quinta-feira, 26 de junho de 2008

8ª edição do Guia de Eletrônicos Verdes: Nintendo, Microsoft e LG são as piores

Foi divulgado ontem a 8ª edição do Guia de Eletrônicos Verdes, do Greenpeace.

Dessa vez foram analisadas 18 empresas. As empresas são classificadas de 0 a 10, sendo que 0 corresponde a nenhum cuidado ambiental e 10 uma boa consciência ambiental. O Greenpeace leva em consideração critérios de reciclagem, uso de substâncias tóxicas e impacto da produção das empresas no clima.

Foram avaliadas: Acer, Apple, Dell, FSC, HP, Lenovo, LG, Microsoft, Motorola, Nintendo, Nokia, Panasonic, Philips, Samsung, Sharp, Sony, Sony Ericsson e Toshiba.


A Sony e sua divisão de celulares Sony Ericsson foram às únicas que conseguiram alcançar mais de 5 pontos. Ambas conseguiram classificação 5.1, ou seja, não são empresas 100% engajadas, porém têm se empenhado, e já possuem políticas e cuidados ambientais.

A Nokia aparece em terceiro lugar, com 4.8. Podendo também ser considerada uma empresa com consciência ambiental.

As empresas que se saírem melhor no critério de eficiência energética foram a Sony Ericsson e a Apple. A Sony Ericsson também se destaca por ter praticamente eliminado o uso de substâncias tóxicas em seus produtos.

A Nokia lidera no quesito de uso de energia renovável na fabricação de seus produtos - atualmente usa 25% de suas necessidades de eletricidade de fontes renováveis, e pretende aumentar esse total para 50% em 2010.

Entretanto, a Nintendo, Microsoft e LG são as piores colocadas.

A Nintendo conseguiu o pior conceito pela segunda vez consecutiva, 0.8. Na última verificação, em novembro de 2007, a empresa tinha marcado 0 na avaliação do Greenpeace.

Microsoft aparece em seguida com 2.15. Das oito edições, a Microsoft participou das últimas 3, e em todas ficou entre os três piores.

A LG recebeu 3.3 nessa verificação. A LG participou das 8 edições, e sempre esteve com o conceito ruim.

"O Greenpeace espera, com esse guia, mostrar quais empresas são sérias candidatas a se tornar exemplos na produção sustentável. Queremos que elas eliminem todas as substâncias tóxicas de seus produtos, aumentem a reciclagem de lixo eletrônico, usem material reciclado nos novos produtos e reduzam o seu impacto no clima", diz Iza Kruszewska.

É importante que o consumidor também faça sua parte e não adquira os produtos da LG, Microsoft e Nintendo.




blog comments powered by Disqus