sexta-feira, 30 de maio de 2008

Agora pode falar ao celular no Metrô

Foto: Onildo Lima

A partir de hoje, 30 de maio, os usuários das estações Alto do Ipiranga, Imigrantes, Chácara Klabin e Paraíso, ambas da linha 2-Verde do metrô paulistano, podem usar o celular na movimentação dentro das estações e também dentro dos vagões.
A novidade deve beneficiar cerca de 100 mil passageiros hora, estimativa de passageiros que trafegam por essas estações.

Outra estação, a Ana Rosa que fica entre a estação Paraíso e a Chácara Klabin, deve ter o sinal de telefonia móvel funcionando até o dia 19 de junho.

O uso de celular no metrô já é possível em Nova York, Tóquio e Hong Kong.
No Brasil, tornou-se possível através de uma parceria entre a Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô e as operadoras Claro, Tim, Vivo e Nextel.
A operadora Oi, que vai começar a operar em São Paulo nos próximos meses, também deve compor essa parceria.

As quarto operadoras dividem um mesmo espaço e pagarão ao Metrô pela utilização. Nesse primeiro ano, a concessão será cerca de R$ 76 mil por mês para cada operadora. Os valores aumentarão progressivamente, de acordo com o aumento da cobertura nas estações, chegando próximo de 100 mil reais por mês, por operadora. Esses valores serão integrados a outros valores de concessão, como publicidade, locação de espaço, entre outros não-tarifários, e serão destinados a melhorias no sistema metroviário.

Com um investimento estimado em 100 milhões, o sistema deve estar totalmente implantando e funcionando até o final do ano, nos 61,3 quilômetros de extensão e 55 estações.

Há uma previsão para que seja implantado acesso à rede banda larga sem fio.

Outra inovação é o "Metrô Mobile". Trata-se de um endereço wap, que permite consultar através do celular informações como: horários de abertura e fechamento das estações, os trajetos possíveis na rede metropolitana de transporte público sobre trilhos, considerando as 4 linhas do Metrô, com suas 55 estações, e as 6 linhas da CPTM (88 estações) e todas as conexões possíveis entre elas, além do tempo previsto para cada percurso e seu custo final. Também estão disponibilizadas informações sobre os terminais de ônibus metropolitanos do corredor São Mateus-Jabaquara da EMTU. Além das últimas noticias do Metrô.

Endereço: www.metrosp.mobi

Obs: O serviço ainda não está disponível na estação Liberdade, trata-se apenas de uma alusão.

Com informações do Metrô e dos jornais




blog comments powered by Disqus