quinta-feira, 8 de maio de 2008

Programação da tv na internet

Chegou mais tarde do trabalho e perdeu o telejornal?
Saiu para jantar e não deu pra assistir a novela?
Sem problemas, acesse a internet e assista a hora que quiser.

Cada vez mais as emissoras de televisão abertas do Brasil estão disponíveis na internet.

Rede GloboA primeira emissora de televisão brasileira a disponibilizar sua programação na internet foi a Rede Globo. Quando, em maio de 2004, criou o Globo Media Center (GMC), junto ao portal Globo.com.

Desde então, várias mudanças ocorreram. A começar pelo nome que mudou de GMC para Globo Vídeos, e o formato antes WMV para Flash. Sendo assim, digitaliza e disponibiliza quase 100% da programação da emissora e das retransmissoras, na internet. O acesso completo ao conteúdo é restrito a assinantes.
Além de programas, telejornais e novelas... eventualmente, existem algumas transmissões ao vivo, como Big Brother Brasil, Festival de Verão, entre outros. Parcerias também foram feitas dando origem ao canal do seriado “Malhação” e do programa musical "Estação Globo" no YouTube.


Rede RecordA Rede Record, emissora de televisão mais antiga em funcionamento no país, inaugurou recentemente o Mundo Record.

No site, ainda em fase beta, com visual bem agradável e interativo, a emissora disponibiliza grande parte de sua programação na íntegra. Totalmente de graça e sem propagandas.


SBTO Sistema Brasileiro de Televisão - SBT, por enquanto, a segunda emissora mais assistida do país, recuou na área da internet.

Há alguns anos lançou um projeto audacioso, o SOL (SBT On-Line), parecido com a "Globo.com", porem não houve muito êxito e aos poucos foi se dissipando. Porém, o domínio "sol.com.br" ainda pertence ao Grupo Silvio Santos.

Atualmente, no próprio site do SBT, existe uma seção "multimídia" onde são disponibilizados alguns, poucos, vídeos da programação da emissora de Silvio Santos.


Rede BandA Rede Bandeirantes - Band, outra grande empresa de comunicação, tem o site "maisband.com.br" onde disponibiliza alguns poucos vídeos sobre a programação. Aliás, o site nem é divulgado.

A emissora também mantém parceria com o YouTube, através dos canais "Band" e "BandFolia".


Record NewsO mais novo canal de televisão brasileiro, o primeiro canal de noticias 24 horas da tevê aberta, o Record News, também tem sua programação disponibilizada na internet através do Mundo Record News.

Ligada à Rede Record, o site é semelhante, agradável, totalmente gratuito e sem propagandas.


Tv GazetaA Tv Gazeta começa a disponibilizar vídeos da sua programação em seu site.

Os vídeos são do noticiário da emissora paulista, são poucos, curtos e em baixíssima resolução, mas um começo.



Tv CulturaTv Cultura não disponibiliza sua programação na internet.






Rede TvA Rede TV, anuncia que é a primeira emissora totalmente HDTV, mas no que se refere ao site, a emissora tem um dos piores portais, nenhum conteúdo, nenhuma informação, e muito menos vídeos.

De fato, o site existe apenas para mostrar os programas e os horários.


Por enquanto, nenhuma das emissoras transmitem ou disponibilizam em seus sites, conteúdo em HDTV. Mesmo porque, para tal, nós usuários precisaríamos ter acesso à conexões banda larga descentes, e não há Speedy e similares.




blog comments powered by Disqus