domingo, 8 de junho de 2008

Coisas estanhas estão acontecendo com o jornalismo da TV Globo

Hoje, 07 de junho de 2008, Sandra Annenberg e Evaristo Costa, os apresentadores oficiais do Jornal Hoje estavam de folga. Sendo assim, a jornalista e apresentadora Zileide Silva veio de Brasília para São Paulo apresentar o telejornal.

Apesar de sua notória competência, inteligência e simpatia, Zileide parecia nervosa já no começo do telejornal. Ao anunciar a primeira matéria, ela falou "extrosão" ao invés de "extorsão". Pode-se observar também, que o nome da apresentadora não foi anunciado no rodapé, como de costume.


Depois desses primeiros deslizes, a matéria entra e, em seguida, Zileide chama a segunda matéria. Na volta dessa segunda matéria, a apresentadora parece estar sem o texto no TelePrompter, e acaba ficando bastante preocupada e engasgada.

Perceba que no começo do vídeo alguém da produção sussurra "Olha pro TP... Olha o TP", se referindo ao TelePrompter. Essa parte só viu que estava assistindo ao vivo, na edição da internet foi cortado. Acompanhe as duas versões:

Versão ao vivo, sem corte

Versão internet, com corte

Reprodução: Jornal HojeA matéria entra, em seguida a ordem das matérias é alterada, e entra a coluna "Brasil Hoje", com as notícias rápidas e pré-gravadas.

Outras matérias são apresentadas e parece que a situação se normaliza. Mas não. No final do, ainda, primeiro bloco, Zileide chama a matéria sobre a soltura da bispa Sônia Hernandes, nos EUA. E, atribui a mesma 100 mil dólares a mais do que o fato, e em seguida conserta.


Finalmente o primeiro bloco acaba. Vem o intervalo. Na volta do segundo bloco os erros recomeçam. Zileide Silva apresenta as informações das eleições nos Estados Unidos e chama o repórter Jorge Pontual, em Nova York. Até ai tudo bem, Pontual passa as informações e retorna para a apresentadora no Brasil.

Zileide começa apresentar a próxima matéria, e a imagem ainda nem está nela. Quando a mostram, o repórter Jorge Pontual ainda está no plasma atrás da apresentadora. Observe que ela percebe e dá uma engasgada, mas continua bem.

Ela chama uma matéria sobre o músico escocês David Byrne. Porém, depois de uma demora, entra uma matéria sobre sugestões de presentes para o dia dos namorados. Na volta da matéria que entrou errado, a apresentadora ainda tem que consertar e anunciar a matéria novamente.


Calma, ainda não acabou.

No final do primeiro bloco a apresentadora informa que são 13h30, no GC (legenda no vídeo) mostra 13h39. De fato realmente eram 13h39. Mesmo porque, o primeiro bloco que acabou às 13h30.


O terceiro e último bloco, pelo que me lembro, aconteceu sem erros. Pudera, depois de tantos erros eu nem conseguia mais prestar atenção em outros.


ATUALIZAÇÃO, 11/06/08: De acordo com o colunista da Folha, Daniel Castro, a Zileide Silva teve uma crise alérgica que a fez se perder na apresentação do "Jornal Hoje". Usuária de lentes, não conseguia ler com os olhos marejados. Mas conseguiu tirar e limpar as lentes no ar.



Já, no Jornal Nacional dessa noite, um fato no mínimo curioso.

Apresentaram o telejornal essa noite, Márcio Gomes e Carla Vilhena. Márcio substituiu William Bonner, e Carla, foi de São Paulo ao Rio de Janeiro para substituir Fátima Bernardes que está com problemas de saúde.

Carla Vilhena está vestindo um "terninho" azul claro, dado momento, o terno de azul vira verde. Veja as imagens e vídeos.

Reprodução: Jornal Nacional Reprodução: Jornal Nacional

 

Suponho, que deva ter sido um efeito não desejado, causado pelo uso do chroma key.



