada dia. Seja por importação pessoal ou contrabando.

Com relação à afirmação de recalcada atribuída a Vivo, é porque a operadora poderia ter, ao invés de copiar a Claro, achado uma opção igual, ou melhor, que o iPhone.

Nos Estados Unidos, para concorrer com a gigante AT&T, a operadora Sprint vai lançar no dia 20 de junho o Samsung Instinct - SPH-M800. De acordo com a Samsung, que tem uma campanha bem agressiva contra o aparelho da Apple, seu aparelho é melhor que o iPhone em vários pontos, como acesso à internet mais rápido, recepção de televisão e GPS mais pontual. Confira o vídeo de lançamento abaixo e acesse o site para maiores detalhes (ambos em inglês).


Na verdade, para o Brasil esse aparelho não seria uma opção, uma vez que o modelo é baseado na tecnologia CDMA, que não é mais vendida no país.

Mas esse é um dos únicos que verdadeiramente concorrem com o iPhone, os outros supostos concorrentes como N95 e N82 da Nokia, ou Prada e Viewty da LG, nem chegam próximos do equipamento da Apple, por diversas características e nem sequer se encaixam na mesma categoria.

Os aparelhos da LG então, estão condenados a má qualidade e problemas que a empresa enfrenta.

Uma das melhores opções, que faz parte do seleto grupo de concorrentes do iPhone, é o Samsung Omnia - SGH i900.

Samsung Omnia - SGH i900

Tanto o iPhone, quanto o Omnia estão sendo lançados este mês - nenhum dos dois no Brasil, claro. Os dois são GSM quadriband (850 / 900 / 1800 / 1900), 3G (HSDPA 850 / 1900 / 2100). O Apple funciona com sistema Mac OS X v10.4.10 e o Samsung com Microsoft Windows Mobile 6.1 Professional. Ambos também têm posicionamento por GPS.

Nas dimensões o iPhone é um pouco maior e mais pesado. O Omnia tem 112 mm de altura, 56.9 mm de largura e 12.5 mm espessura, pesa 127 gramas. Já o "telefone" da Apple tem 115.5 mm de altura, 62.1 mm de largura e 12.3 mm espessura, pesa 133 gramas.

Em relação ao display, os dois são sensíveis ao toque (Touchscreen), mas o do iPhone é maior, tem tela de 3.5 polegadas, resolução de 320 x 480 pixels. O Samsung tem tela de 3.2 polegadas e resolução de 240 x 400 pixels.

Os dois têm capacidade armazenamento interno de 8 ou 16 GB, sendo que o iPhone tem entrada para SIM card e o Omnia tem entrada para microSD.

Além da conexão 3G, ambos permitem conexão Wi-Fi 802.11b/g e Bluetooth 2.0. Mas nenhum dos dois tem conexão por infravermelho.

O diferencial mais notório e primário é a câmera. O iPhone da Apple ainda está preso a uma singela câmera de 2.0 megapixels. Já o Samsung Omnio tem um grande trunfo, câmera de 5.0 megapixels que permitem fotos de 2592х1944 pixels.

O iPhone tem o famoso tocador iPod, mas que não tem rádio. O Omnio tem o player para músicas, vídeos, rádio e TV embutido, e permite execução de mais formados de vídeo e áudio que o iPhone, como o *.vma, *.wmv, *DivX e *XviD.

O iPhone será disponibilizado em duas cores, preto e branco e o Omnio apenas em prata.

Quem sabe não é a TIM que sai lucrando nessa. Ou até a OI, quem está chegando em São Paulo.

De fato, quem lucra mesmo são os consumidores.

Samsung Omnia - SGH i900




blog comments powered by Disqus