segunda-feira, 12 de maio de 2008

Inaugurado estúdio panorâmico na TV Globo SP

Com atraso, mas finalmente inaugurados. No sábado (10/05), a ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira e hoje (12/05), o estúdio panorâmico da Rede Globo.
O atraso da ponte é por falhas da administração pública, já o do estúdio, por problemas com a iluminação e espera de novos equipamentos importados.

Imagem da Rede Globo pelo Google MapsO estúdio panorâmico fica junto ao novo edifício construído ao lado das instalações já existentes da Rede Globo em São Paulo. Inaugurado no dia 26 de abril, o edifício Jornalista Roberto Marinho foi construído para integrar 17 áreas da emissora, antes espalhadas pela cidade.
O novo prédio de 12 andares e três subsolos, agora abriga o departamento comercial e administrativo da emissora. As instalações ao lado são o departamento de produção e jornalismo. Onde, até pouco tempo atrás, era gravado o programa de Ana Maria Braga, o Mais Você, que se mudou para o Rio de Janeiro.
São gravados atualmente os programas Globo Rural, Jornal da Globo, Jornal Hoje, SPTV, Bom dia São Paulo, Programa do Jô, Altas horas e Ação.

Edifício Jornalista Roberto MarinhoO prédio foi projetado com o que há de mais moderno na construção e arquitetura, é quase todo envidraçado para aproveitar a iluminação natural. Cada andar tem aproximadamente mil metros quadrados, o lobby tem um pé-direito de 7,8 metros. No subsolo fica o estacionamento, no térreo um auditório para 160 pessoas, no último andar, além do estúdio panorâmico, fica um restaurante privativo com uma cobertura retrátil.

No alto do edifício tem um heliponto e foi erguida uma torre de 80 metros, onde fica uma antena de transmissão e uma câmera que geram tomadas de 360º. Todo edifício tem cobertura de rede wireless, possui também uma rede de fibra óptica para transmissão de dados de alta performance.

Estúdio Panorâmico
Com três paredes de vidro e até colunas de vidro, o estúdio panorâmico permite uma visão de 180 graus da cidade. Área total de 130 metros quadrados e pé-direito de 4 metros, produzido e desenvolvido pela Pilkington Brasil.
Ao fundo da bancada tem-se a visão da marginal Pinheiros, da nova ponte estraiada, e dos prédios do hotel Hilton, da HP e do provedor Terra.

Chico Pinheiro e Carla Vilhena na bancada do novo estúdio

O estúdio está equipado com três câmeras de alta definição, sendo uma minigrua, que transmitem as imagens através de fibra óptica para o prédio ao lado, onde ficam a redação e edição. A iluminação é sofisticada e automatizada para equilibrar a luz interna com a externa.

Com uma nova bancada, o estúdio conta também com um plasma e duas poltronas. O plasma servirá para o âncora (apresentador) chamar e conversar com o repórter em um link externo. E as poltronas ao lado da bancada, ambientarão as informações sobre esportes e possíveis entrevistas em estúdio. As informações sobre o tempo também passam a serem apresentadas de dentro do novo estúdio.

Mariana Godoy apresentando o Bom Dia São Paulo

A primeira a utilizar o novo estúdio panorâmico foi à apresentadora Mariana Godoy, que hoje às 6:25 da manhã apresentou o Bom Dia São Paulo. Nota-se o fundo escuro devido à ausência de iluminação natural, por causa do horário.

Em seguida, às 12h, Chico Pinheiro e Carla Vilhena apresentaram o SPTV - 1ª Edição. Clique aqui para assistir um trecho do jornal.

Carlos Tramontina apresentando o SPTV - 2ª ediçãoE agora, às 18:50h, Carlos Tramontina está no comando da bancada.

Dentro de um ano, a sede da emissora no Rio de Janeiro também terá um estúdio de vidro, que ficará sobre o prédio, no Jardim Botânico.






blog comments powered by Disqus