Fátima Bernardes
O jornal Folha de São Paulo noticiou na sexta-feira (06), que a apresentadora do Jornal Nacional, Fátima Bernardes, se afastou pois seus médicos detectaram uma dilatação de ductos mamários. Recomendaram uma cirurgia e por isso, a mesma está bem e de repouso em casa.



Demitido o Irresponsável
"A TV Globo demitiu o jornalista que teria sido responsável pela divulgação, pelo canal Globo News, da falsa notícia de que um avião da empresa Pantanal havia se chocado contra um prédio na zona sul de São Paulo, na rota de pouso do aeroporto de Congonhas, no último dia 20.", Daniel Castro, coluna Outro Canal, jornal Folha de S.Paulo, 05/06. (Link para assinantes)

O mais grave dessa história, de fato, não foi a suposta queda do avião, e sim as outras emissoras que baseadas na Globo News também deram à noticia. Isso sem tirar os portais de internet, rádios, blogs...

Mas, talvez a explicação seja justamente essa, como o fato não existiu, foi um erro primário, não tinha como se "apurar". Foi meio injustificável essa minha justificativa né? OK, erram todos!



Ainda falando em Rede Globo, por lá a audiência anda em baixa.

A novela "Duas Caras" terminou com média de 46 pontos no Ibope. A novela inteira obteve média de 41 pontos, o segundo pior Ibope para as novelas desse horário. Fonte: Coluna do jornalista Daniel Castro, na Folha, dia 02/06/08. (Link para assinantes)

O programa "Câmera Record", da Rede Record, foi líder de audiência no mês de maio em seu horário. O programa fez a Rede Record bater a Rede Globo pela primeira vez na média no horário nobre mensal. Fonte: Coluna do jornalista Daniel Castro, na Folha, dia 03/06/08. (Link para assinantes)

Rede RecordNo mesmo dia (03), a Coluna de Daniel Castro confirmou a ida da apresentadora ex-Globo Fabiana Scaranzi para a Rede Record. Lá, Fabiana, deve apresentar um quadro no programa "Domingo Espetacular". Fonte: Coluna do jornalista Daniel Castro, na Folha, dia 03/06/08. (Link para assinantes)
A colunista do jornal Agora S.Paulo, Fabíola Reipert, já havia soltado nota no dia 12/05 dando essa informação. De acordo com Fabiola, o salário de Scaranzi na nova emissora vai aumentar, deve ficar entre R$ 35 mil e R$ 40 mil. Fonte: Coluna Zapping, da Fabíola Reipert, no Agora, dia 12/05/08. (Link para assinantes)

A Favorita"A Favorita", nova novela da Rede Globo, tem a pior estréia das novelas da emissora no Ibope. De acordo com a Folha, a estréia teve média de 34,6 pontos.
"Duas Caras", a novela anterior, já considerada uma das piores no Ibope, estreou com 40.
No mesmo dia (2), a novela "Caminhos do Coração", da concorrente Record, registrou ótimo desempenho com 22,6 pontos.

Os Mutantes - Caminhos do CoraçãoO jornal O Estado de São Paulo noticiou que na estréia da novela, "Os Mutantes - Caminhos do Coração", a Record registrou 24 pontos no Ibope. Fonte: Coluna Entre-linhas, Caderno 2, do jornal O Estado de São Paulo, dia 05/06/08. (Link)

"Amor e Intrigas", outra novela da Rede Record, também tem alcançado ótimos índices de audiência. Segunda-feira alcançou 19 pontos de média.

Isso sem falar em outros programas da emissora, e inclusive o "Hoje em Dia", um dos programas de maior sucesso da Record.

Essa semana ainda, a Rede Record, foi citada em artigo do jornal britânico Financial Times. Para ler o artigo, em inglês. Repercutiu na mídia brasileira e na própria Record. Assista aqui a reportagem exibida no Jornal da Record, dia 06/06.




blog comments powered by Disqus