segunda-feira, 26 de maio de 2008

91% dos jornalistas usam blogs como fonte, diz pesquisa

A Textual, uma agência de comunicação, fez uma pesquisa para determinar os efeitos das mídias sociais no trabalho jornalístico.

As chamadas “mídias sociais” são aquelas cuja informação é feita pelo grande público, sejam como consumidores, leitores, usuários de algum produto ou serviço, que emite ou demonstram sua opinião em blogs, orkut, youtube, entre outros.

Foram entrevistados 100 jornalistas entre cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, desses:


Em relação à assiduidade, a pesquisa mostra que 33% dispõem de até 2 horas todos os dias e 41% acessam de duas a três vezes por semana, esse tipo de mídia. Sendo que apenas 4% afirmam que nunca acessam.

Questionados sobre o que buscam ao acessar blogs, 9% declararam que não acessam, os outros 91%:

33% informação que ainda não chegaram à grande imprensa;
24% tendência de comportamento;
19% opinião de autoridades e personalidades; e
15% personagens para matérias.

A pesquisa mostra que pelo menos 56% acessam com regularidade até cinco “fontes” e 15% mais de dez "fontes". E, apenas 34% assinam algum blog.

Com relação à qualidade do conteúdo gerado pelas mídias sociais, os entrevistados classificaram de 0 a 5:




blog comments powered by Disqus